TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Funcionários De Escolas: Cidadãos, Educadores, Profissionais E Gestores

Por:   •  10/9/2023  •  Projeto de pesquisa  •  5.790 Palavras (24 Páginas)  •  55 Visualizações

Página 1 de 24

[pic 1][pic 2]

CURSO TÉCNICO DE FORMAÇÃO PARA FUNCIONÁRIOS

PRÁTICA PROFISSIONAL SUPERVISIONADA – PPS

ALUNA: NÁDLA BARROSO DOS SANTOS

CURSO: SECRETARIA ESCOLAR

MODULO  II

DISCIPLINA: FUNCIONÁRIOS DE ESCOLAS: CIDADÃOS, EDUCADORES, PROFISSIONAIS E GESTORES

TUTORA PRESENCIAL:

THAIS ALMEIDA MACEDO

DA EDUCAÇÃO – PROFUNCINÁRIO

Atividade 1: Pesquisa:

  1. - Pesquise na escola escolhida para fazer a sua PPS se existe um Conselho ou Colegiado Escolar (CE), quem são os seus membros (eles representam quais segmentos?), como foram escolhidos e quando se reúnem. Procure saber também quais são as atribuições desse CE, procure saber alguma ação decidida por ele?

1.2 – Pesquise na escola escolhida se existe representantes dessa instituição em Conselhos (municipais ou estaduais) como: Conselho Municipal de Educação, Conselho CACS-FUNDEB, Conselho de Alimentação Escolar, dentre outros. E se a comunidade escolar tem conhecimento sobre estes conselhos e como acompanham a execução dos mesmos.

Nesta instituição há conselho escolar que se reúne semestralmente, seus membros são professores da escola em exercício e pais da comunidade atendida que voluntariam a participar. É atribuído ao conselho as tomadas de decisão acerca de compras de material, programação do calendário escolar, conteúdo pedagógico (PPP), reforma e tudo relacionado ao cotidiano da escola. Alguns funcionários da escola fazem parte de conselhos da FUNDEB, como por exemplo o conselho de Alimentação que contêm duas professoras da Creche em sua composição, e por meio das reuniões é possível estar a par do que acontece.

Atividade 2: Entrevista:

Em entrevista, a Pedagoga Gildalva Alvez da Silva, nos deu sua opinião sobre a democratização da escola.

  1. Para você, o que evidência uma gestão escolar democrática?

Para mim uma gestão democrática só pode acontecer com a participação de toda comunidade: Pais, escola e comunidade em assembleia.

  1. Você considera que esta é uma escola democrática? Justifique a sua resposta.

Não, porque a escolha dos cargos não é feito por seleção de concorrência.

  1. A escola tem um Projeto Político Pedagógico atualizado? Quando foi feita a última atualização?

Sim, no ano de 2022 foi feito o PPP.

  1. Sabemos que muitos servidores (professores, gestores e demais funcionários) não participam efetivamente da elaboração do PPP que acaba sendo elaborado, principalmente, pelo pedagogo da escola. Como foi a participação dos servidores da escola na elaboração e atualização desse documento, houve algum tipo de resistência em participar?

Os professores e gestores participaram da elaboração e aprovação do Projeto Político Pedagógico, nenhum dos servidores foi contra participar, e não houve resistência.

  1. Na sua opinião, quais são os papéis dos funcionários na construção e na operação da gestão democrática da educação?

O papel deles é o mesmo que do Educador, educar.

  1. No Regimento Escolar e no PPP têm previsão sobre a política da Educação Especial? Se sim, qual a efetivação desta política dentro de sua escola? Vocês atendem alunos com deficiência? Quantos? A escola tem Sala de Recurso (Atendimento Educacional Especializado)?

Sim, fazemos observação dos alunos, e identificamos os que necessitam de educação especial e encaminhamos para o AEE (Atendimento Educacional especializado) que fica na escola Tancredo Neves. Sim, temos 3 crianças na manhã e 2 na parte da tarde.

  1. Considerando os últimos dois anos, a “Pandemia Covid-19”, quais medidas  adotadas na comunidade escolar para que as equipes de profissionais tivessem qualidade na execução do trabalho escolar? E quais os efeitos mais notórios deste contexto?

Foram tomadas as medidas necessárias e cabíveis. Confecção dos materiais para aulas remotas, recursos didáticos, projetos de leitura.

Tudo ocorreu normalmente para os profissionais o trabalho foi dobrado e ao retornar as aulas foi possível perceber que a maioria dos alunos não foi prejudicada em seu aprendizado.

Tais informações demonstram a importância de haver colaboração de todos os funcionários no ambiente escolar, no cotidiano essa colaboração envolve a secretaria, e fora do horário de aulas acontece por meio das reuniões dos conselhos escolares, envolvendo os professores, gestores e alguns pais da comunidade.

CURSO TÉCNICO DE FORMAÇÃO PARA FUNCIONÁRIOS

PRÁTICA PROFISSIONAL SUPERVISIONADA – PPS

ALUNA: NÁDLA BARROSO DOS SANTOS

CURSO: SECRETARIA ESCOLAR

MODULO  II

DISCIPLINA: EDUCADORES E EDUCANDOS: TEMPOS HISTÓRICOS

TUTORA PRESENCIAL:

THAIS ALMEIDA MACEDO

DA EDUCAÇÃO – PROFUNCINÁRIO

Atividade 1:

1.1 Um dos instrumentos de luta dos trabalhadores é a educação pública, visto que o conhecimento, a formação, cultura e informação auxiliam os cidadãos a fazerem as suas escolhas, participarem nas decisões e a definirem os valores subjetivos e materiais. Com base nesta proposta, converse com a comunidade escolar (escolhida) sobre como são trabalhados na escola os direitos sociais (direitos das mulheres, das crianças, dos adolescentes e dos idosos). 

Sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, qual a aplicabilidade do mesmo na instituição?

Resposta da Diretora Adélia Bezerra Rocha:

Trabalhamos dentro das datas comemorativas de forma lúdica exaltando os valores.

Trabalhamos também dentro das datas comemorativas para a criança ter conhecimento de valores, de forma lúdica, fazendo com que as crianças entendam os valores, direitos e deveres de cada um, fazendo com que eles cresçam com responsabilidade e se tornem futuros cidadãos de bem.

1.2 Em vista à Pandemia Covid-19, como tem sido a parceria entre Escola e Conselho Tutelar para diminuir a evasão escolar?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.8 Kb)   pdf (360.4 Kb)   docx (308.5 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com