TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos e Prática no Ead

Por:   •  20/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  790 Palavras (4 Páginas)  •  590 Visualizações

Página 1 de 4

Disciplina: Fundamentos e Práticas no EaD

Data da entrega: 31/03/2015

Nesta unidade sobre dos Fundamentos e Prática no EaD trataremos da importância da escrita para o estabelecimento da comunicação entre os povos e de sua revolução. As transformações das tecnologias modernas para a vida das pessoas. Conceito de EaD, e que não é uma educação nova e nem passageira. A estrutura do EaD no curso Profuncionário: tipo, nível, modalidade, subsistema. As funções dos materiais didáticos e de que forma estão sendo usados. Classificação das mídias utilizadas no curso.

Antes do surgimento da escrita a comunicação acontecia por meio da oralidade e gestualidade. A escrita surgiu devido à necessidade que o homem tinha de controlar os ambientes em que vivia, com a comunicação entre os grupos e indivíduos foi possível criar o alfabeto, fundamental para a evolução da consciência humana e para a organização do pensamento. O homem perpetua as tradições transmitindo os conhecimentos de geração a geração de forma sistematizada e organizada facilitando muitos processos comunicativos. A partir da escrita é que começou o processo de informação do cotidiano, facilitando a perpetuação das vivências culturas através das gerações.

Os aparelhos mais antigos como telefone fixo, rádio, televisão, serviço de correios, são tecnologias que estão ao alcance da maioria das pessoas. As novas tecnologias começam a fazer parte do dia a dia de muitas pessoas, mas mesmo assim a muitos não tem acesso a esses meios. Com o surgimento dessas tecnologias modernas a informação e a comunicação avançaram radicalmente permitindo que a sociedade mudasse o comportamento e valores, assim acontecendo as transformações. As tecnologias da informação tiveram grandes revoluções com o computador e a internet, pois permitiram uma comunicação globalizada e o número de usuários é cada vez maior. As novas descobertas tecnológicas proporcionaram a integração do bem estar, facilidade nas casas, no trabalho, na saúde, segurança das pessoas, afetando diretamente a sociedade, por exemplo, a necessidade de criar e inovar novas políticas sociais e educativas, o mercado de trabalho, etc.

O Ensino a Distancia facilitou a minha participação no Curso Profuncionário. Esta modalidade de ensino é um grande facilitador na minha vida, pois possibilita que o estudo aconteça por meio de material impresso fornecido pela instituição, e também está disponível na internet, é repassado por e-mail pela professora não precisando carregar os livros o tempo todo. Posso criar horários para estudar e com a ajuda da internet buscar materiais diversos aprimorando cada tema estudado.

A educação a distancia já existe há muito tempo, com as cartas de São Paulo que educava os cristãos, sendo a primeira forma de ensino. Até nos dias de hoje é verdadeiro, na década de 60 foi dado um salto com a alfabetização de jovens e adultos nas experiências de educação de base, as aulas eram através de programas de rádio, porque muitos dos que participavam residiam em áreas rurais e estavam excluídos do sistema presencial. Depois surgiram outros projetos, mas acabaram perecendo por falta de continuidade. Na década de 90 foram implantadas medidas principalmente na formação de professores e assim criada a Secretaria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (43.6 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com