TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento Do Livro Contar Histórias Uma Arte Se Idade

Monografias: Fichamento Do Livro Contar Histórias Uma Arte Se Idade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/3/2015  •  628 Palavras (3 Páginas)  •  532 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE DE UBERABA

EDLAINE DE LOURDES BATISTA SILVA

TRABALHO DE CONSTRUÇÃO DE APRENDIZAGEM

CARATINGA – MG

2014

Fichamento do livro: “Contar Histórias: uma arte sem idade”

SILVA, Coelho Betty Maria. Técnicas de como contar histórias: Contar histórias: uma arte sem idade. 10 ed. São Paulo: Ática, 1999.

Resumo:

*Esta obra baseia-se na descoberta da autora e no prazer que a acompanha de contar histórias para as crianças. A arte de contar histórias é milenar e aos poucos fora deixada de lado, sem dar a ela o merecido reconhecimento. No entanto, a autora faz um resgate relevante, quando ela se vê contando histórias para uma turma de primário em completa desordem e algazarra.

Assim ela aprendeu sua primeira lição de magistério: ouvir histórias e contar são coisas que as crianças gostam muito. Para ela contar histórias é uma arte que alimenta a imaginação e ajuda a resolver os conflitos. Ela fala da importância do narrador selecionar histórias que ele goste de ler, de acordo com a faixa etária das crianças e com o ambiente que se conta essa história e sempre considerando o ouvinte.A autora ainda ressalta a importância de saber identificar os elementos essenciais da narrativa:introdução, enredo, clímax e desfecho para uma excelente exploração do texto.

“O sucesso da narrativa depende de vários fatores que integram, sendo fundamental a elaboração de um plano, um roteiro, no sentido de organizar o improviso em técnica, fundir a teoria á prática.” (p.12-13)

Deve-se escolher a melhor forma e recursos adequados para apresentar uma história, os recursos podem ser: Simples narrativas, com auxilio de livros, uso de livros, gravuras, flanelográfos (quadro revestido de feltro, no qual se inserem figuras) e desenhos. Cada recurso tem suas vantagens especificas e requer uma técnica especial (p.31)

Ela fala sobre importância de se estudar a história a ser contada, não meramente decorá-la e sim ficar atento á mensagem que a história passa e que está oculta, buscando os elementos essenciais para que a história seja contada de uma forma criativa, interessante, simples e que prenda a atenção dos pequeninos.

“Estudar uma história, portanto, é perscrutar-lhe todas as nuances e possibilidades de interpretação oral.”

Betty Coelho ainda salienta algumas predisposições que devem acompanhar o narrador na arte de contar histórias. Além de técnicas didáticas, o contador de histórias deve estar preparado e ter conhecimento da história para que a narrativa seja feita de forma natural, transmitindo-se os sentimentos, principalmente as emoções pela voz.

A conversa antes ou durante a história permite a participação e interação das crianças, assim o narrador conhece melhor as crianças.

“Contar com naturalidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com