TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Funcionarios Da Escola

Trabalho Escolar: Funcionarios Da Escola. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/2/2014  •  1.134 Palavras (5 Páginas)  •  505 Visualizações

Página 1 de 5

Funcionários da Escola e a Gestão Escolar

Por várias vezes surgem dúvidas sobre qual a função da escola nos dias atuais, então percorremos as ruas de nosso bairro São Roque situado em Pato Branco – PR, para pesquisarmos como pensam seus moradores a respeito da enquete acima, nos deparamos com variadas respostas, algumas exemplificadas a seguir:

Dona Dolores da Silva nos diz que a função da escola hoje em dia é de formar cidadãos conscientes de seus deveres e direitos.

A senhora Roseli das Chagas, acredita que é formar indivíduos capazes, inteligentes e íntegros.

Para a Dona Mauricia Rodrigues, é formar pessoas com capacidade de produtividade intelectual e comercial, criadores dos seus próprios pensamentos.

O Sr. Otacílio Dias acrescenta é fazer das crianças futuros comandantes, donos de suas próprias vidas, dos seus saberes, capazes de raciocinar sozinhos, de construir, produzir e evoluir com os novos tempos.

Dona Cota e seu esposo João Carlos nos contam que a escola tem função em seus pensamentos de, tornar as pessoas inteligentes, expansivas, produtivas, sabedoras dos seus direitos e deveres com a sociedade, comunicativos acrescenta ele ágeis podendo crescer e tornar os seus bairros e cidades mais acolhedores com um padrão de vida melhor.

Juntamente com a pesquisa acima perguntamos o que as escolas representam para seu bairro e cidade.

Dona Dolores da Silva descreve a escola como um marco em sua cidade e bairro, a escola ajudou atirar as crianças das ruas, com seus projetos de tempo integral inovadores.

Já para Sr. Rozeli das Chagas, além de uma melhoria para seu bairro a nova escola, é um porto seguro para as famílias, pois seus filhos além de aprender saem alimentados e motivados dela, com a esperança de ajudar a construir no futuro um mundo melhor e digno para todos.

Ao conversarmos com Dona Mauricia Rodrigues, a mesma não teve a oportunidade de estudar, e vê na escola do bairro, a chance de voltar, pois além dos filhos menores ela e seu marido também freqüentam o Eja à noite, para minha família esta escola em meu bairro é a chance da evolução como pessoa ser humano, e a escola é nova uma infra-estrutura muito boa, lá como bem, aprendo e faço novas amizades, é como se fosse uma nova família, só ganhamos com esta escola em meu bairro.

O Sr. Otacílio Dias nos conta hoje os moleques atravessam a rua e estão na escola, aprendem, brincam e alimentam-se ali mesmo. Ao contrário do meu tempo, aonde as crianças andavam quilômetros para poder estudar.

Assim podemos finalizar estas pesquisas acima, certos que realmente as pessoas acreditam , apostam nas escolas, para tornar as pessoas realmente criativas, comunicativas, inteligentes e evoluídas para acompanhar as modificações dos tempos, e principalmente conhecedoras de seus direitos e deveres como cidadãos. Com todas as pessoas entrevistadas as palavras são as mesmas, a escola em nosso bairro veio a contribuir com o crescimento intelectual e social de todos os índices de criminalidade e drogas diminuiu e muito, mostra que as pessoas estão cada vez mais conscientes sobre a importância das escolas, do ensino, a facilidade e a comodidade quando as mesmas encontram-se construídas em seus bairros, com sua capacidade pedagógica, social, cultural, com seus funcionários cada vez mais capacitados, em todos os setores, para um a melhor convivência escolar, rica em conhecimento, disciplina, coletividade, cidadania e amor que representam.

Para elaborar uma gestão coletiva amparada em lei foi criado o Projeto Político Pedagógico das escolas, cada entidade educacional tem o seu, com intuído de dinamizar e melhorar a educação.

Em reuniões com os pais da escola em que trabalho no Bairro São Roque - Escola Municipal União, foram estudadas as questões principais e as quais deveriam entrar no PPP, como infra-estrutura adequada física e pedagógica, a formação ética e intelectual do aluno, valores, inclusão social, prevenção do patrimônio cultural e natural da escola, o respeito entre todos e a garantia de direitos e também o conhecimento e comprimento dos deveres. Após enumerar os objetivos a serem alcançados e as possíveis soluções junto com o quadro de professores e funcionários iniciou-se a elaboração do PPP com a garantia dos objetivos abaixo seriam seguidos e respeitados.

Segundo o PPP os objetivos do mesmo são, proporcionar a criança um ambiente tranqüilo a realização pessoal, harmonioso de formas a desenvolver nas mesmas capacidades ou descobertas, sabendo se socializar com o outro.

Proporcionar ao educando o desenvolvimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com