TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA GRADUADOS NÃO LICENCIADOS

Por:   •  26/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.240 Palavras (5 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 5

CURSO DE LICENCIATURA: FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA GRADUADOS NÃO LICENCIADOS

Disciplina: Didática Geral

Discente: Hélio de Souza Júnior

ESTUDO DIRIGIDO

O capítulo estudado (LIBÂNEO, 2008) mostra a importância de garantir a unidade didática entre ensino e aprendizagem e propõe que analisemos cada parte deste processo separadamente.

1. Descreva as especificidades do processo de ensino e do processo de aprendizagem.

2. Como o professor deve organizar o processo de ensino para que promova de fato a aprendizagem?

3. Pense em um conteúdo que gostaria de ensinar e faça a sua proposta de como ensiná-lo. Pense nos objetivos, no público-alvo, nos recursos materiais que vai precisar, em como vai ensiná-lo e como vai verificar se a aprendizagem foi desenvolvida.

 Valor da atividade: 5 pontos

1.        Descreva as especificidades do processo de ensino e do processo de aprendizagem.

O ensino compreende ações conjuntas do professor e dos alunos pelas quais estres são estimulados a assimilar, consciente e ativamente, os conteúdos e os métodos, de assimilá-los com suas forças intelectuais próprias, bem como a aplicá-los, de forma independente e criativa, nas várias situações escolares e na vida prática.  O verdadeiro ensino busca a compreensão e assimilação sólida das matérias, para isso, é necessário ligar o conhecimento novo com o que já se sabe, bem como prover os pré-requisitos, se for o caso. Devemos entender o processo de ensino como o conjunto de atividades organizadas do professor e dos alunos, visando alcançar determinados resultados (domínio de conhecimentos e desenvolvimento mental das capacidades cognitivas), tendo como ponto de partida o nível atual de conhecimentos, experiências e de desenvolvimento mental dos alunos. O ensino tem três funções inseparáveis:

  • Organizar os conteúdos para transmissão, de forma que os alunos possam ter uma relação subjetiva com eles;
  • Ajuda os alunos nas suas possibilidades de aprender, orientar suas dificuldades, indicar métodos de estudo e atividades que os levem a aprender de forma autônoma e independente;
  • Dirigir e controlar atividade do professor para os objetivos da aprendizagem.

A aprendizagem está presente em qualquer atividade humana em que possamos aprender algo. A aprendizagem pode ocorrer de duas formas: casual, quando for espontânea ou organizada quando for aprender um conhecimento específico. Com isto define-se a aprendizagem escolar como um processo de assimilação de determinados conhecimentos e modos de ação física e mental. Isto significa que podemos aprender conhecimentos sistematizados, hábitos, atitudes e valores. Neste sentido, temos o processo de assimilação ativa que oferece uma percepção, compreensão, reflexão e aplicação que se desenvolve com os meios intelectuais, motivacionais e atitudes do próprio aluno, sob a direção e orientação do professor. Podemos ainda dizer que existem dois níveis de aprendizagem humana: o reflexo e o cognitivo. Isto determina uma interligação nos momentos da assimilação ativa, implicando nas atividades mental e práticas. O livro coloca a aprendizagem escolar como uma atividade planejada, intencional e dirigida, não sendo em hipótese alguma casual ou espontânea.

2. Como o professor deve organizar o processo de ensino para que promova de fato a aprendizagem?

O autor reflete sobre este entendimento errôneo de que o trabalho docente na escola é o de “passar” a matéria de acordo, geralmente, com o livro didático. E mostra que a estrutura da aula deve ter um trabalho ativo e conjunto entre professor e aluno, ligado estreitamente com a metodologia específica das matérias. A metodologia de trabalho docente inclui, pelo menos, os seguintes elementos: os movimentos (ou passos) do processo de ensino no decorrer de uma aula ou unidade didática; os métodos, formas e procedimentos de docência e aprendizagem; os materiais didáticos e as técnicas de ensino; a organização da situação de ensino. A estrutura da aula é a organização, sequência e inter-relação dos momentos do processo de ensino. O trabalho docente é uma atividade intencional, planejada conscientemente visando atingir objetivos de aprendizagem. Por isso precisa ser estruturado e ordenado. Tendo em conta o grau escolar, as idades dos alunos, as características do desenvolvimento mental, as especificidades de conteúdo e metodologias das matérias, podemos indicar cinco momentos da metodologia do ensino da aula, articulados entre si:

  • Orientação inicial dos objetivos de ensino aprendizagem: O professor procura incentivar os alunos no estudo da matéria, colocando os objetivos de dominar um novo conhecimento para novos progressos, indica as habilidades que podem ser aprendidas para a aplicação dos conhecimentos na prática.
  • Transmissão /assimilação da matéria nova: Uma vez suscitada a atenção e atividade mental dos alunos, é o momento de estes se familiarizarem com a matéria que vão estudar. O objetivo desta fase é que os alunos formem ideias claras sobre o assunto e vão juntando elementos para compreensão.
  • Consolidação e aprimoramento dos conhecimentos, habilidades e hábitos: No processo de percepção e compreensão da matéria já vai ocorrendo a assimilação de conhecimentos, mas para que se tornem instrumentos do pensamento independente e da atividade mental é necessária a consolidação e o aprimoramento. Isto se obtém principalmente pelos exercícios e pela recordação da matéria onde são aplicados conhecimentos e habilidades e se cumprem os objetivos de ensino estabelecidos.
  • Aplicação de conhecimentos, habilidades e hábitos: Os exercícios, as tarefas de casa, as revisões e outras atividades práticas não evidenciam ainda, suficientemente, a assimilação sólida dos conteúdos. Aqui a assimilação dos conhecimentos deve ser comprovada mediante tarefas que se liguem à vida, que estimulem capacidades de análise, síntese, crítica, comparação, generalização.
  • Verificação e avaliação dos conhecimentos e habilidades: A verificação e avaliação dos resultados da aprendizagem ocorrem em todos os momentos do processo de ensino.

As exigências da prática escolar, entretanto, requerem não só um controle sistemático da realização dos objetivos de aprendizagem durante i processo de ensino, mas também um momento especial de comprovação dos resultados obtidos. Assim, uma avaliação final deve ser a oportunidade de verificar o nível de assimilação conseguido pelos alunos, a qualidade do material assimilados, bem como o progresso obtido no desenvolvimento das capacidades cognoscitivas.

3. Pense em um conteúdo que gostaria de ensinar e faça a sua proposta de como ensiná-lo. Pense nos objetivos, no público-alvo, nos recursos materiais que vai precisar, em como vai ensiná-lo e como vai verificar se a aprendizagem foi desenvolvida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (109 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com