TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS FATORES QUE INFLUENCIAM NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

Por:   •  17/1/2020  •  Artigo  •  6.821 Palavras (28 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 28

OS FATORES QUE INFLUENCIAM NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

OLIVEIRA, Katiane Almeida[1]

1575846

RESUMO

O presente estudo objetiva compreender os fatores que influenciam na aprendizagem dos alunos nos anos iniciais do ensino fundamental, através de um estudo bibliográfico sobre o assunto. Buscando contribuir para uma reflexão, tendo em vista a necessidade de melhorar as práticas pedagógicas dos professores que atuam com os anos iniciais do ensino fundamental. Pois, é nos anos iniciais que a criança necessita de apoio, auxilio e de orientação de um adulto para se desenvolver de forma efetiva. Portanto, no processo de aquisição da aprendizagem há vários fatores que influenciam tanto de forma positiva ou negativa, como as interações entre alunos, professores, escola, família e sociedade fazem toda a diferença. A mediação de ideias e experiências com o outro, traz a perspectiva de um trabalho diferenciado e repercute em ações que contribuem significativamente na aprendizagem dos alunos. Desta forma acredita-se que este estudo possa colaborar, proporcionando uma reflexão sobre os problemas que influenciam na aprendizagem e desenvolvimento dos alunos na escola. Buscou-se fazer um estudo de alguns fatores que podem influenciar no desenvolvimento do processo de aprendizagem dos alunos nos anos iniciais do ensino fundamental.

Palavras-Chave: Aprendizagem. Desenvolvimento. Alunos. Anos iniciais.

1. INTRUDUÇÃO

Nos últimos anos muito se tem falado sobre os fatores que influenciam na aprendizagem e desenvolvimento dos alunos nos anos iniciais do ensino fundamental. A qualidade do ensino e da aprendizagem esta na melhoria das estratégias da escola, dos professores e a mudança real e duradoura pode vir daquilo que os professores e a equipe pedagógica fizerem nas salas de aula e em outras áreas de aprendizagem da escola, pois a aprendizagem é o objetivo de toda e de qualquer escola, seja qual for sua modalidade, nível e faixa etária.

Muitos estudos estão sendo realizados no intuito de entender como ocorre a aprendizagem e o que a influência, buscando assim entender o porquê que alguns alunos aprendem com tanta facilidade determinados conteúdos e outros não conseguem compreender e avançar no entendimento do conteúdo.

Esta inquietação surgiu no decorrer da realização do estágio obrigatório de docência nos anos iniciais do ensino fundamental, onde pode-se observar que muitos alunos aprendem com facilidade e outros tem muitas dificuldades. Então buscou-se fazer um estudo bibliográfico sobre os fatores que influem na aprendizagem dos alunos nos anos iniciais do ensino fundamental, percebendo a aprendizagem como um processo inacabado e de diferente desenvolvimento, discorrendo sobre o conceito da aprendizagem e alguns dos muitos fatores que influenciam na aprendizagem  desses alunos tanto positivamente como negativamente, favorecendo assim na efetivação da aprendizagem e da construção do saber escolar.

2. A APRENDIZAGEM

Segundo o dicionário aprendizagem é “ação ou efeito de aprender” (SCOTTINI, 2009, p. 74). A aprendizagem é um processo de aquisição do conhecimento, permitindo a todos os seres humanos a experiência da transformação, pois ao aprender, modificam-se.

Segundo Izquiero (2009, p. 9) “Ninguém aprende aquilo pelo qual não sente gosto”. Pois, o contexto em que ocorre cada aprendizado é de suma importância. “Literalmente, aprendemos à medida que nos acontecem coisas ou que as fazemos acontecer” (IZQUIERO, 2009, p.10).

As autoras Gómez e Terán (2009) relatam que “a aprendizagem é um processo que ocorre durante toda a vida. [...] é um processo integral que ocorre desde o princípio da vida” (GÓMEZ; TERÁN, 2009, p. 32). Sendo assim pode-se afirmar que o processo de aprendizagem é iniciado a partir do nascimento da criança, momento em que ela começa a estabelecer vínculos e trocas com o meio familiar, particularmente com a figura materna e posteriormente com o meio escolar. Por isso ao pensar em aprendizagem, necessita-se considerar a cultura, a sociedade, os costumes e os modos de vida, nos quais o aluno está inserido.

Costa (2014) diz que:

“[...] a aprendizagem, seja no ventre materno ou fora dele, ocorre em estreita interação e dependência dos estímulos que provêm do ambiente, incluindo-se ai – e de maneira muito especial – as pessoas com as quais nos relacionamos nessas fases fundamentais da aprendizagem”. (COSTA, 2014, p. 1)

Vasconcellos (2009) também ressalta que “o processo de aprendizagem humana é extremamente complexo” (VASCONCELLOS, 2009, p. 44). Segundo esse mesmo autor para que o aluno aprenda é necessário que ele tenha:

“[...] capacidade sensorial e motora, além da capacidade de operar mentalmente; ter conhecimento; ter acesso ao objeto de conhecimento (informação nova); querer conhecer o objeto; agir sobre o objeto e expressar-se sobre o objeto.” (VASCONCELLOS, 2009, p. 44)

Como Vasconcellos (2009) já citou a aprendizagem é um esquema altamente complexo e que favorece ao homem relações com o meio, ou seja, ocorre um ajustamento social. Ela é uma forma qualitativa de apreensão do conhecimento, caracterizando-se como um leque muito amplo, pois o conhecimento é algo persistente e contínuo e o ser humano aprende e apreende a todo o momento, em especial pelas contribuições dadas pelo processo de ensino aprendizagem sistematizado no ambiente escolar.

“O processo de aprendizagem [...], trata-se de um duplo movimento: aprender e desaprender. A aprendizagem se dá em diferentes níveis (espiral ascendente). De modo geral, não se dá de uma vez (não é imediata, nem linear). É uma construção que vai por aproximações sucessivas (avanços, recuos, “confusão”, estagnações) [...]” (VASCONCELLOS, 2009, p. 47)

2.1. A Aprendizagem e o Desenvolvimento Segundo Vygotsky e Piaget

Para Vygotsky, segundo Stefanini e Cruz (2006, p. 88) “a aprendizagem é o resultado da interação dinâmica da criança com o meio social”. Pedrosa e Navarro (2011) também relatam que para Vygotsky, a aprendizagem supõe um caráter social determinado e um processo pelo qual as crianças se introduzem, ao desenvolver-se na vida intelectual daqueles que os rodeiam. Desta maneira, a compreensão, por parte da criança, realiza-se pelo encontro com o mundo físico e sobretudo pela interação entre as pessoas que a rodeiam.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45.6 Kb)   pdf (246.3 Kb)   docx (30.4 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com