TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentação teórica Higiene Ed. infantil

Por:   •  28/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.206 Palavras (5 Páginas)  •  7.546 Visualizações

Página 1 de 5

Fundamentação teórica

Higiene e saúde na educação infantil.

  Um dos fatores importantes para que os seres humanos tivessem uma vida longa foi as ,mudanças e aperfeiçoamentos nos hábitos de higiene, baixando os índices  gradativamente doenças causada ausência desse cuidado, e esse processo começa desde no inicio da vida de um ser humano. Onde vamos estudar um pouco mais sobre a higiene  na educação infantil.

   O aprendizado da higiene infantil é necessária para que a criança seja incentivada a uma rotina para estar fazendo a higiene  de modo certo, até ela poder  estar apta para fazer isso independente, por isso é necessário a que os  pais juntamente com a da escola trabalhe esses hábitos juntos.

  Isto é, os  hábitos e as manias que as crianças  têm em casa são repetidos nas instituição infantil  em que estuda, como por exemplo a higiene de escovar os dentes, lavar a mão, entre outros e, por esse motivo, é importante que os hábitos de higiene que as mesma tem casa seja repetido  na creche ou na pré escola, incentivando-as,  conforme os autores Prates e Oliveira(Pg39 Ano 2001),diz referente a rotina da higiene, “Saúde é movimento, é ação. Por isso, falar sobre saúde nas instituições de Educação Infantil implica promover ações de higiene, prevenção de doenças e de acidentes e a realização...”

  Nas instituições de Educação Infantil é possível observar que cada criança vem de lugar diferente, alguns mais favorecidos e outros menos. É dever de um educador infantil fazer com que todas as crianças aprendam os hábitos e práticas da higiene no inicio da Educação Infantil de forma lúdica e que de prazer as crianças assim incentivando a cada uma a se conhecer e cuidar do próprio corpo.

Sabemos que muitas doenças são causadas pela má higiene, e para promover as crianças esse cuidado com a higiene e saúde saudável é preciso que o educador tenha o conhecimento, pois é necessário que a criança tenha o entendimento cientifico pelo seu próprio corpo e do ambiente em que vive. É importante sempre promover essas ações de higiene que proporcionem todas as crianças os essenciais saberes para se cuidar dentro e fora do âmbito escolar, mostrando que tendo os cuidados corretos cada uma estará se prevenindo de algumas doenças que são causadas por essa falta. A higiene pessoal além de ser uma exigência social é uma condição de saúde melhor, certas partes do nosso corpo exigem um cuidado mais especial pois são mais expostos a poeira ou entram em contatos com objetos infecciosos. Quando a criança perceber o quanto a higiene e o cuidado com a saúde são prazerosos com certeza irá colocar esses cuidados dentro de seu cotidiano e sempre estará motivado a colocar essa prática no dia a dia.

Isso faz um dos motivos a suma importância do conhecimento do professor, para que possa estar transmitindo e ensinado as as crianças o quão é importante o higiene para a saúde de cada uma, de modo que entendam e coloque em pratica,  através da metodologia que o professor coloca em sala de aula, buscando  atividades divertidas para que não ocorra uma rotina monótona e sem graça deixando que as crianças perca o interesse.

 “Os professores devem avaliar o potencial pedagógico das brincadeiras e buscar os recursos para ajudar as crianças a obterem informações sobre tópicos relacionados a elas.” (Saracho e Spodek. Pg225/ Ano 1998)

Deste modo as brincadeiras e seus derivados são muito importantes para a criança, onde  tem sido parte dos programas da educação para a infância no âmbito escolar, pois são elas que resultam de forma educativa e que ajudam no desenvolvimento das nossas crianças. Assim, as crianças adquirem um maior entendimento das propriedades dos objetos e a ter habilidade especifica de observação e orientação. E dentro dessas brincadeiras as crianças pode ter um conhecimento sobre o seu próprio corpo e uma higiene saudável e como usar essa pratica saudável diariamente, pois, a para as crianças a brincadeira é experimentar, relacionar, imaginar, expressar, compreender, confrontar, é negociar e se transformar, é de extrema importância no desenvolvimento e aprendizagem da criança não só dentro da escola, mas também fora, pois facilita a construção da reflexão, da autonomia de cada uma e da criatividade.

O papel do professor de educação infantil, na brincadeira é muito importante na estruturação, na intervenção, na observação, no favorecimento do brincar da criança na escola. A brincadeira é sem dúvida uma ação educativa para infância e deve ser considerada com todos os seus atributos. O educador deve proporcionar o brincar todos os dias, em formatos diferenciados e de forma livre ou dirigida por ele, observando e participando sempre de todas as atividades com a criança. O potencial pedagógico das brincadeiras é o fio condutor para que a criança tenha uma boa aprendizagem e facilita obterem informações relacionadas a elas, Relacionando assim varias interações e desenvolvendo diversas formas de conhecimento, usando vários recursos educativos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (106.6 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com