TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fatores de Sucesso para excelência no gerenciamento pessoal

Por:   •  1/6/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.517 Palavras (7 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO - UNINOVE

CURSO TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA       

                Fernando Custódio Bernardo                            RA: 316201658

PROJETO INTEGRADOR

NATURA

SÃO PAULO - SP

2018

UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA       

PROJETO INTEGRADOR

NATURA

Projeto Integrador apresentado à Universidade Nove de Julho - Uninove, a disciplina de GESTÃO DE CARREIRA E EMPREGABILIDADE, curso Tecnologia em Logística.

Prof.ª: Alexandre Guerra.

SÃO PAULO – SP

2018

Resumo

O trabalho a seguir é um estudo de caso sobre a Natura Cosméticos S.A, que hoje é a maior companhia brasileira do setor de cosméticos.

É uma organização com métodos modernos e eficazes de gestão, valorizando o colaborador, como estrutural, sempre buscando inovações e aperfeiçoamento dos seus produtos.

Palavras Chaves: Natura. Gestão. Colaborador.

Sumário

Introdução        6

1. Dados da Empresa        7

2. Gestão De Pessoas        8

2.3 Fatores de sucesso para excelência no gerenciamento pessoal?        9

2.4 Processos Aplicados        10

3. Teorias Da Administração        10

4.  Economia        11

Considerações Finais        13

Bibliografia        14


Introdução

Criada em agosto de 1969 por Antônio Luiz Seabra em São Paulo, tornou-se conhecida mundialmente não só pelos seus produtos de qualidade, mas também por ser uma empresa de cosméticos pioneira a introduzir produtos com refis, demonstrando total responsabilidade e preocupação com o meio ambiente.

O principal canal de distribuição é através das vendas diretas, que atualmente contam com mais de um milhão e cem mil consultores (sendo a maioria mulheres), e por não possuir vínculo empregatício com a empresa, são consideradas autônomas.


1. Dados da Empresa

Razão Social: Natura Cosméticos S.A.

Nome Fantasia: Natura

Slogan: Bem Estar Bem

Logotipo: Anexo 1

Localização: Av. Alexandre Colares, nº 1.188 – Vila Jaguará – São Paulo –
CEP: 05106–000  

Nº de funcionários: 3.000

Missão: Promover o bem estar bem.


Visão:
 A Natura, por seu comportamento empresarial, pela qualidade das relações que estabelece e por seus produtos e serviços, será uma marca de expressão mundial, identificada com a comunidade das pessoas que se comprometem com a construção de um mundo melhor através da melhor relação consigo mesmas, com o outro, com a natureza da qual fazem parte e com o todo.


Valores:

  • Humanismo
  • Criatividade
  • Equilíbrio
  • Transparência

2. Gestão De Pessoas

2.1. Qual o modelo de gerenciamento de recursos humanos da empresa em estudo?

A área de recursos humanos desempenha um papel fundamental no gerenciamento de profissionais, desde a atração de talentos, avaliando os processos educacionais e de desenvolvimento, gestão do clima organizacional, até a remuneração, aplicando praticas gerenciais inovadoras e reconhecendo talentos.

Nossos colaboradores são considerados parceiros estratégicos na superação das sempre ousadas metas deferidas pela Natura e nosso principal desafio tem sido a manutenção deste importante capital – o ser humano.

A Natura é formada por pessoas comprometidas com os projetos da empresa e determinadas a realizar com sucesso suas metas. Elas buscam realização na participação dos processos da empresa e procuram conquistar novos horizontes.

2.1.1 Modelo de Gerenciamento Moderno

Moderno, pois a Natura se preocupa com seus colaboradores e busca fazer o melhor possível para atender todas as necessidades de seus funcionários, trazendo uma boa harmonia no grupo e nas equipes.

2.2 Objetivo Central da Empresa

O objetivo central da Natura é assegurar negócios bem-sucedidos em longo prazo, para isso eles trabalham as questões ambientais, desenvolvimentos econômicos e sociais. Para a Natura gerar valores é fundamental alinhar as estratégias com a visão do público.

Por isso priorizar nos temas sustentáveis é um processo de engajamento dos stakeholders, a partir deles é possível elaborar a matriz de materialidade onde será orientado o foco das ações socioambientais das áreas da empresa, tornando mais específicas as diretrizes de sustentabilidade.

2.3 Fatores de sucesso para excelência no gerenciamento pessoal?

Um dos fatores que fazem a Natura ter sucesso e um excelente gerenciamento pessoal é que anualmente é analisado e definido o melhor desenho organizacional para a empresa, eles identificam o melhor sistema de gestão com a intenção de buscar o processo mais adequado na busca dos objetivos estratégicos.

Outro sistema fundamental é o investimento em funcionários, a empresa busca acompanhar o desempenho de seus colaboradores, desde o crescimento pessoal até o profissional de cada um.

Os principais tópicos do gerenciamento são:

  • Direcionamento e construção dos Planos de Desenvolvimento
  • Acompanhamento do desenvolvimento profissional do colaborador
  • Avaliação anual do seu desempenho face aos objetivos negociados
  • Avaliação comparativa dos recursos humanos da companhia
  • Feedback constante com foco e desenvolvimento

A Natura investe muito em treinamento e desenvolvimento de seus funcionários, ela acredita que a evolução contínua dos indivíduos é fundamental para o crescimento da corporação.

Além dos treinamentos eles priorizam o processo de contratação de seus funcionários, a formação de um quadro de funcionários precisa ser motivada e alinhada com as diretrizes e valores da empresa. Eles valorizam a diversidade como forma de estimular as contribuições dadas por pessoas de diferentes culturas, raças, religiões, sexo e experiências anteriores, sejam elas pessoais ou profissionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (432.2 Kb)   docx (330.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com