TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO AMBIENTAL

Por:   •  11/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.553 Palavras (7 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 7

1- Identificação:

1.1 – Local de estagio – UNAIC - União Associações Comunitárias do interior de Canguçu.

1.2 – Período de Realização das atividades – 16 novembro á 27 novembro

1.3 Supervisor de Campo – Fernando Cardoso Hax

2- Canguçu, situa-se ao Sudeste do Rio Grande do Sul a 310Km de Porto Alegre (Capital do Estado) aproximadamente a 420 metros acima do nível do mar, possui uma estrutura territorial de 3.481km², divide em 05(cinco) distritos, paisagem montanhosa, típica de Zona Rural, 72,5% das pessoas vivem no interior, o município possui 12.305 propriedades rurais, 10.882 (92%) detém 50ha e ocupa 47,8% da área agrícola do município, A maioria da população e composta de pequenas agricultores empobrecidas. Em 1988, já existiam aproximadamente 50 associações e grupos comunitárias rurais, No dia 18/03/1988 as grupos e associações ligadas as igrejas criam a UNAIC (União das Associações Comunitárias do Interior de Canguçu) congregar, organizar e representar as associações comunitárias, integrando-os com os políticos e com os propostas de desenvolvimento regional sustentabilidade para a agricultura familiar organizando e autônoma,é dirigida exclusivamente por agricultores.

3- A UNAIC fornece aos pequenos agricultores associadas sementes crioulas de milho e feijão. Fornece também sementes de mamonas, resíduos geradas palha após o trilho, na parte industrial os técnicos fazem a separação das sementes conforme o tamanho dos grãos também gera resíduos que é levado pelos agricultores para colocar nas lavouras como fertilizante do solo. Os recursos orgânica, as lavouras que viram capoeiras são roçadas e deixadas sobre solo, assim Server para a fertilização do solo também. As ações são feitas através da conscientização para com os agricultores da importância da semente crioula e adubação orgânica para a saúde deles próprios e oportunidades de ações ambiental da importância desses agricultores se conscientizar da separação do lixo rural para com o meio ambiente onde eles vivem e que o destino final do lixo tem que ser adequado com o tipo de resíduo gerado, e que ser o lixo por atirado em qualquer lugar o prejuízo ambiental é grande e de todo o ser humano.

3. RELATO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO SUPERVISOR DE CAMPO

Elaboração de projetos

O engenheiro Agrônomo Fernando Cardoso Hax é responsável pela elaboração de projetos da UNAIC. Entre os projetos elaborados e em fase de aprovação e implementação encontram-se os seguintes projetos: instalação de uma agroindústria de cereais, construção e instrumentalização de um laboratório de sementes, instalação de uma unidade de beneficiamento de sementes, prestação de serviço de assistência técnica e extensão rural (ATER) e de transferência de tecnologia de produção de sementes crioulas para a nação africana no Benin.

Produção de Energias Renováveis

O Engenheiro Agrônomo Fernando Cardoso Hax é responsável pela supervisão da equipe técnica da UNAIC junto ao Projeto Produção de Energias Renováveis. O projeto está em fase de implementação, desenvolvendo-se junto a 1.500 agricultores familiares de 30 municípios do Sul do Estado, no cultivo de mamona e girassol, em parceria com os seguintes instituições EMBRAPA, EMATER, Universidade Federal de Pelotas, Fundação Universidade de Rio Grande, instituto Federal Sul Riograndense, Centro de Apoio ao pequeno Agricultor (CAPA), Federação dos Trabalhadores da Agricultura, Fundação Universidade de Rio Grande, Cooperativa Sul Ecológica. A Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária [FEPAGRO], Universidade Federal de Pelotas [UFPEL], Ministério do Desenvolvimento Agrário [MDA], tendo a Fundação de Apoio a Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário Edmundo Gastal [FAPEG] como Executora. O projeto visa além do cultivo de espécies voltadas para produção de óleo e álcool a produção de sementes e mudas para produção de energias renováveis e a capacitação de agricultores em gestão associativas e cooperativas.

Gerenciamento do Projeto CPORG – Banco Comunitário de Sementes de Adubação Verde.

O Engenheiro Agrônomo Fernando Cardoso Hax é responsável pela supervisão da equipe técnica da UNAIC, responsável por planejar e organizar as reuniões com a s famílias produtoras de semente para Adubação Verde3, onde são definidas as ações deste projeto e onde são repassadas informações técnicas sobre a produção de sementes dentre outros assuntos. Alem de três visitas técnicas individuais nas propriedades, essa visitas ocorrem , pós germinação, período de florescimentos, período de maturação, alem do acompanhamento nas trilhas e com processo de secagem. O projeto, que encontra-se em uma fase inicial é composto de 4 agricultores familiares que produzem as seguintes plantas Crotalaria juncea, Feijão guandu e Mucuna Preta no verão e Tremoço branco, Ervilhaca e Aveia Preta de Inverno.

Programa de produção de sementes crioulas varietais

O Engenheiro Agrônomo Fernando Cardoso Hax é responsável pela supervisão da equipe técnica da UNAIC, responsável por planejar e organizar as reuniões com a s famílias produtoras de semente onde são definidas as ações do programa e onde são repassadas informações técnicas sobre a produção de sementes dentre outros assuntos. Alem de três visitas técnicas individuais nas propriedades, essas visitas ocorrem pós germinação, período de florescimento, período de maturação alem do acompanhamento nas trilhas e no processo de secagem. O programa, o qual é composto de 21 agricultores familiares produzindo 9 variedades de feijão, e 17 variedades de milho onde o agricultor é responsável pela produção das sementes respeitando a orientação técnica respresnt5ado por 3 visitas de campo, e a UNAIC se responsabiliza com a assistência transporte beneficiamento e comercialização.

Assistência Técnica aos Programas

O Engenheiro Agrônomo Fernando Cardoso Hax é responsável pela supervisão da equipe técnica da UNAIC na efetuação das seguintes ações de assistência técnica:

• Três visitas em cada produtor de sementes/bionerga, ou mais quando houver necessidade

• Secagem e beneficiamento das sementes

• Secagem e beneficiamento das oleaginosas;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (133 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com