TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento - O Enigma de Kaspar Hauser

Por:   •  14/6/2016  •  Resenha  •  340 Palavras (2 Páginas)  •  658 Visualizações

Página 1 de 2

Aluna: Daniela Dalcim

Curso: Psicologia Série: 2º Noturno

Disciplina: Antropologia

Fichamento: “O Enigma de Kaspar Hauser”

O filme “O enigma de Kaspar Hauser”, traz uma ampla visão sobre a sociedade e nos remete a individualidade do ser humano, pois mostra a história e as experiências adquiridas por cada pessoa ao longo de sua vida, também apresenta a importância da cultura e da linguagem na constituição de sua individualidade.

O filme conta a história de Kaspar Hauser, que morava em um calabouço e, que um certo dia foi abandonado na Noruega. Hauser tinha em média de 15 anos de idade e não sabia falar e nem andar direito. Ele não se comportava como um ser humano, pois foi privado da vida social durante toda a sua vida. Fica claro a carência de cultura e a extinção de sua linguagem.

Kaspar Hauser inicia seu contato com a sociedade e mesmo depois de anos ele ainda encontra muita dificuldade em seu convívio social, pois ainda para ele era muito difícil entender as pessoas.

Kaspar Hauser passa pelo processo da socialização primária e secundária, onde a socialização primária ocorre tardiamente, no qual Kaspar Hauser começa a observar as pessoas e assim, imitá-las em seus hábitos básicos, tal como utilizar talheres para comer.

No processo de socialização secundário, Kaspar Hauser começa a aprender regras e as respeitá-las, como na cena onde ele aprende a escrever e a tocar piano. Mostra-se também que é imposto uma crença, na qual ele é induzido a aceitar a existência de Deus.

A história de Kaspar Hauser deixa claro que o processo de humanização/socialização do homem é decorrente de um longo processo de aprendizado com a sociedade, não somente devido aos efeitos biológicos da espécie. Através desse processo de socialização, ao indivíduo conviver com um grupo social, ele irá adquirir costumes e hábitos característicos desse grupo, assim ele estará “reprimindo” suas características instintivas e animais, desenvolvendo as sociais e culturais.

REFERÊNCIAS

ENIGMA de Kaspar Hauser, O. Direção: Werner Herzog. Roteiro: Werner Herzog, Jakob Wassermann. Elenco: Bruno S., Walter Ladengast, Brigitte Mira, Willy Semmelrogge.  Alemanha Ocidental, 1974. 110 min. Son, Color.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (89.7 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com