TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL

Artigo: FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  3.224 Palavras (13 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 13

ANHANGUERA educacional uniderp

polo: juazeiro – bahia

curso: serviço social

satividades práticas supervisionadas- atps

fundamentos históricos e teÓrico-metodolÓgicos do serviço social

profª: elaine cristina vaz vaez gomes

juazeiro - ba

setembro-2013tividades

A industrializaçao fruto do capitalismo em seu auge supriu algumas necessidades da sociedade em um contexto geral porém com o passar dos tempos esse processo de revolução na economia começou a gerar problemas propocionais aos seus lucros onde era iminente a insastifação dos trabalhadores, e seus postos de trabalhos e da sociedade no mundo inteiro. A substituição da mão de obra por maquinas levaram muitas pessoas a práticarem alguns delitos como pequenos roubos para sobreviverem, saciar a fome e manter o sustento familiar.

No Brasil década de 30 foi marcada pelo êxodo rural onde muitas pessoas que viviam no campo por conta da forte seca fenômeno natural esse que assola até nos dia de hoje o povo nordestino, e como consequência desse fenômeno reinava a miséria, fomes, mortes e todos tipos de sofrimento. esses fatores fizeram com que houvesse uma migração em massa para as regiões mais povoadas e em desenvolvimento por conta da industrialização urbana.

O estado do Rio de Janeiro na década de 30 era considerado a capital do país e destino certo dos retirantes que iam à busca da sobrevivência por meio da possibilidade de se conseguir um emprego, haja que vista eram grandes as ofertas dos mesmos em diversos campos de atuação inclusive nas linhas de produções de grandes empresas, abertura de estradas e nas construções.

Esse período de 1930 foi marcante na economia brasileira onde inúmeras empresas de ramos diversificados se instalavam, caracterizando assim a substituição econômica da agricultura de exportação pela ascensão industrial.

A vinda dos nativos da região nordeste para o Rio de Janeiro supriu as necessidade de mão de obras abundante apesar da pouca qualificação onde os mesmos ocupavam cargos onde era eram necessário o trabalho braçal. Por conta do êxodo rural houve o aumento a superpovoação do Rio de Janeiro.

Com essa invasão em massa provocada pelo êxodo rural vieram também inúmeros problemas de ordem social inclusive no campo de trabalho onde os trabalhadores eram submetidos a horas de trabalhos exorbitantes, salários não dignos, mas condições de trabalho, o que caracterizava quase que trabalho de forma escrava.

O filme retrata de forma subtendida as revoltas por conta dos problemas que assolavam a sociedade menos desfavorecida onde os trabalhadores tiveram que se mobilizar em prol de mudanças que viessem a trazer condições mínimas de trabalho, lutando assim por meio de greve por uma causa justa e condições dignas.

Lembrando que essas reivindicações iam além e visavam abertura de postos de trabalho haja vista que se o trabalhador trabalhasse menos haveria assim surgimento de mais vagas nos postos de trabalho e os mesmos teriam uma melhor qualidade de vida, pois consequentemente trabalhando menos teria um melhor descanso, uma melhor saúde e um tempo de laser destinado a família.

O capitalismo tem como base o lucro a todo custo o filme retratou a vida dos trabalhadores na sociedade industrial caracterizada pela produção com base no sistema de linha de montagem e especialização do trabalho. É uma crítica à "modernidade" e ao capitalismo representado pelo modelo de industrialização.

No contexto brasileiro algumas melhorias trabalhistas só vieram acontecer a partir da A CLT que surgiu como uma necessidade constitucional após a criação da Justiça doTrabalho em 1939. O país passava por um momento de desenvolvimento, mudando a economia de agrária para industrial, as mudanças eram extremamente necessárias.

Em janeiro de 1942 o presidente Getúlio Vargas e o ministro do trabalho Alexandre Marcondes Filho trocaram as primeiras idéias sobre a necessidade de fazer uma consolidação das leis do trabalho. A idéia primária foi de criar a "Consolidação das Leis do Trabalho e da Previdência Social".

Na primeira reunião ficou definido que a comissão seria dividida em Trabalho e Previdência e que seriam criadas duas consolidações diferentes. As fontes materiais da CLT foram, em primeiro lugar, as conclusões do 1° Congresso Brasileiro de Direito Social, realizado em maio de 1941, em São Paulo.

A CLT, ou Decreto-lei n.º 5.452, de 1º de maio de 1943 é composta por oito capítulos que abrangem e especificam direitos de grande parte dos grupos trabalhistas brasileiros. Nos seus 944 artigos são encontradas informações como: identificação profissional, duração (jornada) do trabalho, salário mínimo, férias anuais, segurança e medicina do trabalho, proteção ao trabalho da mulher e do menor, previdência social e regulamentações de sindicatos das classes trabalhadoras.esses direitos foram adquiridos por meio de muita lutas

Dentro das empresas, era objetivo do estado obter um controle. onde o mesmo passou a intervir por meio das políticas salariais e sindicais e tambem controlando as práticas assistencial. no periodo da ditadura do estado novo houve o surgimento de inúmeras instituições sociais que visavam contribuir com a diminuição dos males que vitimam as classes sociais menos favorecidas Porem essas instituições eram presididas por pessoas da alta sociedade em especial as damas.

Durante esse período assim como nos dias de hoje eram gritantes as desigualdades entre a vida dos pobres e das camadas mais abastadas, sem representar contudo, diferenças nas perspectivas de vida de cada grupo. Onde a mesma sociedade capitalista que explora o proletariado, alimentava todo conforto e diversão para burguesia.

As instituições sociais e assistenciais no final da década de 30 era um instrumento de controle social e tinham como um dos objetivos da absorção dos conflitos sociais e das relações sociais existente na época.

O serviço social trata-se de um campo de atuação profissional responsável pelo processo de produção das relações sociais dando assistência seja ela por meio de instituições governamentais, ONGs, associações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com