TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

:Fundamentos Histórico E Teórico-Metodológicos Do Serviço Social

Pesquisas Acadêmicas: :Fundamentos Histórico E Teórico-Metodológicos Do Serviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  802 Palavras (4 Páginas)  •  418 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação à Distância

3º Semestre - Serviço Social

Disciplina:Fundamentos Histórico e Teórico-Metodológicos do Serviço Social

Discentes:

Karina Nunes Sampaio RA: 353259

Nadiege Torres Ribeiro RA: 357606

Patrícia de Brito Paim RA: 371823

Profª Ma. Laura Santos

Aquidauana, 14 de Março de 2013.

Introdução

Em sua trajetória histórica, o Serviço Social não pode ser

visto deslocado do contexto sócio-econômico em que se insere.

Coerentemente com essa expectativa, levantamos algumas

características essenciais do contexto, na perspectiva de que

possam ajudar a explicar as configurações assumidas pelo Serviço Social

concepção/definição do Serviço Social

em uma perspectiva histórica e teórica, levando em conta o contexto

em que foi formulada e seus pressupostos. Tem como objetivo contrapor,

de forma crítica, os enunciados discursivos sobre a profissão, sem

nenhum propósito evolutivo ou exaustivo

O Brasil passou por um Regime Militar que foi no período de 1964 à 1985 que foi concretizado pela falta de democracia, suspensão dos direitos constitucionais, censura, concentração de renda, pensamentos capitalistas, perseguição política e repressão a todos que eram contra o regime militar.

O movimento de Reconceituação do Serviço Social nasceu no período da Ditadura Militar, no ano 1964 o Presidente João Goulart apresentou um projeto de reformas econômicas e sociais que planeja garantir melhoras de condições de vida nas diversas camadas populares, porem sua estratégia não tinha o objetivo de quebrar a hierarquia de classes, este processo de reforma aborreceu os conservadores capitalistas que tinham medo que a nação vivenciasse um regime socialista, assim providenciaram a derrubada de João Goulart por meio de um Golpe Militar.

As circunstancia da sociedade brasileira no período do regime militar e apresentações da política social remetem o Serviço Social a assumir uma pratica com tendências modernizadoras visando ações profissionais modernas, assim com essas mudanças na postura da pratica do Serviço Social foi marcada o inicio do Movimento de Reconceituação do Serviço Social no Brasil que após ocorreu a Renovação do Serviço Social, este processo de renovação assume três pontos; A Perspectiva Modernizadora, Perspectiva de Reatualização do Conservadorismo e Perspectiva da Ruptura. Com isso os Assistentes Sociais começaram a desenvolver um processo de discussões na busca de um novo perfil profissional e de uma identidade com as classes trabalhadoras. A formação profissional do Assistente Social é guiada pela eficiência e modernização do produto, sendo fundamental o planejamento, a coordenação, a administração, a capacitação profissional para a atuação em equipes inter profissionais. A Reconceituação possibilita tentar compreender as relações entre serviço Social e sociedade. A partir das definições que são fundamentais para a formação de Assistentes Sociais realizou-se os seminários que trataram da Teorização do Serviço Social.

Os Seminários de Teorização do Serviço Social tinham por finalidade o estudo do Serviço Social nos seus aspectos teóricos e práticos para avaliar o progresso feito no sentido de um caminhar para a cientificidade.

Durante a Ditadura Militar foram realizados dois seminários de Teorização do serviço Social, o seminário de Araxá e o seminário Teresópolis.

O primeiro Seminário foi realizado em Araxá (MG) no período de 19 á 26 de março de 1967. O documento de Araxá trata de níveis da micro-atuação e da macro-atuação do Serviço Social, foi elaborado por 38 Assistentes Sociais. O nível de micro-atuação discute a pratica profissional voltada para a prestação de serviços diretos. O Serviço Social dispõe de uma metodologia de ação que utiliza diversos processos, que são os processos de caso, grupo, comunidade e trabalho com a população. Na macro-atuação, o Serviço Social esta voltada para a política e o planejamento.

No documento de Araxá demonstra importante discussão que diz respeito a pratica institucionalizada do Assistente Social contemplando a ruptura do tradicional e a busca pela renovação em suas tensões, porque se não tinha embasamento teórico, era movido pelos eixos da ajuda, precisava-se pensar uma proposta de um processo de renovação do Serviço Social. Foi discutido a necessidade de criação de uma nova metodologia para o Serviço Social voltada a realidade brasileira, discutindo a pratica e a metodologia.

Ao contrario do Seminário de Araxá, o Seminário de Teresópolis não produziu um documento final e o Centro Brasileiro de Cooperação e Intercâmbio de Serviços Sociais, a instituição responsável pelo evento, publicou os relatórios de cada grupo separadamente.

O Seminário de Teorização do Serviço Social realizado em Teresopolis (RJ) foi uma continuidade do Seminário realizado em Araxá, mais um seminário para estudar a metodologia do Serviço Social. O Seminário de Teresopolis foi realizado em 1970 reuniu 35 assistentes sociais, que divididos em dois grupos inseriram a metodologia empregada dentro de um esquema cientifico e introduziram algumas mudanças na terminologia tradicional.

Conclusão

Referências Bibliográficas

MONTAÑO, Carlos. A natureza do Serviço Social; São Paulo: Ed. Cortez, 2009. p. 69-92; 194-200.

OMENA, Valéria Coelho de. O Serviço Social na sociedade capitalista: o debate entre as perspectivas conservadora e histórico-crítica. Disponível em: < http://pt.scribd.com/doc/14987845/O-SERVICO-SOCIAL-NA-SOCIEDADE-CAPITALISTA-O-DEBATE> Acesso em: 12 de jun. de 2012.

...

Baixar como  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »