TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Dos Funcionários Da Escola

Artigos Científicos: Trabalho Dos Funcionários Da Escola. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/10/2013  •  729 Palavras (3 Páginas)  •  699 Visualizações

Página 1 de 3

O trabalho dos funcionários de escola

Hoje, a escola evoluiu, de instituição preocupada com o ensino só na sala de aula, para instituição educadora em todo seu espaço. As mudanças sociais, que provocaram a universalização do acesso à escola, também induziram maior acesso ao trabalho formal, que atinge homens e mulheres, retirando dos pais e mães grande parte das responsabilidades pela educação de seus filhos. Assim, a escola, de espaço de ensino-aprendizagem, concentrado na sala de aula, passou a ser espaço educativo, com múltiplas tarefas, várias delas confiadas não somente aos professores, mas a outros funcionários. Nem sempre todos os envolvidos nesse processo se dão conta ou estão preparados para assumir essa função. As merendeiras, em geral, continuam preparando e distribuindo alimentos, como se não fossem responsáveis também pela educação alimentar dos estudantes; o pessoal da secretaria manipula os registros de avaliação e se relacionam com os pais e alunos de forma burocrática; os que atendem em bibliotecas, laboratórios e informática costumam estar mais atentos aos equipamentos e tecnologias do que à inclusão dos estudantes na cultura e na comunicação; os que trabalham na conservação e limpeza das escolas voltam-se mais para as tarefas rotineiras, sem se responsabilizar pela transformação das escolas e de seu entorno em espaços educativos. (BRASIL, 2005, p. 12).

Com a progressiva expansão da escolarização, percebe-se que, mais do que ser instruída por professores, a população precisa ser educada por educadores, compreendendo os que têm presença permanente no ambiente escolar. Todos os que estabelecem contato com os estudantes são educadores, independente da função exercida.As gerações que frequentaram as carteiras escolares, até agora, se acostumaram a vê-los como auxiliares, apenas varrendo, lavando, cozinhando, vigiando, anotando, sem participação no processo educativo. Resquício de uma lógica colonialista, suas funções estavam quase sempre relegadas ao plano da mão-de-obra barata e desqualificada.

O funcionário, por um lado, é agente essencial no cotidiano escolar, preparando a base e construindo a estrutura sobre a qual se desenrolam os trabalhos dos outros profissionais e, por outro, ele mesmo assume o papel de educador, fazendo parte do ensino, compreendido a partir de uma perspectiva mais abrangente, como é a tendência que se assume neste estudo.

Nesse cenário, merendeiras precisam, também, cuidar da educação alimentar, bibliotecários, ajudar na construção do hábito da leitura e da educação literária, secretários devem colaborar com o processo avaliativo do ensino e da aprendizagem, configurando-se a instituição de novas identidades funcionais. (BRASIL, 2004, p.16).

situação se transforma no que se refere ao segundo papel assumido por estes profissionais, enquanto educadores. Em que momento de sua jornada realiza esse papel de educador extrassala de aula? Pela observação, percebe-se que essa tarefa ocorre em quase todos os momentos: os alunos estão ali em todos os lugares, durante as aulas e nos intervalos, precisam de atenção, cuidados, apoio, requisitam isso daqueles que estão mais próximos. Já foi afirmado que o processo educativo é contínuo e os funcionários suprem parte das necessidades educativas desses estudantes. Não se trata daquela demanda

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com