TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Históricos E Teóricos - Metodológicos Do Serviço Social

Ensaios: Fundamentos Históricos E Teóricos - Metodológicos Do Serviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/10/2013  •  3.111 Palavras (13 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 13

A modernização e o Serviço Social no Brasil

O marco do Serviço Social nos pais se deu pelo processo de industrialização o crescimento populacional na área urbana devido ao êxodo rural e imenso processo de mecanização nos meios de produção.

E com a vinda das indústrias cresceu o numero de operários em busca de saláriose condições de vida, mais quando chegaram se depararam com um cenário nada favorável, já que eram explorados incansavelmente pelos seus patrões que visavam cada vez mais lucros, estavam cegos e sedentos por capital.

O filme Tempos Modernos retrata bem a situação do proletariado em seu cotidiano exaustivo sem direitos alguns, tinha que trabalhar por migalhas e quanto mais fazia mais queriam seus patrões.

Nesse filme podemos observar também que eles enfatizam bem o uso do relógio “tempo é dinheiro” e quanto menos o operário ficasse parado melhor foi quando inventaram uma maquina para que o operário pudesse comer trabalhando e assim aumentando sua produtividade. Mas com o desgaste físico o operário adquiriu uma doença e foi afastado do cargo.

O retorno do operário foi frustrante, pois a cidade se encontrava em crise e como ele não possuía nenhuma qualificação se viu completamente desamparado e desempregado.

O trabalhador sem instrução nenhuma não sabia como fazer o trabalho estabelecido em seu novo emprego eera incapaz de trabalhar com raciocínio, só sabia cumprir as ordens a ele direcionadas, sem saber direito oque fazer isso trouxe desastrosas conseqüências.

Podemos observar que no filme ele enfatiza que todo operário é irresponsável, vadio e negligente. Essa hipótese foi ilustrada pelo protagonista do filme já que no primeiro dia de trabalho de vigia ele aproveitou para comer e se divertir na loja.

Nesse filme o operário não passa de uma peça de produção da maquina seus interesses pouco importam e seus direitos menos ainda.

E onde entra o Serviço Social?

Nesse Cesário de revoluções sugiram as bases do Serviço Social que já estava há tempos a serviço da burguesia, recebendo influencias das doutrinas sociais desenvolvidas pela igreja Católica.

Em principio o Serviço Social serviu burguesia, que utilizou os primeiros profissionais da área para amenizar os conflitos entre a classe operaria.

No principio tinha caractere filantrópico sem perfil profissional e durante muito tempo assim se manteve aderindo os dogmas da igreja que deu um aspecto “humanista “a profissão”“.

O perfil do serviço Social aqui na América não era o mesmo da burguesia européia. Este por sua vez teve as suas formulações vinculadas ao pensamento sociológico-conservador, que também se atrelou a doutrina social da Igreja Católica.

É importante sabermos que as duas primeiras décadas do século XX foram caracterizadas por intensos conflitos travados entre a organização política sindical dos trabalhadores as forças constitutivas do capitalismo monopolista.

Vários movimentos surgiram dentre eles vamos destacar o das mulheres que se espalhou em vários países da Europa. O movimento das mulheres desencadeou na Europa no final do século XX ampliando no inicio do século XX e contribuiu de forma decisiva para o processo de profissionalização para o processo de profissionalização do Serviço Social.

E agora eu lhes pergunto para que serve o Serviço Social?

Vamos aprender primeiro oque é “questão social”:O processo de urbanização e industrialização deu origem ao empobrecimento da classe operária, e acabou por conscientizá-los das condições em que trabalhavam, onde a questão social acabou atingindo contornos problemáticos, em especial para a sociedade burguesa, que recorreu à implementação de políticas sociais.

A atual questão social refere-se à ampliação do trabalho na sociedade capitalista começando pela degradação do trabalho, a perda e o desaparecimento de muitas categorias e postos de trabalho, e isso ocorre quando o estado passa a se retirar do campo social com cortes, privatizações e etc.

A questão social é muito vinculada com a desigualdade social, e essas questões acabaram propiciando a criação do Terceiro Setor na sociedade, a fim de fazer programas e projetos para auxiliar os necessitados e também auxiliar nos pedidos por mudanças na política. Um profissional que lida diretamente com as questões sociais é o Assistente Social, que trabalha nesta tensão entre produção da desigualdade e produção da rebeldia e da resistência.

O serviço social é uma profissão de curso superior cujo objeto de intervenção é as expressões multifacetadas da questão social. Têm contribuições da sociologia, psicologia, economia, ciência política, antropologia, ética. O Serviço Social é uma profissão de caráter sócio-político, crítico e interventivo, que se utiliza de instrumental científico multidisciplinar das Ciências Humanas e Sociais para análise e intervenção nas diversas refrações da “questão social”, isto é, no conjunto de desigualdades que se originam do antagonismo entre a socialização da produção e a apropriação privada dos frutos do trabalho.

Charles Chaplin- Tempos Modernos

A mudança tratada por Martinelli significou um grande marco na profissão do Assistente Social, é a ruptura do Serviço Social, com suas próprias origens burguesas, tornam-se assim uma profissão reconhecida.

A palavra mudar, podemos partir do ponto de vista de transformar algo, mudar sua visão. Diante de situações cotidianas, buscando alternativas para o enfrentamento dos desafios expostos em nossa realidade e sociedade.

Mudar nos faz permitir também mudança de atitude, obter uma visão mais ampla sobre o que desejamos. Mudar engloba todos os sentidos do ser humano, pois a iniciativa para que ocorra mudança deve ser principalmente do indivíduo.

Maria Lucia Martinelli descreve as situações da mudança, das relações, entre os tipos de trabalhos e sistemas de trocas, vemos que algumas mudanças são necessárias, mas também, apresentam várias conseqüências.

A prática do Serviço Social era uma expressão do poder hegemônico da classe dominante, sua identidade era aquela atribuída pela burguesia. Neste sentido surgem as questões sociais: um deles o desemprego.

A questão do desemprego é com toda certeza uma questão social, são vários fatores que corresponde a essa situação, a falta de investimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com