TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Formação Pedagógica para Graduados Não Licenciados

Por:   •  25/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  329 Palavras (2 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 2

DADOS DO ALUNO

Nome: Luiz Antonio de Andrade Parreira

RGM: 22073116

Curso: Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados - Matemática

Disciplina: Prática de Ensino de Matemática no Ensino Médio

Atividade Reflexiva referente a Unidade III

A forma de ensinar matemática vem sendo melhorada de acordo com a evolução tecnológica e também com novas tendências de ensino. Antigamente a maneira de ensinar matemática, basicamente, ficava restrito aos conteúdos programáticos. Hoje em dia, o professor precisa ir além e mostrar todo o seu conhecimento em áreas relacionadas com a Matemática.

A nova maneira de ensinar procura relacionar os diversos conteúdos para que os alunos possam ampliar seus horizontes, expondo a aplicação da Matemática em diversas disciplinas e setores, como por exemplo, Contabilidade, Economia, Geografia, Física, Química, Biologia e várias outras.

Precisamos destacar a importância da Matemática para a humanidade, pois desta maneira o aluno pode sentir-se motivado em aprofundar seus estudos, procurando uma melhor interação com as diversas aplicações da matemática.

Através da interdisciplinaridade podemos implantar modelos de planejamento destacando a teoria e os exercícios, pesquisas e atividades sobre o conteúdo e atingir outras disciplinas.

Nesta reflexão destacamos que as disciplinas envolvidas foram a Matemática e Geografia.

Foi solicitado aos alunos que trouxessem mapas do Brasil com a identificação dos estados e também lápis de cores variadas.

Antes da atividade ser desenvolvida, foi apresentado um documentário, produzido pela BBC, que contava a história da Matemática como ciência procurando tornar mais simples as complexidades aparentes do mundo ao nosso redor.

Logo em seguida, foi pedido que os alunos separassem 4 (quatro) lápis diferentes e pintassem os estados da região Sudeste do Brasil, cada estado com uma cor diferente, depois respondessem o seguinte questionamento: Quantas são as possibilidades ? Os alunos responderam que são 24 as possibilidades.

A interdisciplinaridade auxilia o aluno a estimular suas habilidades e a capacidade de resolver diversas situações-problema por meio da exposição de um assunto sob vários pontos de vista.

Referências:

Escola Estadual Deputado Carlos Peixoto Filho.

Universidade Cruzeiro do Sul EaD. Unidade III – Matemática e suas Tecnologias: Interfaces com outras Áreas de Conhecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (29.2 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com