TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Física Geral e Experimental

Por:   •  22/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.008 Palavras (9 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 9

FACULDADE PITÁGORAS

 CAMPUS BARREIRO

                                                   Daniel Henrique de Castro  (Mecânica)

                                                   Cleicyelle Pierre Souza (Produção)

                                                   Fabíola Cardozo Neves (Minas)

    Jefferson Luiz Ferreira De Melo (Civil)

FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL: Energia

CÁLCULO DO MOMENTO DE INÉRCIA DE UMA POLIA

BELO HORIZONTE 2019

                                                   Daniel Henrique de castro

                                                   Cleicyelle Pierre Souza

                                                   Fabíola Cardozo Neves

    Jefferson Luiz Ferreira De Melo

Relatório da Aula prática Momento de Inércia Máquina ATWOOD

Trabalho de física realizado em laboratório dia        28/03/2019, coordenado pelo professor Guilherme Eleutério da Silva, tutor da Disciplina de Física Geral e experimental Energia na faculdade Pitágoras.

 

Belo Horizonte 2019

RESUMO

Aula prática elaborada em laboratório, no qual será apresentado a seguir o experimento contemplando a verificação de grandezas físicas como aceleração angular, linear, tensões, momento de inércia de uma polia e torque da matéria de Física geral me experimental: Energia. O experimento proposto foi realizado em uma máquina de Atwood, foram utilizados todos os materiais cabíveis para realização do experimento. Sendo eles, barbante, polia, duas massas diferentes, fita métrica, régua magnetizada, paquímetro e o auxílio de um cronometro para a medição do tempo.  

                                                     

SUMÁRIO

  1. Introdução Teórica
  2. Objetivo
  3. Parte experimental
  4. Resultados e discussões
  5. Conclusões
  6. Referencias  

   1. INTRODUÇÃO TEÓRICA

Este relatório consiste em apresentar e diferenciar os tipos de movimento de um determinado corpo. Atentando que as informações foram colhidas em laboratório oferecendo assim um estudo mais especifico sobre o assunto, que contribui de forma clara e objetiva, para o aperfeiçoamento e maior aproveitamento de aprendizagem na disciplina de física geral e experimental.

A Inércia é uma grandeza Física também associada à rotação, sendo nomeada de momento de inércia. Sendo um corpo com determinada massa que apresenta a tendência em permanecer em seu estado inicial de movimento com uma velocidade constante, que também pode ser zero, ou seja, tendo a ficar estático a não ser que outra força atue sobre ele. Pode ser citada também como importante grandeza, está ligada diretamente a segunda lei de Newton, quando aplicamos uma mesma força em dois corpos de massas diferentes observamos que elas não produzem aceleração igual. A segunda lei de Newton diz que a força e sempre diretamente proporcional ao produto da aceleração de um corpo pela sua massa.

O experimento proposto visa a observar a duração de tempo para percorrer determinada altura (0,40 cm), e observar caso o experimento não se realize de acordo com o esperado, observar a aceleração de queda dos corpos envolvidos, valores de tensões nos barbantes, torque e momento de inércia da polia.

Utilizando as seguintes formulas:

Aceleração =     a=2*h/t2

Tensão = fr=m*a

Torque = t=ti*r

Momento de inércia =i=Tres/ α

2. OBJETIVO

Estudar o movimento obtido na máquina de Atwood, Fazendo medições reais, como tempo decorrido pela massa em um determinado espaço e calcular o momento de inércia da polia e o seu torque a partir das medições encontradas em laboratório.

3. PARTE EXPERIMENTAL 

3.1 Materiais utilizados 

  • 01 Polia 
  • 01 Barbante 
  • 01 Cronômetro 
  • 01 Fita métrica 
  • 02 Massas diferentes
  • 01 Balança 
  • 01 Maquina de Atwood 

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6]

3.2 Procedimentos

Parte 1: medições

  1. Foi fornecido pelo professor 2 massas de pesos diferentes para que pudéssemos elaborar o experimento, as massas foram pesadas uma a uma em uma balança para identificação de peso e também obter os dados para assim efetuar os cálculos  .
  2.    Foi ajustada a maquina de Atwood a régua magnética e a fita métrica de forma que conseguíssemos observar a distancia de 40 cm.
  3. Foram medidos 3x o tempo através do cronometro, destes três tempos para minimizar os erros foi extraído uma media para ser utilizado nos cálculos.

Parte 2: experimento

  1. As massas foram montadas em dois grampos específicos para a execução do experimento e eles estavam acoplados no barbante.
  2. A polia já faz parte da maquina de Atwood já estava posicionada, ela recebeu o barbante com as duas massas especificas, enquanto isso um integrante do grupo segurava a massa no 0 da medida dos 40 cm e um outro tentava deixar ela o mais aprumada possível para evitar o atrito das massas e assim ocasionar erro nos cálculos  e um terceiro integrante ficou incumbido de manusear o cronometro no momento ideal para assim minimizar erros de tempo.
  3. Na execução o primeiro integrante libera a massa o segundo segura a fita métrica também no 0 e o terceiro integrante ligando o tempo de queda na massa no zero e pausando no 40cm.

4. Resultados e discussões

4.1 massas escolhidas 

                 KG

M1

0,05

M2

0,023

                                                                                                                                

                                                                     M1          /          M2[pic 7]

    4.2  Ajuste da maquina 

A maquina foi ajustado de forma a ficar fácil a visualização da distancia de 0 a 40 cm.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (370.7 Kb)   docx (207.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com