TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Flexibilidade De Horário De Trabalho

Artigos Científicos: Flexibilidade De Horário De Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  1.296 Palavras (6 Páginas)  •  373 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

Este trabalho tem como principal objetivo falar sobre a importância da flexibilidade do horário de trabalho, imponto seus pontos favoráveis e contras.

O horário flexível é uma exigência do mundo globalizado e uma tendencia no mercado, principalmente para as multinacionais e empresas que mantêm relações com o exterior.

Por um lado os negócios ganham com a maior produtividade dos trabalhadores e a possibilidade de atender a diferentes fusos horários. Por outro empregados focam nos resultados, com liberdade de administrar seu próprio horário e com isso a empresa tem a oportunidade de reter profissionais de talentos. “trabalhando satisfeitos os profissionais permanecem e se desenvolvem dentro da empresa”.

Economia e modelo de gestão

1) Quais as vantagens que a empresa teria se o contratasse com autonomia de horário (horário flexível)?

A flexibilização é mais vantajosa para aqueles que ocupam cargos de alta qualificação. Esses profissionais têm mais autonomia na realização das tarefas e por isso se adéquam melhor ao horário flexível.

De um lado, os negócios ganham com a maior produtividade dos trabalhadores e a possibilidade de atender a diferentes fusos horários. De outro, empregados focam no resultado, com liberdade de administrar seu horário.

Avaliar mudanças de flexibilidade torna-se fundamental para garantir a saúde dos resultados das empresas, pois, quando se trabalha com diretrizes focadas nas necessidades atuais, os funcionários entregam resultados factíveis ao benefício disposto.

2) Quais as vantagens que você teria se fosse contratado com a autonomia de horário (horário flexível)?

Poderia adequar os meus horários para atender minhas necessidades pessoais, assim pensando no crescimento da minha empresa e no meu bem estar; pois estando bem o meu serviço rende muito mais e sendo assim trabalho mais satisfeita.

3) Agora faça um breve relato sobre a nova era em que vivemos (era pós- industrial, era da informação ou sociedade do conhecimento), abordado sobre o ambiente das organizações e o estereótipo ideal do homem atual das organizações frente esta nova realidade retratada pelo texto acima.

89% das empresas brasileiras oferecem flexibilidade no trabalho. A cada dez empresas no Brasil, nove dentre oferecem condições flexíveis de trabalho aos seus funcionários. A flexibilidade do horário de trabalho é uma exigência do mundo globalizado e uma tendência no mercado, principalmente para multinacionais e empresas que mantêm relações com o exterior.

Durante décadas trabalhar em empresas estava predisposto o horário comercial das 8h00 às 18h00, relatórios semanais de entrega de trabalho e uma hora de almoço. Os centros urbanos São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, por exemplo, não suportavam mais a quantidade de pessoas que se locomovia, sem qualidade e com estresse, ao trabalho. Avaliar mudanças de flexibilidade torna-se fundamental para garantir a saúde dos resultados das empresas, pois, quando se trabalha com diretrizes focadas nas necessidades atuais, os funcionários entregam resultados factíveis ao benefício disposto.

Flexibilidade no trabalho exige um alto compromisso com a produtividade, quem implantar sem considerar essas questões terá prejuízo.

4) Por fim leia o artigo do jornal ”o estado de São Paulo” (28/02/2013)- Caderno “Economia & Negocio”, sobre a decisão do yahoo em acabar com o trabalho em casa. Faça um reflexão sobre os dois textos que relatam dois contextos distintos: a previsões futuras em 2007 e a realidade atual em 2013 compare os dois momentos e relate sobre a tendência atual das organizações sobre este aspecto.

A matéria relata que trabalhar em casa é algo considerado ainda uma solução “alternativa”, e que nem sempre funciona de maneira desejada. Flexibilidade no trabalho exige um alto compromisso com a produtividade, quem implantar sem considerar essas questões terá prejuízo.

Relações interpessoais

1) Cite e explique os elementos do processo de grupo.

Papeis: Cada membro tem funções e propósitos diferentes, porém é claramente definido e interdependentes.

Norma: São as regras de comportamento institucionalizadas (aceitas e propagadas) pelo grupo.

Status: Uma posição social definida ou atribuída pelas pessoas a um grupo ou a um membro de um grupo.

Coesão: Soma de forças que mantem o grupo unido e fortemente motivado para permanecer no grupo.

2) Qual a diferença entre grupos formais e informais?

Grupos formais: Aquele definido pela estrutura da organização com responsabilidades especifica; com o proposito de desempenharem determinadas tarefas, visivelmente relacionadas com a missão da organização em sua totalidade.

Grupos informais: Aliança que não são nem formalmente estruturadas nem determinadas pela organização. Formações naturais no ambiente de trabalho, que aparecem em resposta à necessidade de contato social.

3) Explique como as equipes se desenvolvem.

Os grupos se formam frequentemente porque seus membros possuem características em comum, não existe uma razão única para as pessoas se reunirem em grupos. Como a maioria das pessoas pertence a diversos grupos simultaneamente, é óbvio que cada um deles oferece um tipo de beneficio diferente.

Os grupos geralmente passam por uma sequencia padronizada em sua evolução. Chamamos essa sequencia de modelo de 5 estágios de desenvolvimento do grupo, nessa seção vamos descrever o modelo de tais estágios.

Interrupção

Estágio 5

Desempenho

Estágio 4

Normalização

Estágio 3

Tormenta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com