TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos E Importancia Da Logistica

Artigos Científicos: Fundamentos E Importancia Da Logistica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2014  •  1.025 Palavras (5 Páginas)  •  666 Visualizações

Página 1 de 5

3. Fundamentos e Importância da Logística

Na logística É comum abordar a importância desta ciência somente no que diz respeito à situação empresarial de transporte, mas ela vai muito além disto, a logística, é uma ciência globalizada, e está em permanente evolução, e cada vez mais as empresas procuram criar vantagens competitivas através da logística.

Até pouco tempo, as empresas não focavam suas atenções na logísticas, mas sim no marketing, finanças e produção, só que elas perceberam que para alcançar o sucesso, elas deveriam investir na logística, que estuda todas as atividades do fluxo físico, e informacional desde a aquisição dos produtos, até o cliente final.

No caso da Universal Armazéns, sua logística é focada no transporte aduaneiro, e armazenagens de produtos.

Transporte

Falando sobre o transporte, que é uma das principais funções logísticas. Além de representar a maior parcela dos custos logísticos na maioria das organizações, tem papel fundamental no desempenho de diversas dimensões do Serviço ao Cliente

Na Logística às dimensões de tempo e utilidade de lugar são as principais funções, logo cumprindo seu objetivo, que é o produto certo, na quantidade certa, na hora certa, no lugar certo ao menor custo possível, mas para isto as empresas devem realizar investimentos em tecnologia de informação, que tem como objetivo fornecer às empresas melhor planejamento e controle das operações.

Já o transporte aduaneiro, tem um regime especial que permite o transporte de mercadorias, sob controle aduaneiro, de um ponto a outro do território, com suspensão de tributos. Sua natureza econômica decorre do fato de a mercadoria transitar de um ponto a outro do território aduaneiro, sem integrar a riqueza nacional ou para ela contribuir, em virtude da suspensão da exigibilidade tributária por tempo determinado.

O trânsito aduaneiro possibilita a interiorização das atividades aduaneiras que seriam realizadas nas repartições de fronteira, proporcionando a diminuição de trabalho dessas repartições e desafogando, assim, a zona primária.

As modalidade de transporte aduaneiro são: - transporte de mercadoria procedente do exterior, do ponto de descarga no território aduaneiro até o ponto onde deva ocorrer outro despacho;

- transporte de mercadoria nacional ou nacionalizada, verificada ou despachada para exportação, do local de origem ao local de destino, para embarque ou armazenamento em área alfandegada para posterior embarque;

- transporte de mercadoria estrangeira despachada para reexportação, do local de origem ao local de destino, para embarque ou armazenamento em área alfandegada para posterior embarque;

- transporte de mercadoria estrangeira de um recinto alfandegado situado na zona secundária a outro;

- passagem, pelo território aduaneiro, de mercadoria procedente do exterior e a ele destinada;

- transporte, pelo território aduaneiro, de mercadoria procedente do exterior, conduzida em veículo em viagem internacional até o ponto em que se verificar a descarga; e

- transporte, pelo território aduaneiro, de mercadoria estrangeira, nacional ou nacionalizada, verificada ou despachada para reexportação e conduzida em veículo com destino ao exterior.

Lembrando que o transporte de mercadorias em operação de trânsito aduaneiro pode ser efetuado por empresas transportadoras, previamente habilitadas, em caráter precário, pela Secretaria da Receita Federal.

Armazenagem

A Universal trabalha com armazenagem gerais e alfandegários.

Armazém Alfandegado:

Regime Comum na Importação: No regime comum de importação de mercadorias ocorre, via de regra, o pagamento de tributos. Entretanto, devido à dinâmica do comércio exterior e para atender algumas peculiaridades, o governo criou mecanismos que permitem a entrada ou a saída de mercadorias do território aduaneiro com suspensão ou isenção de tributos.

Exportação / Exportação Temporária: Exportação Temporária é o regime aduaneiro que permite a saída de mercadorias do País, com suspensão do pagamento do imposto de exportação, condicionada ao seu retorno em prazo determinado, no mesmo estado em que foram exportadas.

Depósito Alfandegado Certificado:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com