TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Frio - Higiene Ocupacional

Por:   •  2/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.955 Palavras (12 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 12

Sumário

1 – Introdução...............................................................................................................03

2 - Os Riscos Eminentes à Saúde...............................................................................04

3- Avaliação do Ambiente de Trabalho.......................................................................07

4 – Limites de Tolerância.............................................................................................08

5 - Recomendações para a Execução das Atividades..............................................10

6 - Roupas de Proteção Para o Trabalho....................................................................10

7 – Exemplos de Atividades no Risco Frio................................................................12

7.1 - Câmaras Frigoríficas....................................................................................12

7.2 – Trabalho Portuário............................................................................13

7.3 – Trabalho a Céu Aberto no Inverno.........................................14

Conclusões................................................................................................................... 16

Referências Bibliográficas...........................................................................................19

1 - Introdução

O frio é regulamentado no anexo n°9 da NR-15 (Atividades e Operações Insalubres), que diz que “as atividades ou operações executadas no interior de câmeras frigorificas, ou em locais que apresentem condições similares, que exponham os trabalhadores ao frio, sem a proteção adequada, serão consideradas insalubres em decorrência de laudo de inspeção realizada no local de trabalho”.

Diversas atividades laborais expõem os trabalhadores aos danos causados pelo frio. Logo abaixo estão alguns segmentos que necessitam da baixa temperatura para o desempenho de suas atividades afins em lugares fechados:

• Frigoríficos;

• Indústria Alimentícia;

• Indústria do Pescado;

• Armazenagem de Alimentos;

• Câmaras frigoríficas e frias;

• Fabricação de gelo e sorvetes;

Atividades desempenhadas ao ar livre:

• Construção Civil;

• Agricultura;

• Pesca;

• Exploração de petróleo

• Resgate e salvamento;

O trabalho em ambientes extremamente frios se constitui num risco potencial à saúde dos trabalhadores, podendo causar desconforto, doenças ocupacionais, acidentes e até mesmo morte, em casos que o trabalhador fique submerso em água gelada ou presos em ambientes frios. Os trabalhadores devem estar protegidos contra a exposição ao frio de modo que sua temperatura corporal não caia abaixo de 36°.

O frio pode causar lesões graves decorrentes da perda excessiva de calor do corpo e diminuição da temperatura no centro do corpo, o que chamamos de hipotermia.

A hipotermia e outras lesões causadas pelo frio podem ser evitadas se forem adotadas práticas adequadas para o trabalho nessas condições. Os meios de proteção para esse trabalho são as roupas de frio, incluindo proteção para cabeça, luvas mitenes e botas isolantes.

2 - Os Riscos Eminentes à Saúde

Existem diversos problemas de saúde relacionados ao trabalho em ambientes frio como por exemplo a homeostase (estresse), sendo responsável pelo desequilíbrio do organismo humano.

Ulcerações e hipotermia não se constituem problemas muito sérios para os trabalhadores, porém, eles existem e os cuidados devem ser observados. Dentre os principais fatores que contribuem para a hipotermia e as ulcerações causadas pelo frio é a exposição ao vento e à umidade. Algumas condições de saúde como, alergias, problemas vasculares, fumo, bebidas alcoólicas e utilização de medicamentos podem piorar os efeitos do frio ao organismo. Os acidentes por queda têm uma probabilidade maior de acontecer em ambientes frios.

Outro ponto que devemos observar é a umidade, que possui um efeito prejudicial ao corpo, em razão da perda de calor. O vento também é um fator importante, que aumenta a suscetibilidade do indivíduo à hipotermia.

As doenças e ferimentos causados pelo frio ocorrem quando a perda de calor do corpo excede a produção do calor.

As lesões ocasionadas pelo frio afetam principalmente as extremidades e áreas salientes do corpo, como pés, mãos, face e outras. As principais doenças dermatológicas causadas pelo frio são ulcerações, frostbite, fenômeno de Raynaud, pé de imersão e urticária pelo frio, e enregelamento dos membros.

• Ulcerações: quando a temperatura do tecido cai abaixo do ponto de congelamento, ocorre danos ao tecido. Os sintomas incluem as mudanças de cor da pele para o branco ou amarelo acinzentado, surgimento de dores e, posteriormente, bolhas. Normalmente, as pessoas acometidas por estas lesões não sentem os efeitos, até que alguém as chame a atenção pela palidez de sua pele. Geralmente, estas ulcerações ocorrem quando o rosto ou as extremidades são expostas ao vento frio.

Foto 1. Ulcerações do frio.

• Frostbite: é uma lesão que pode ocorrer em situações de frio extremo. No congelamento, os tecidos do corpo tornam-se congelados, causando danos permanentes se não tratados em imediato. A amputação de uma parte ou membro afetado pode ser necessária. As partes mais suscetíveis a frostbite são as orelhas, dedos, pés, bochechas, nariz e queixo.

• Fenômeno de Raynaud: Pode ser ocasionada pela exposição ao frio, mas também está relacionada a outras patologias. O fenômeno de Raynaud podem também podem ocorrer devido à

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.2 Kb)   pdf (70.2 Kb)   docx (22.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com