TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FORMAÇÃO SOCIAL , ECONÔMICA E POLITICA DO BRASIL

Dissertações: FORMAÇÃO SOCIAL , ECONÔMICA E POLITICA DO BRASIL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2013  •  3.539 Palavras (15 Páginas)  •  431 Visualizações

Página 1 de 15

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

SERVIÇO SOCIAL

FORMAÇÃO SOCIAL , ECONÔMICA E POLITICA DO BRASIL

Introdução :

Neste trabalho , iremos mostrar como o país se modificou ao longo do tempo , com suas conquistas , e lutas perante a sociedade , ao seu modo de viver e de ver o Brasil como um país que cresceu e se desenvolveu ,com seus talentos ao longo dos tempos.

Jean Baptiste : um artista á serviço da corte portuguesa.

.

Com o intuito de trazer mais cultura para o país , o então Príncipe Regente , D João VI trouxe grandes artistas franceses para o Brasil , entre eles destaca-se Jean Batptiste Debret.

Debret ,foi convidado a retratar o dia a dia das pessoas humildes e escravos . Os movimentos históricos da monarquia e o cotidiano do Rio de Janeiro. Jean Baptiste nasceu em Paria – França em 18 de abril de 1768 e faleceu em 1848 aos 80 anos. Nos quinze anos em que viveu no Brasil , fundou a Academia de Artes e Ofício que mais tarde se tornaria a

Academia Superial de Belas Artes do Rio de Janeiro. Debret dedicou-se ao negro na fatalidade de suas obras , a simples observação delas nos faz perceber o papel desempenhado pelos negros na sociedade da época , era a principal força de trabalho em qualquer atividade .Uma das pinturas de Debret “

Um jantar Brasileiro”, podemos constatar as diferenças existentes na sociedade naquele período . O escravismo era o pilar de sustentação da economia . Na cena pintada por Debret identifica-se claramente quem era o livre e quem era o cativo .A mesa farta da família mostra nitidamente a desigualdade social existente , enquanto a família fartava – se com cardápios variados , os escravos ganhavam dois punhados de farinha que comiam com laranja e banana . Como cães que ficam ao pé da mesa esperando por uma

migalha , as crianças recebiam das mãos de sua senhora pedaços de doces e manjares

.

Na obra “ O açoite em praça pública ” era aplicado ao negro que cometesse falta grave como deserção , roubo , brigas etc. Os açoites eram realizados em praça pública com a presença de outros escravos . Para que não infeccionassem as feridas provocadas pelo açoite eram lavadas com vinagre e pimenta. Além do açoite também era comum o uso do tronco , onde o negro enfiava os punhos ou as pernas e até mesmo o pescoço , permanecendo ali vários dias e meses na mesma posição até que se rendessem .Nas telas de Debret podemos então constatar que o negro não tinha outra finalidade senão trabalhar no campo ,na lavoura e nos serviços domésticos ,nas ruas vendendo de porta em porta todo o tipo de mercadoria ou até mesmo se prostituindo .Debret nos mostra com fidelidade em suas telas com cores vivas as lembranças de uma vida sofrida.

.

Casamento , traição e inversão de valores.

O casamento arranjado de Carlota Joaquina aos nove anos com o Príncipe Dom João VI, um homem bem mais velho, resultou num comportamento totalmente promíscuo de Carlota Joaquina. A traição ao marido era

visível, consequentemente tinha vários filhos com outros parceiros .No contexto atual a desestruturação familiar , o abandono , a miséria , os maus tratos são alguns dos fatores que levam as crianças e adolescentes a se prostituírem .

É na família onde tudo começa. Pais usuários de drogas, bêbados e mães prostitutas, influenciam negativamente seus filhos . E na tentativa de se ver livre da opressão e dos maus tratos , acabam indo para as ruas , onde a falta de oportunidades, fome ou influência de outras criança na mesma situação , acabam na prostituição, não porque querem ,mas por ser a única opção.

A bajulação : interesse e soberania

Os brasileiros são satirizados de puxa sacos e aproveitadores que servem a corte portuguesa em troca de migalhas e falsos títulos de nobreza. Na nossa sociedade atual também podemos encontrar esta figura a do puxa saco. Não é difícil reconhecer o bajulador. O melhor exemplo é o empregado de uma empresa que, na tentativa de ganhar a

Confiança , um cargo melhor ou até mesmo aumento de salário , concorda com tudo que o chefe diz e é o primeiro a dar risada de uma piada que o chefe conta. Onde existe uma posição de autoridade lá está o puxa saco para se promover . Existiu e até hoje existe em todas as classes sociais.

.

Interesses e regalias : tudo que se quer se compra

Com a vinda

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com