TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS FATORES DE APRENDIZAGEM

Por:   •  5/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  304 Palavras (2 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 2

TRABALHO DA DISCIPLINA:
FATORES DE APRENDIZAGEM

Maria Aparecida de Oliveira Campos
Usuário: BRFPMME3256899

Marlúcia Moura de Oliveira

Usuário: BRFPMME1618509

Dupla 06

Data: 27/06/2019

MAPA CONCEITUAL: TEMA AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM

[pic 2]

RESUMO EXPLICATIVO DO MAPA

A avaliação de aprendizagem reflete os objetivos, conteúdos e métodos desenvolvidos no plano de aprendizagem. Os alunos precisam saber para que estão trabalhando e no que estão sendo avaliados.

A avaliação possibilita a revisão do plano de ensino ao mensurar o conhecimento prévio dos alunos.

As atividades avaliativas ajudam a desenvolver capacidades e habilidades e devem ter como objetivo o desenvolvimento intelectual, social e moral dos alunos. A finalidade deve ser desenvolver nos alunos suas capacidades físicas e intelectuais, bem como seu pensamento independente e criativo.

A avaliação não deve ser restrita a provas, deve observar que as capacidades se expressam no processo da atividade do aluno em diversas situações didáticas.

A avaliação deve ter o caráter objetivo, sendo capaz de comprovar conhecimentos realmente apreendido pelos alunos. O professor deve aplicar instrumentos e técnicas diversificadas de avaliação para esta ser objetiva.

Quando o professor analisa resultados, ele está refletindo sobre sua própria ação. Surgem perguntas como: meus objetivos estão claros? Os conteúdos são acessíveis? Estou dando a atenção necessária?

A avaliação é um processo contínuo e deve ocorrer em diversos momentos. É extremamente importante que a verificação e a qualificação dos resultados da aprendizagem ocorram em um percurso. Ou seja, ao início, durante e ao final das atividades. Deve haver a intenção de diagnosticar e superar as dificuldades, corrigindo as falhas e estimulando os alunos a continuarem a busca de novos caminhos e desafios.

Bibliografia

Freire, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à pratica educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2000.

Libâneo, José Carlos – Organização e gestão da escola: teoria e prática. São Paulo: Heccus Editora, 2013, 6.ed.rev.e amp.

Perrenoud, Philippe. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens. Porto Alegre:Artmed,1999.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (194.9 Kb)   docx (168.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com