TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO II_INDIVIDUAL_12

Pesquisas Acadêmicas: FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO II_INDIVIDUAL_12. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/10/2013  •  2.857 Palavras (12 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 12

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4

2 DESENVOLVIMENTO 5

3 CONCLUSÃO..................................................................................................11

REFERÊNCIAS......................................................................................................12

1 INTRODUÇÃO

Com um plano de negócio, onde organiza as informações coletadas sobre a empresa que deseja montar. O planejamento proporciona uma visão mais clara e consistente sobre o desenvolvimento da empresa em metas alcançáveis. Esses dados devem ser discutidos na consultoria de viabilidade.

Esta etapa ajuda ao empreendedor a conhecer o mercado, planejar bem a empresa, enxergar as oportunidades de negócio, saber quanto deverá dispor para iniciar o projeto e compreender como a economia poderá afetar a iniciativa.

O mercado globalizado e competitivo requer uma nova postura dos profissionais que administram as empresas. As mudanças no cenário econômico, às inovações tecnológicas e o crescente e rápido relacionamento entre os mercados requerem maior nível de profissionalização dos gestores e diversidade de produtos e serviços.

A abertura de novos negócios, baseados na criatividade e no dinamismo do cidadão brasileiro, é fundamental para o desenvolvimento do nosso País. No entanto, apenas vontade e coragem não são suficientes para o sucesso da organização.

Os gestores das empresas, face aos novos desafios, utilizam-se cada vez mais de técnicas que possam facilitar o processo decisório das organizações, mantendo-as competitivas.

Os gestores das organizações buscam a otimização de seus resultados, utilizando se diversas ferramentas de controle e evidenciação das atividades empresariais. Os demonstrativos financeiros são essenciais, e, neste estudo, serão alvo de análise os dados da Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) e Demonstração de Fluxo de caixa (DFC), “como ferramentas que estão presentes tanto em empresas com dificuldades financeiras, como naquelas bem capitalizadas”. (SANTOS 2001, p.57).

Assim, o gestor que utiliza na análise econômico-financeira da empresa os indicadores: ponto de equilíbrio, margem de contribuição e margem líquida poderá obter maior vantagem competitiva, na administração dos recursos econômico-financeiros da organização.

2 DESENVOLVIMENTO

Problemas e Situações

[1]

Para iniciar um negócio e abrir uma empresa, muitos pontos devem ser levados em consideração. Realizar um plano de negócios poderá ajudar a definir os principais passos.

Para isso, o empreendedor tem de buscar informações sobre o ramo em que pretende investir e, assim, identificar necessidades e a viabilidade do empreendimento.

Segundo o Serviço Brasileiro de apoio às Micro e Pequeno Empresas (Sebrae) de São Paulo 29% das empresas fecham antes de completar um ano. Isso acontece principalmente porque faltam informação e planejamento adequado ao empreendedor.

O empreendedor deve construir um plano de negócio, onde organiza as informações coletadas sobre a empresa que deseja montar. O planejamento proporciona uma visão mais clara e consistente sobre o desenvolvimento da empresa em metas alcançáveis. Esses dados devem ser discutidos na consultoria de viabilidade.

No plano de negócio ficam registrados o conceito do negócio, os riscos, os concorrentes, o perfil da clientela, as estratégias de marketing e o plano financeiro que viabilizará o novo empresa. E lembre-se que o plano de negócio não é um documento fechado em uma gaveta, mas um projeto vivo que você deve manter sempre atualizado.

O planejamento não evita riscos, mas ajuda a preveni-los e a enfrentá-los escolhendo a direção segura a seguir e com a possibilidade de fazer as correções de rumo que forem necessárias.

O Plano de Negócios serve para detalhar e examinar as ideias, tornando mais claros e precisos os caminhos e recursos necessários.

Pontos importantes para Reflexão:

• Qual o tipo de atividade se pretende dedicar? Indústria, comércio, serviços, rural?

• Imagine que tipo de mercadorias irá fabricar e/ou vender ou que serviços irá prestar;

• Para quem vai produzir e vender essas mercadorias ou serviços; qual vai ser o seu Mercado Consumidor?

• Quais as pessoas ou empresas que oferecem mercadorias ou serviços iguais ou assemelhados aos que você pretende colocar; qual seu Mercado Concorrente?

• Quem poderá lhe fornecer equipamentos, matérias e serviços necessários ao funcionamento da empresa; qual o sue Mercado Fornecedor?

Fazer um Planejamento de Negócio, ele deverá contemplar todas as facetas do negócio, estratégias diversas de produção e finanças etc. O Plano de Negócios é o cartão de visitas da empresa ele motiva fornecedores e clientes e mostra o seu grau de controle do negócio.

Roteiro Básico de Plano de Negócios:

I. Ramo de Atividade - registre o(s) ramo(s) de atividade(s) escolhido(s) para seu futuro empreendimento (indústria, comércio, serviços) e acrescente as razões que determinaram a sua escolha;

II. Mercado Consumidor - Mercado Consumidor - descreva qual seu tipo de cliente e qual se adapta ao tipo de negócio que você irá montar. Analise e veja todas as informações sobre o mercado em sua região e seu nicho de mercado, analisando também a que classe social este consumidor potencial pertence, sexo, idade, nível de renda, hábitos, formas de lazer e instrução. Clientes potenciais - consulte amigos, parentes, conhecidos, vizinhos, empresas das proximidades, condomínios e prédios residenciais, escolas, clubes, academias, etc. Você sabe o que influencia seus futuros clientes na decisão de comprar coisas e procurar serviços.

III. Ponto - implantar um negócio num local determinado depende de um exame cuidadoso de inúmeras

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com