TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos de gestão e contexto organizacional

Relatório de pesquisa: Fundamentos de gestão e contexto organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/9/2014  •  Relatório de pesquisa  •  5.632 Palavras (23 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 23

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

Curso CST em Gestão de Recursos Humanos Período Letivo 2014

Semestre 2º Sem Disciplina Processos Gerenciais

Nome Tutor Presencial Ademir Cavalheiro Leite

Nome Professor EAD Prof. Thais Lopes de Souza

Título Relatório sobre Processo Administrativo

Nome Aluno(a) João Ferreira de Almeida Neto RA 9652523834

Nome Aluno(a) Marco Antonio RA

Nome Aluno(a) Thiago Sousa RA

Nome Aluno(a) Marcelo RA

Nome Aluno(a) RA

PÓLO Sobradinho/DF - Turma 5ª Feira Sala 17

João Ferreira de Almeida Neto

Marco Antonio

Thiago Sousa

DESAFIO DE APRENDIZAGEM

Professor EAD: Prof.

Tutor Presencial : Thais Souza

Professor tutor à distância: Ademir Cavalheiro Leite

Trabalho apresentado ao Curso de Graduação em Tecnologia em Recursos Humanos da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito para a obtenção de conhecimento e atribuição de nota da disciplina Processos Gerencial.

Sobradinho – Brasília/DF

2014

INTRODUÇÃO

Abordaremos a respeito do surgimento e evolução da teoria administrativa, falaremos sobre o planejamento como uma das principais funções do administrador, dentro do Processo Administrativo, procurando identificar o propósito e as dimensões da Organização. É fundamental, também, compreender a Direção como função do administrador e sua importância para as demais funções do Processo Administrativo e o Controle como uma função administrativa.

Destacamos a importância do administrador como agente ativo, no processo de busca pelo sucesso da organização, como possuidor de um conjunto de competências e habilidades s que são essenciais para o exercício da profissão.

2.1 Fundamentos da Administração e Contexto Organizacional

Assunto Definição 1 (PLT) Definição 2 : Administração-Princípios e Tendências – Francisco Lacombe Definição 3 : Fundamentos de Administração – Antonio Cesar Amaru Maximiano Definição Pessoal do grupo

Empresa

São instituições sociais que a criatividade e engenhosidade humana construíram.

Grupo de pessoas que se constitui de forma organizada para atingir objetivos comuns.

É um sistema de trabalho que transforma recursos em produtos e serviços. É um sistema aberto e dinâmico, onde as pessoas interagem entre si para a consecução de um fim comum.

Administrador É o condutor do negócio e o navegador em um oceano de oportunidades e ameaças que constituem o entorno do negócio. É a pessoa que sabe tomar decisões, que sabe obter resultados por meio de terceiros do desempenho da equipe que ele supervisiona e coordena. São as pessoas responsáveis pelo desempenho de ouras pessoas, que forma sua equipe, e sobre essa equipe também têm autoridade. É a pessoa responsável por obter resultados pelo desempenho de outras pessoas e é responsável pela supervisão destas pessoas.

Ambiente Empresarial O ambiente representa todo o universo que envolve externamente a empresa; é tudo aquilo situado fora dela.. É a própria sociedade que, por sua vez, é constituída de outras empresas e organizações, clientes, fornecedores, concorrentes,agências reguladoras etc. Ambiente representa um conjunto de variáveis que influencia o seu desempenho e a empresa pouco ou nada pode fazer para alterá-lo. O Ambiente Empresarial é composto por forças e instituições externas a ela que pode afetar o seu

desempenho São variáveis externas que influenciam o desempenho da empresa, ou seja, são as empresas concorrentes, os clientes, fornecedores, etc.

Estratégia Empresarial Constitui o conjunto de objetivos e de políticas principais capazes de guiar e orientar o comportamento global da empresa no longo prazo, em relação ao seu ambiente externo. Constitui o planejamento, os caminhos a serem percorridos e os objetivos a serem atingidos. É um plano, ou curso de ação, que estabelece as formas de competir ou de realizar a missão, as prioridades, a alocação de recursos e os objetivos de longo prazo da organização. É um processo gerencial que diz respeito à formulação de objetivos para a seleção de programas e sua execução levando em consideração as condições internas e externas da empresa.

2.2 Processo Administrativo: planejamento

O planejamento representa a primeira função administrativa por ser a que serve de base para as demais funções. É a função administrativa que determina quais são os objetivos a serem atingidos e como fazer para alcançá-los da melhor maneira possível.

Neste trabalho falaremos do planejamento e seus diferentes níveis organizacionais de maneira apenas conceitual, o que também nos mostra a importância do planejamento para o sucesso das organizações. Em seguida faremos uma análise dos artigos dos professores:

Roberto Shinyashiki ( Veja o Futuro antes dos Outros) e Paulo Barreto dos Santos (O Desafio do administrador do Futuro), artigos atuais e importantes.

PLANEJAMENTO

O planejamento representa a primeira função administrativa, por ser exatamente a que serve de base para as demais funções, como organização, direção e controle.

O planejamento é portanto a função administrativa que determina antecipadamente quais são os objetivos que a empresa quer atingir e o que e como se deve fazer para alcançá-los com o mínimo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.4 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com