TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL I

Artigos Científicos: FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL I. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2013  •  4.448 Palavras (18 Páginas)  •  1.069 Visualizações

Página 1 de 18

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO Á DISTÂNCIA

PÓLO – CAXIAS - MA

JOSELIA ALVES DA SILVA – RA 9997644083

JOANA MONICA CARNEIRO RIBEIRO – RA 447610

KAREM DELAINE CARVALHO BEZERA – RA 7512645679

KELLY DIAS DA SILVA – RA 9996648423

KLEIDE ROSANE C. BEZERA DUARTE – RA 7512653189

MARIA SANDRA BONFIM MIRANDA – RA 8115732228

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL I

CAXIAS\MA

2013

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO Á DISTÂNCIA

PÓLO – CAXIAS - MA

JOSELIA ALVES DA SILVA – RA 9997644083

JOANA MONICA CARNEIRO RIBEIRO – RA 447610

KAREM DELAINE CARVALHO BEZERA – RA 7512645679

KELLY DIAS DA SILVA – RA 9996648423

KLEIDE ROSANE C. BEZERA DUARTE – RA 7512653189

MARIA SANDRA BONFIM MIRANDA – RA 8115732228

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL I

Em cumprimento parcial para aprovação da disciplina Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológico do Serviço Social I apresentado á coordenação do curso Serviço Social, sob a orientação da Profª Ma. Elaine Cristina Vaz Gomes e do Prof.º Tutor: Joel Vieira Gaspar.

CAXIAS\MA

2013

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo discorrer sobre o surgimento da profissão do serviço social e sua reconceituação. Compreender as questões sociais após a revolução industrial, o movimento social frente ao fortalecimento do capitalismo, bem como as lutas enfrentadas pelos primeiros assistentes sociais. Identificando desde a gênese do Serviço social no Brasil, e relatando sobre a importância do Serviço social em meio aos problemas apontados na sociedade que se encontrava sob o domínio do poder burguês.

ETAPA 1 – PASSO 1 - 4

SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL Contexto Histórico O Serviço Social surge no Brasil na década de 30, estreitamente ligado a Igreja Católica. O país passava por uma fase turbulenta, onde a burguesia não estava dando conta das diversas manifestações da classe trabalhadora, que reivindicava por melhores condições de trabalho e justiça social. Preocupada com essa situação a fim de manter os seus interesses de exploração da força de trabalho, a classe dominante, juntamente com o Estado somaram forças para conter a classe operária, mantendo a harmonia social. A Igreja passou então a oferecer formação específica para moças de famílias tradicionais com intuito de exercer ações sociais. Criou-se então o Curso Intensivo de Formação Social para Moças. Nas décadas de 40 e 50, o Serviço Social do nosso país recebeu uma grande influência norte-americana e da corrente positivista. As influências de Mary Richmond com o “Serviço Social de caso”, ”Serviço Social de Grupo” e “Serviço Social de Comunidade” marcaram o Brasil durante essas décadas. Essas práticas deram início a “Organização e Desenvolvimento de Comunidade”, onde eram feitas abordagens individuais e com grupos buscando o desenvolvimento da comunidade. Entre os anos 60 e 70 iniciou-se um movimento de renovação da profissão, que se buscou alterar o modo tradicionalista do Serviço Social. Em 1979 em São Paulo ocorreu o Congresso da Virada, um marco para o Serviço Social no Brasil. Nesse evento houve a ruptura com o conservadorismo, a profissão se laicizou e passou a se incorporar nos setores subalternos da sociedade e nos movimentos sindicalistas. Passou a fazer parte das Ciências Sociais e ganhou uma característica mais “de esquerda”. O profissional passou a gestar e executar as políticas públicas, além do aumento das áreas de pesquisa. Nos anos 80 passou-se a debater sobre a Ética no Serviço Social, buscou-se acabar com a ética do tradicionalismo e da neutralidade, tomando um lado mais democrático. Em relação à formação profissional, no ano de 1982 houve a revisão curricular que pretendia ir além do teórico-metodológico e ético-político, buscava a união do técnico e do político. Em 1986 foi aprovado o Código de Ética Profissional, firmando um compromisso com a classe trabalhadora. O Código trouxe também o poder da denúncia profissional, inclusive por parte dos usuários. Na década de 90 o Serviço Social sentiu os efeitos da política Neoliberal, da acumulação flexível no mundo do trabalho e da

compressão dos direitos sociais. Os profissionais passaram a atuar no terceiro setor onde a demanda de trabalho aumentou, como resultado da minimização do Estado. Nos anos 2000 cresceu a discussão em torno da eficiência das políticas sociais e do agravo da questão social. Aumentou o número de cursos de graduação e de graduação à distância, No sentido de se garantir uma ampliação da categoria do Serviço Social, nos mais diversos setores da sociedade.

O serviço social tem bastante influencia nos seus primórdios, pois surge no Brasil no século 30. Tem uma ligação muito forte com a Igreja católica e esse início teve em função da questão social que é o conjunto das expressões das desigualdades da sociedade.

Em conseqüência da desestruturação da agrícola, onde muitas pessoas foram obrigadas a abandonar o campo rumo à cidade pela carência de emprego. As migrações dessas pessoas eram inevitáveis pelo fato da urbanização e industrialização que necessitava de mão-de-obra excedente. A partir daí percebe a escassez de emprego no campo e crescimento da oferta de emprego na cidade, aonde essas pessoas vinham em buscar condições melhores de vida.

Ocasiona – se que com a migração os centros urbanos não estavam preparados para receber essas pessoas, que com condições precárias pela falta de emprego e o custo de vida muito alto, elas então não consegue se mantiver no patamar econômico dos centros urbanos, ai é aonde elas vai à procura de moradias mais baratas, o problema

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.1 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com