TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DNS (Domain Name System - Sistema de Nomes de Domínios)

Por:   •  19/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.099 Palavras (5 Páginas)  •  448 Visualizações

Página 1 de 5

O DNS (Domain Name System - Sistema de Nomes de Domínios)

 O protocolo DNS utiliza o protocolo UDP e a porta 53 para comunicação.

Para que seja possível navegar na internet e preciso que os endereços IP dos hosts envolvidos na comunicação sejam conhecidos. O que acontece é que é de extrema dificuldade para as pessoas memorizar um conjunto de endereços numéricos como o IP. Então para facilitar   para   as pessoas a navegar na internet sem que seja preciso digitar todos os endereços IP.O DNS (Domain Name System - Sistema de Nomes de Domínios) tem a função de traduzir as palavras do URL para o endereço IP do servidor. Os serviços de DNS e comparado como grandes bancos de dados   espalhados em servidores localizados em várias partes do mundo. “Assim como seres humanos podem ser identificados de muitas maneiras, exatamente o mesmo acontece com hospedeiros da internet. Um identificador é seu nome de hospedeiro (hostname) ” (JAMES F.KUROSE; KEITH W.ROSS,2006, p.95).

        Mesmo utilizando um identificador, os sites ainda precisam do endereço IP, os nomes foram criados para facilitar a compreensão das pessoas, não a dos computadores, os roteadores trabalham com endereços de IP fixo e cabe ao DNS o trabalho de relacionar um domínio aos IPS. Ao digitar o URL dos sites a máquina faz a pesquisa no DNS e o DNS vai retornar o IP do site, uma vez que o computador conhece o IP, a máquina faz uma conexão com o servidor web e retorna o endereço. O DNS funciona na camada de aplicação do modelo OSI e usa UDP (protocolo simples da camada de transporte).

 

O DNS funciona da seguinte maneira, o computador que acessar determinado site, vai ao roteador e pesquisa quem é o DNS, automaticamente ele vai sair do roteador e vai para o provedor de internet, e no DNS do provedor vai tentar descobrir quem é aquele site “ você conhece o www.exemplo.com.br” caso ele conheça ele já retorna o IP, mais se ele não tem o conhecimento do endereço, o provedor vai pesquisar isso na raiz, se ele encontrar na raiz, ele volta para o provedor e vai dizer quem é o responsável pelo endereço que foi solicitado ,o servidor agora faz uma nova  pesquisa no servidor DNS responsável por esse site, até que seja encontrado o IP , em seguida o servidor DNS ira mandar o IP para o  provedor ,no qual o provedor irar guarda o IP em cache armazenado Para  um futura pesquisa, em seguida vai mandar o IP para o roteador, que por sua vez irar mandar o IP para o computador, e através do IP será possível conectar ao  servidor web.

A imagem mostra exatamente como funciona o DNS:

 

Hierarquia DNS

Servidores DNS são organizados de forma hierárquica e distribuídos por todo o mundo. Primeiramente temos o servidor raiz que é o principal serviço da Dns, na internet há 13 servidores de nomes raiz, 10 estão localizados fisicamente nos Estados Unidos, Os 3 servidores restantes localizados respectivamente na Inglaterra, na Suécia e no Japão, A hierarquia e feita pelos domínios como, .com, .net, .info, .edu, .br e vários outros, estes são conhecidos como domínio de alto nível(top-level domain-TLD).Os servidores DNS   que respondem por certo domínios  são conhecidos como autoritativos. Já os serviços que realizam consultas de DNS de maquinas clientes e tentam obter respostar com os servidores externos são chamados de recursivos, O responsável por todos esses servidores DNS é um órgão chamado ICAN (corporação da internet de nomes e números).

Para entender melhor como é que funcionar essa pesquisa hierárquica, suponha que um cliente queira acessar um site www.exemplo.com. Nota-se que existem um ponto no final   do endereço, que não é digitado, mas ele existe e simboliza a raiz. O sistema hierárquico DNS funciona da seguinte maneira, no momento da pesquisa o usuário contatará um dos servidores raiz que retornara o endereço IP dos servidores TLD para o domínio de alto nível .com. Assim, o cliente fará contanto com um desse servidores de alto nível, que fará a entrega do endereço IP de um servidor com o domínio para exemplo.com. E por fim o cliente fará contato a um dos servidores com o domínio para exemplo.com, que fará a entrega do endereço IP para o nome identificador www.exemplo.com.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (45.8 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com