TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Formacao Social Do Brasil

Exames: Formacao Social Do Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/8/2014  •  295 Palavras (2 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 2

Comportamentos dos Dias de Hoje

Com avinda da família Real para Brasil começava a nossa libertação, de Portugal

Traziam-lhe com eles fatos importantes que mudariam a vida dos brasileiros, e formariam a base da nossa atual sociedade brasileira.

A chegada às terras brasileiras, bem como a adaptação dos portugueses ao novo ambiente e dos brasileiros em relação aos hábitos dos novos moradores, modificaram bastante a vida na colônia, corrompendo todos seus hábitos

“Independência ou morte”

Ao pesquisarmos sobre a historiografia clássica e moderna da independência brasileira, nos fez relembrar de uma antiga frase popular que diz: “Isso foi só pra inglês ver”... Bem podemos dizer que foi isto que aconteceu em 07 de setembro de 1822 às margens de um riacho em São Paulo, quando Dom Pedro de Alcântara príncipe regente deu o chamado grito do Ipiranga “Independência ou morte”. E sabemos que a partir daí os portos brasileiros passaram a ter importância para os ingleses.

Os feitos históricos nos mostram que o processo da independência teve início com a transferência da corte portuguesa para o Brasil no contexto da guerra península ( revolução da burguesia e Napoleão) a partir de 1807. Após inúmeras revoltas tais como a inconfidência mineira a conjuração baiana e a revolução pernambucana os governantes se veem pressionados por todos os lados.

Em 01 de janeiro de 1822 o regente recebe o manifesto da junta providencial liderada por José Bonifácio e toda a elite esta consciente de que os paulistas estavam dispostos a derramar até a última gota de sangue pela independência. Então em uma to não tão heroico Dom Pedro proclama a independência. Bem vemos que ao longo da história brasileira nossos governantes não foram muito diferentes. O povo sempre precisou pressioná-los e pressioná-los para alcançar um pequeno degrau do objetivo geral da nação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com