TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia da ciência

Por:   •  18/8/2016  •  Resenha  •  525 Palavras (3 Páginas)  •  686 Visualizações

Página 1 de 3

RESENHA CRÍTICA

ALVES, Rubem. Filosofia da ciência: introdução ao jogo e suas regras. 9. ed. São Paulo: Loyola, 2005.

  1. CREDENCIAL DO AUTOR

Rubem Azevedo Alves foi um psicanalista, educador, teólogo e escritor brasileiro. É autor de livros religiosos, educacionais, e infantis. Considerado um dos maiores pedagogos brasileiros de todos os tempos, Alves é um dos fundadores da Teologia da Libertação e intelectual polivalente nos debates sociais no Brasil.

  1. RESUMO DA OBRA

Para chegarmos ao conhecimento científico, é abordado que, antes devemos passar pelo conhecimento assistemático, oriundo do nosso convívio em sociedade, onde o indivíduo aprende com as experiências (conhecimentos de mundo). A expressão senso comum, foi criada por pessoas que se classificam como intelectualmente superiores, ou seja, são aquelas que conhecem acerca do conhecimento científico.

O senso comum e a ciência são dois termos que não se distanciam. O conhecimento científico é apenas o senso comum refinado e disciplinado. Estas duas formas de conhecimento são apenas as maneiras de como podemos entender tudo a nossa volta, visando a resolução de problemas.

A cientificidade está diretamente ligada à imagem de cientistas e grandes nomes como Einstein ou Darwin, contudo, de maneira empírica, o senso comum afirma que o conhecimento de mundo nos favorece no convivo social. Em outras palavras, este conhecimento assistemático ocorre através da técnica do saber-fazendo. O saber informal se dá com o contado do eu com o grupo social ao qual pertence, ou seja, se dá pelos costumes, pela cultura e ética da comunidade.

Para o autor, só faz ciência aquele que é capaz de se dispor a solucionar problemas, pois é através do “como solucionar” que ocorre a aprendizagem concreta. Alves afirma que, ao invés de agir primeiramente, o sujeito precisa, antes de tudo, pensar em como agir.

  1. CONCLUSÃO DO RESENHISTA

O tema abordado é amplo e muito debatido no meio educacional. De modo geral, o autor da obra se baseou tanto na forma de conhecimento formal, quanto informal.  Rubem Alves aponta que o conhecimento científico só ocorre através, primeiramente, do senso comum.

A principal reflexão do autor acerca do tema é a comparação entre senso comum e ciência, tentam definir situações ordenadas quando há um problema.

A cientificidade ainda está muito ligada à imagem de um cientista louco, que passa grande parte do tempo estudando, porém, o senso comum aponta para o fato de que podemos aprender de forma mais humanizada, voltada para o convívio social.

  1. CRÍTICA DO RESENHISTA

A seguinte obra oferece informações que podem ser explanadas de forma multidisciplinar, contudo, geralmente é mais abordada no meio educacional. O material é claro e objetivo, e não necessita de conhecimentos refinados acerca do tema. Ao realizar a leitura, podemos observar que o autor retrata a questão do meio científico e empírico, mais voltada para a realidade, para o contato do sujeito com o ambiente, a fim de fazer com que o mesmo, solucione problemas, mas antes de tudo, pense em “como solucionar”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (89.8 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com