TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS EaD

Por:   •  8/7/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.183 Palavras (5 Páginas)  •  507 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

INSTITUTO FEDERAL PARANÁ EAD

Curso Secretaria Escolar

Modulo I

Etapa I

Disciplina: Fundamentos e Práticas da EaD

Professoras: Luciana Rosenau e Sandra Urbanetz

                     

Aluna: Suely Ferreira Júlio

                         

Tema da Atividade: Organização e Características da Educação a Distância

Na atualidade as invenções vieram para facilitar a vida de todos, através da comunicação e mesmo que as pessoas não utilizem o que há de melhor em relação à tecnologia, porém devem usar as que estão mais ao alcance das pessoas, que são os aparelhos mais antigos: telefone fixo, rádio, televisão, entre outros. A informação e a comunicação através das tecnologias digitais viabilizaram a flexibilidade do espaço e do tempo. A tecnologia evoluiu e passou a fazer parte da vida de muita gente, contribuindo para a resolução de muitos problemas do dia-a-dia e mudando a nossa realidade. Com o passar do tempo, as pessoas foram trocando o estudo pelo trabalho, com isso a educação foi perdendo espaço. Nos EUA e em alguns países da Europa, foram surgindo cursos por correspondência. Foi na década de 60, que estes cursos se tornaram viáveis devido a várias ações no campo da educação, tendo inicio pela França e Inglaterra se expandindo para outros continentes. No Brasil, iniciou-se com a Fundação do Instituto Rádio Monitor (1.939) e com o Instituto Universal do Brasil (1.941), ambos direcionados para a formação de profissionais no mercado de trabalho.

 A Educação a Distância no Brasil só foi possível a partir da LDB (1.996), contudo os cursos só começaram em 2.002. Essa modalidade de ensino conquistou espaço chamando a atenção de pessoas estavam fora da escola e desejavam retornar, mas as universidades eram longe e o tempo escasso. A Educação a Distância é uma Instituição de Ensino credenciada e reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e atende sua demanda utilizando a internet como principal meio de ensino.

Em relação ao aluno é importante que analise se o modelo de EAD está de acordo com suas necessidades e se é adequado ao seu perfil. A maioria dos alunos EaD  não tem acesso fácil a universidades; trabalham por isso não tem tempo disponível.

A Educação a Distância se destaca como uma ferramenta disponível para superar as dificuldades, mas ao iniciar um curso nesta modalidade o aluno encontrará outros desafios que exigirá dele grande esforço. Dentre estes o aluno precisará ter noção básica dos recursos tecnológicos e ferramentas de comunicação ou estar disposto a aprender o necessário, tais como: digitação, programas de comunicação instantânea, enviar trabalhos via internet e a familiarização com seu campus virtual. Procurar se organizar para cumprir todas as atividades propostas e adquirir novos conhecimentos. Adequar seu tempo para dedicar-se aos estudos tendo que priorizar datas das provas e das entregas de trabalhos. Seguir rigorosamente um planejamento não deixando que o conteúdo do módulo se acumule. Ao acessar a internet para estudar deverá priorizar somente as páginas relativas aos conteúdos e aproveitar as aulas semanais através de vídeo conferências. Precisa também ter comprometimento e motivação por parte do aluno. Um dos principais fatores é o despreparo dos alunos para um ambiente de educação virtual, diferente da realidade conhecida por eles, que é o modelo de aprendizado do ensino fundamental e médio. Na Educação a Distância o aluno tem que adquirir maior autonomia, podendo assim, dispor melhor do seu tempo, para trabalhar mais virtualmente.

A Educação a Distância é uma modalidade de ensino que funciona através de um processo ordenado e organizado, onde a característica principal é a separação entre quem ensina e quem aprende. São facilitadas através de tecnologias da comunicação como vídeo conferência e impressos. A Educação a Distância pode ser organizada em níveis, sendo: Programa de Educação a Distância, Unidade de Educação a Distância, Instituição de Educação a Distância e Consórcio de Educação a Distância. Sua organização pode ser distinguida, em Curso ou Programa, e são organizados como um sistema. Um sistema contém vários itens que são chamados de subsistemas e são inter-relacionados, pois, o funcionamento de cada item deve estar totalmente integrado, resultando em um funcionamento perfeito do sistema inteiro. Os elementos que fazem parte do subsistema são: a aprendizagem, o ensino, a comunicação, o design instrucional, o gerenciamento e a filosofia da instituição.

O modelo de EaD utilizado no Instituto Federal do Paraná não está organizado de acordo com os fundamentos da aprendizagem aberta, porque a estrutura curricular não é flexível, não permitindo ao aluno a escolha das disciplinas e do melhor semestre, de acordo com sua disponibilidade. O nível que predomina no Instituto Federal do Paraná é a Instituição de Educação a Distância e, é organizada em cursos.

As vantagens desse modelo é que a única proposta da instituição é a educação à distância, onde a mesma tem um corpo de docentes exclusivo e uma equipe administrativa diferenciada de outras instituições de ensino. E todas as atividades são direcionadas a educação à distância. Todo esse aparato visa atendimento direto aos alunos e a organização em cursos efetuados em todos os níveis de EaD, baseado em cargas horárias pré-definidas, meios tecnológicos, conteúdos e objetivos direcionados.  Além disso, os cursos da EAD no Instituto Federal do Paraná são reconhecidos e os alunos precisam ir ao Pólo de ensino uma vez por semana. A desvantagem desse modelo de EaD é que o aluno não tem poder de decisão, escolhe o curso que lhe interessa e se adapta ao modelo que escolheu.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (259 Kb)   docx (265.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com