TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FORMAÇÃO SOCIAL, ECONÔMICA E POLÍTICA DO BRASIL

Trabalho Escolar: FORMAÇÃO SOCIAL, ECONÔMICA E POLÍTICA DO BRASIL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2013  •  2.787 Palavras (12 Páginas)  •  428 Visualizações

Página 1 de 12

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA –(CEAD) AVENIDA IMPERADOR

SEVIÇO SOCIAL 2 SEMESTRE

EQUIPE:

7928701485 - ANAMARIA DO NASCIMENTO SILVA

7928702765 - RAQUEL MACIEL BRAGA

7707644382 - FLAVIA NATÁCIA MAIA DE LIMA

7930705756 - FRANCISCO DAVID NUNES SOUZA

JORNAL VIRTUAL

MARIA CLOTILDE BASTOS

FORTALEZA, CEARÁ , OUTUBRO DE 2013

Jacques e O Brasil

Jacques –Louis David (Debret) Nasceu Em 18 De Abril De 1768-Paris (França) Faleceu Em 28 De Junho De 1848,Paris (França).

foi um grande pintor ,desenhista, e professor (francês).

em nosso pais fundou no rio de janeiro uma academia de artes onde lecionou pintura . Academia imperial das belas artes no brasil .o mesmo em 1831, publicou viagem pitoresca e histórica ao brasil onde o principal aspecto foi a natureza do homem e da sociedade brasileira.

Ajudando assim a definir as cores da nossa bandeira, adotada em 19 de novembro de 1889.

Debret ao longo do tempo de convivência em nosso pais ,revelou em todas as suas obras uma profunda relação pessoal e emocional com o pais. adquirido ao longo dos 15 anos que aqui viveu.

Ao longo de toda sua permanência mostrou ,toda sua visão do pais ,onde criou obras que retratou todo o sentido cultural do povo, e da nação brasileira.

em toda sua obra monstra a sociedade brasileira , não se limitando apenas nas questões politicas mas também visando a religião, cultura e costumes do homem e mulheres do brasil na época.

Obra essa considerada uma grande obra , onde a mesma contribuiu muito para o brasil (apesar de não ter sido perfeita) em especial na vida do rio de janeiro –em meados do século XIX.

foi publicado em paris ,entre 1834 e 1839 sobre o titulo de voyage pittoresque et historique ao brasil.

Debret em todo o parecer da obra monstra todo o cotidiano de cada ser em seus trabalhos

outra obra de debret (almanaque) o livro foi dividido em tres tomos

o primeiro em 1834 são representados por indios : aspectos da mata brasileira

o segundo tomo 1835 são representação dos escravos:no trabalho e nas práticas agricolas da época.

o terceiro tomo 1839 trata das cenas do cotidiano tradições e festas populares.

na visão de debret os índios foram idealizados fortes com traços definidos e em cenas históricas.

carlota joaquina

todo o filme relata que don joão era um principe sem muita personalidade politica, era um homem preguiço e muito facil de se manipular, o mesmo não conseguia tomar suas proprias decisões, onde era um motivo de chacotas de todo povo.

onde claro na maioria das vezes isso acontecia em virtude de seu casamento com a carlota .vamos claro resaltar a tão importancia de sua estadia aqui em nosso país onde o mesmo fundou o banco do brasil e a primeira faculdade de medicina e cirurgica .

e claro uma menina de 10 anos que sonha com ,um principe , e tem uma realidade totalmente diferente .onde na epoca o casamento era uma sociedade ,onde em nossa realidade pode sim vim a acontecer mas e difícil á casos e acasos , as pessoas se casam por gostar ,por querer esta perto , por caráter.

com a toda a reviravolta em sua vida tornou-se uma mulher histérica ambiciosa ,invejosa, mão de vaca e homicida, capaz de tirar tudo que fosse contra seus objetivos .

No filme fica bem claro a questão do adultério , onde Carlota em momento algum se preocupa em disfarçar seus atos perante todo o povo e seu marido.

uma mulher de gênio forte , e claro com extremo apetite sexual , totalmente sem pudor e caráter.

a mesma tinha vários amantes , onde com isso teve vários filhos , claro que nem todos de seu esposo , onde isso em nossa

realidade não é incomum em virtude da época que a mesma viveu.

de. joão um homem altamente influenciado por os ingleses , com isso foi alterando toda a vida na colônia (brasil) corrompendo todos os hábitos e costumes ,claro com isso promovendo politicas arbitrárias, para benefícios dos nobres. hoje um fato ainda comum onde existe a diferença de classes , entre o rico e o pobre e o quanto á justiça e a politica os diferenciam fato comum ainda hoje. contudo também trouxe vários benefícios e criou vários lugares importantes em nosso pais como o jardim botânico, a biblioteca nacional, e a criação da primeira constituição, onde foi uma grande evolução para nossa independência

República da espada É chamado de república da espada por ter sido dois militares os primeiros a ocupar a presidência da republica. em 1889 o Brasil deixa de ser um império e passa a se transformar em um governo republicano.

um grupo de políticos juntamente com os militares não estavam satisfeitos com o governo de d. pedro II no rio de janeiro um grupo de militares organizou um golpe que tirou d. pedro do poder.

Foi então que em 1889, começava a republica da espada, tendo como primeiro presidente desse período deodoro da fonseca, que foi o líder que tirou d. pedro II.

nessa época foi criado novos símbolos, brasões e hinos, e também nossa bandeira!

o brasil sofreu várias mudanças...

em seu governo , o marechal Teodoro tentou implementar uma política de emissão de dinheiro por meio

de Rui Barbosa seu ministro da fazenda, o objetivo era aumentar o volume financeiro do mercado para consolidar a industrialização

porém o resultado foi uma crise que entrou para a história com o nome de encilhamento.

provocando assim, a inflação.

desgastado por esse episódio, Teodoro sofreu duro golpe quando o congresso aprovou a lei da responsabilidade pela qual o presidente teria seus poderes reduzidos.

ele ainda tentou reagir fechando o congresso e provocando novas eleições.

contudo, não conseguindo apoio, renunciou em novembro de 1891, em seu lugar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com