TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Por:   •  1/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.393 Palavras (6 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 ESCOLHA DE ESCOLA DO MUNICÍPIO E PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA PREENCHIMENTO DE QUESTIONÁRIO 6

4 CONCLUSÃO 8

REFERÊNCIAS 9

1 INTRODUÇÃO

É de conhecimento geral que existe uma grande diferença entre a educação física licenciatura e o bacharelado, será abordado neste trabalho características das duas faculdades, será discutido com um profissional sobre os fundamentos da educação física escolar, A Educação Física escolar tem como um de seus objetivos atuarem no sentido de criar uma relação e socialização entre seus alunos tendo em vista uma vida saudável, Essas questões tornam-se cada vez mais apropriadas já que a educação física presente nos currículos escolares é muitas vezes o momento em que a criança tem para a prática de uma atividade física.

2 DESENVOLVIMENTO

Desde os idos mais remotos da humanidade, mesmo nas sociedades mais primitivas ou mesmo entre os animais, a busca pelo alívio da dor e pela cura das doenças sempre foi tentada.

A formação de profissionais e professores para a área da Educação Física no Brasil pode ser feita com duas opções: a licenciatura e o bacharelado. Cada uma delas apresenta um perfil de formação e atuação profissional próprio. As licenciaturas visam preparar o profissional para atuar como docente na educação básica, enquanto que os bacharelados excluem de sua formação a possibilidade de atuar na educação básica, possibilitando atuação em diferentes locais que busquem cuidar do condicionamento físico.

O Ministério da Educação MEC e o Conselho Nacional de Educação - CNE estabeleceram duas formações distintas: LICENCIATURA E BACHARELADO, instituídas pelo CNE através da Resolução 1, de 18 de fevereiro de 2002 e Resolução 7, de 31 de março de 2004.Portanto podemos afirmar que ambos os cursos são em nível superior de graduação plena e oferecem conhecimento e habilidades específicos, além de apresentarem atuações profissionais distintas, sendo assim promovem habilitações diferenciadas e impeditivas uma em relação à outra:

A Licenciatura é a formação de professores que atuarão nas diferentes etapas e modalidades da educação básica, um curso com duração de 3 anos em média, que prepara para atuação em escolas ministrando a disciplina de Educação Física, ou seja, para o licenciado é exclusividade atuar especificamente na componente curricular Educação Física na educação básica.O Bacharelado (oficialmente designado de graduação) qualificado para analisar criticamente a realidade social, para nela intervir por meio das diferentes manifestações da atividade física e esportiva, atuando em clubes, academias, treinamento esportivo, recreação, hospitais, entre outros, tendo por finalidade aumentar as possibilidades de adoção de um estilo de vida fisicamente ativo e saudável, estando impedido de atuar na educação básica.Neste, o curso tem a duração de 4 anos em média.Portanto, conclui-se que aqueles alunos que desejarem atuar como Professores de Educação Física na Educação Básica devem procurar frequentar o curso de Licenciatura, e aqueles outros que desejarem atuar em demais nichos do mercado de trabalho específico da Educação Física,devem procurar cursos superiores de Bacharelado, estando claro que um formado de um curso não poderá atuar na área do outro.

Disciplinas que só existe na licenciatura Disciplinas que só existem no bacharelado

Filosofia da Educação Biopatologia humana

Educação para a Diversidade Psicologia da atividade física e do esporte

Psicologia e aprendizagem Biomecânica

Escola e Currículo Ginástica de academia

Políticas e Gestão da Educação Básica Reabilitação em Educação Física

Acessibilidade e inclusão Musculação

Movimento e Aprendizagem Nutrição aplicada em Educação Física

Primeiros socorros e higiene Saúde Coletiva

Ciência, inovação e empreendedorismo Gestão em educação física

Comunicação para o planejamento profissional Processos de investigação em EFI

Atividades pré-desportivas TCC em Educação Física

3 ESCOLHA DE ESCOLA DO MUNICÍPIO E PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA PREENCHIMENTO DE QUESTIONÁRIO

Escolhemos, de comum acordo, a Escola Municipal Zilá Paiva, situada no bairro Jardim dos Lagos. Na instituição trabalham dois professores onde, devido ao tempo vago, selecionamos a profissional formada, concursada Caroline Kepler.

Segue abaixo o questionário e suas devidas respostas:

1. Nessa escola tem aula de educação física?

Sim, nesta escola tem aula de educação física desde a educação infantil (pré de quatro anos) até o 9º ano do ensino fundamental.

2. Quem dá essas aulas é sempre o professor de educação física?

Sim, todas as aulas de educação física da escola são ministrado por um professor de educação física formada e concursado para a área.

3. O professor responsável pelas aulas de educação física tem formação em Bacharelado, em Licenciatura ou não tem formação superior?

Os professores da escola são formados em Educação Física Licenciatura.

4. Quantas vezes por semana acontecem as aulas de educação física? Na educação infantil e nos anos iniciais as aulas acontecem uma vez por semana com duração de 2 horas, nas séries finais são duas vezes na semana com um período de uma hora, cada dia.

5. A estrutura e os materiais disponíveis são de boa qualidade e em quantidade suficiente para atender toda a escola?

A escola possui bastantes materiais, suficientes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (56.3 Kb)   docx (15.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com