TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ficamento de texto

Por:   •  5/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  270 Palavras (2 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 2

FICHAMENTO DO TEXTO

SISTEMA ELEITORAL BRASILEIRO

TEMA

O Texto fala do sistema operacional até a os caminhos da reforma política eleitoral.

REFEÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

Nicolau Jairo, Sistemas Eleitoras, (FGV. 2004), pags 293- 300

O sistema eleitoral brasileiro é uma designação habitual do conjunto de sistemas eleitorais utilizados no Brasil para eleger representantes e governantes, um sistema definido pela Constituição Federal de 1988 e pelo Código Eleitoral (Lei 4.737/65).

Sistema proporcional - é usado para se chegar ao resultado final, aplicam-se os chamados quocientes eleitorais e partidários. O quociente eleitoral é definido pela soma do número de votos nominais, excluindo-se os votos brancos e nulos, feita a divisão pelo numero de cadeiras em disputa. Apenas os partidos e coligações que atingem o quociente eleitoral têm direito a alguma vaga.

Regras para a distribuição das cadeiras -  determina-se o quociente eleitoral dividindo-se o número de votos válidos pelo de lugares a preencher em cada circunscrição eleitoral, desprezando-se a fração se igual ou inferior a meio, equivalente a u, se superior.

A lista aberta- a distribuição de cadeiras se dar entre partidos e coligações, e para tal é preciso saber quais os nomes de candidatos apresentados foram eleitos.

Sistema majoritário – é um princípio para se obter a representação política de uma certa base territorial, esse sistema não tem por objetivo um parlamento que reflita a distribuição dos votos, mas a formação de um governo homogêneo

Os caminhos da reforma eleitoral – A discussão sobre este tema leva a um caminho tortuoso, apesar de ser necessário e inadiável por quase todos no congresso, mas estes caminhos encontram grandes obstáculos que são a proliferação de propostas sem consenso e completamente fora de contexto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (93 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com