TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fatores da Aprendizagem

Por:   •  5/4/2015  •  Artigo  •  472 Palavras (2 Páginas)  •  1.911 Visualizações

Página 1 de 2

Fatores da Aprendizagem

Fatores que interferem no processo ensino-aprendizagem

Lauriene Campos de Oliveira 1

A aprendizagem provoca mudanças duradouras do comportamento entre o indivíduo e o ambiente, onde se estabelece entre eles uma relação funcional. Mas, existem vários fatores que interferem no processo aprendizagem, como: físico, ambiental, cognitivo, afetivo, cultural, socioeconômico, até mesmo as escolas podem facilitar ou dificultar esse processo de aprendizagem, entres outros fatores. Todos esses fatores que interferem na aprendizagem, podem influenciar positivamente ou negativamente o indivíduo, isso vai depender de cada um, já que somos todos diferentes.

O processo de aprendizagem vai depender de fatores internos e fatores externos do indivíduo, onde fatores internos se referem a fatores relacionados ao próprio indivíduo, como por exemplo a facilidade ou a dificuldade de aprender. Já os fatores externos é responsabilidade do formador, é ele que deve facilitar o processo de aprendizagem, motivar seus aprendizes, entre outras coisas. O professor tem um papel muito importante no processo de aprendizagem, ele deve facilitar a compreensão dos alunos, para isso ele pode utilizar métodos de aprendizagem que possam ser inseridos naquele contexto, na realidade daquela turma. O conhecimento prévio do aluno deve ser sempre levado em conta, pois é a partir desse conhecimento que ele vai construir seus próprios conceitos. O professor deve mediar, sem apontar o aluno como errado, de maneira que ele chegue ao conceito certo sozinho, e consequentemente tenha uma aprendizagem significativa, diferente de quando se trata de aulas que se baseiam apenas em “transferência de conhecimentos”.  

 O professor não tem o papel de transferir conhecimento, o professor tem o papel de formar cidadãos críticos, capazes de tomarem suas próprias decisões através daquilo que ele aprendeu. Ele deixa de ser um mero transmissor de conhecimentos e passa a ser um orientador, desempenhando uma influência verdadeiramente construtivista. O aluno tem que ser capaz de enxergar aquele conteúdo não apenas como um conteúdo que vai cair na prova ou no vestibular, mas ser capaz de enxergar aquilo que ele aprendeu no seu dia a dia, saber o que isso significa e principalmente saber como agir em relação ao que aprendeu.

Logicamente, um bom aprendizado não vai depender somente do professor. O professor é uma peça muito importante que influencia muito, mas não depende apenas dele. O aprendiz que tem fatores internos (ou externos) que interferem negativamente sobre ele, não vai conseguir um bom aprendizado mesmo que seu professor seja o melhor dos melhores. Para que isso não aconteça, os pais e professores devem estar atentos aos sinais e tentar solucionar ou minimizar tais “problemas” que interferem na sua aprendizagem, afim de que ele possa ter um bom aprendizado.

Podemos concluir que a aprendizagem é um método contínuo, que se inicia na infância e sofre influências internas e externas ao longo da vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (96 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com