TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DE CONHECIMENTO

Pesquisas Acadêmicas: GESTÃO DE CONHECIMENTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2014  •  4.463 Palavras (18 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 18

GESTAO DE CONHECIMENTO

ETAPA 1

A Gestão do Conhecimento, é uma disciplina que tem suscitado cada vez mais atenção nas últimas décadas, tendo originado inúmeros trabalhos de investigação e investimentos cada vez mais significativos por parte das organizações que reconhecem a sua crescente importância.

Utilizando a gestão do conhecimento a empresa diminui os gastos em produtos e começa a investir em capital intelectual, o que tem um melhor custo-benefício, pois o maior capital que a empresa possui é o conhecimento de seus colaboradores. Os colaboradores quando são ouvidos e podem dividir suas opiniões, se sentem valorizados e trabalham com paixão. Dessa forma o trabalho flui com maior eficiência, qualidade e dedicação.

A investigação na área da gestão do conhecimento está ligada a várias disciplinas, entre as quais, a gestão estratégica, a teoria das organizações, os sistemas de informação, a gestão da tecnologia e inovação, o marketing, a economia, a psicologia, a sociologia, etc.

A Gestão do conhecimento possui ainda o objetivo de controlar, facilitar o acesso e manter um gerenciamento integrado sobre as informações em seus diversos meios. Entende-se por conhecimento a informação interpretada, ou seja, o que cada informação significa e que impactos no meio cada informação pode causar de modo que a informação possa ser utilizada para importantes ações e tomadas de decisões.

A economia da sociedade globalizada e interdependente traz mudanças radicais em termos do surgimento de uma nova sociedade, a sociedade da Era da Informação, que coloca o conhecimento como o ativo de produção mais importante do Terceiro Milênio.

FOINA, Paulo Rogério. Tecnologia de Informação: Planejamento e Gestão. São Paulo: Atlas, 2009 2ª. Ed.

Definição Gestão do Conhecimento.É o conjunto de processos e sistemas que permitem que o capital intelectual de uma organização aumente de forma significativa, mediante a gestão de suas capacidades de resolução de problemas de forma eficiente, com o objetivo final de gerar vantagens competitivas sustentáveis no tempo.É um processo sistemático de encontrar, relacionar, organizar, filtrar e apresentar a informação de maneira a melhorar a competência das equipes em áreas específicas.Seleciona, analisa e sintetiza criticamente ou de maneira inteligente e racional a grande quantidade de informação disponível, com o fim de que a empresa não tenha que estudar duas vezes um mesmo processo, e desta forma melhorar o rendimento organizacional e pessoal. Atraves de compartilhar e colaborar, aumenta-se a eficiência, produtividade e rentabilidade de uma organização, permite a utilização do capital intelectual da organização para gerar os serviços e os produtos necessários para contribuir ao aumento da competitividade de suas empresas clientes. É uma disciplina emergente.

Segundo Rezende e Abreu (2003),capital intelectual é a posse de conhecimentos, experiência aplicada, tecnologia organizacional, destrezas profissionais, um conjunto de ativos intangíveis. Isto é, é o conjunto de contribuições não materiais que se entendem como o principal ativo das organizações.

Fazendo uma comparação,verifica-se que Gestão de Conhecimento é tida como uma disciplina muito usada nos últimos tempos, e gera crescimento a olhos vistos em organizações que acreditam na sua importância. Serve para diminuição de gastos e investimento em capital intelectual,gera melhor custo beneficio,devido aos colabores serem o maior patrimônio da organização.Quando os colabores são ouvidos e tem suas opiniões divididas, a organização só tem a ganhar.

Tambem podemos dizer que é um com junto de processos em que o capital intelectual de uma empresa tende a aumentar,pois são usados conhecimentos variados que quando juntos,solucionam problemas de maneira eficiente,gerandodo vantagens competitivas.

Exemplo de uma empresa que se utilizou da gestão de conhecimento para gerar lucros.

De acordo com Jonas Liasch,professor do curso de ciências aeronáuticas da UNOPAR,os Motores de avião Pratt & Whitney estão constantemente transmitindo informações sobre o status de suas partes. No chão, em gravadores de dados com o fabricante, que constrói e mantém estes motores para empresas como a Delta Air Lines e United Airlines, capturar essas informações e compará-la com níveis ótimos, a fim de assegurar a saúde contínua dos motores. Fluxos de dados são disponibilizados em um flash através de um portal web. Mas como o fabricante descobriu, portais só são eficazes se entregar algo que os usuários querem.

Segundo Bethlem,vice presidente do Grupo Pão de Açucar,foram feitas alterações extras,o que resultou em aumento das areas de padaria e açougue.Alem disso,foram ampliadas varias áreas.Ele ressaltou que a empresa cresce a medida que investe nos colaboradores,ouvindo,acatando suas idéias,trabalhando em parceria.

a)Como favorecer a criação de conhecimento novo na empresa?

Precisamos conhecer as novas informações,uma nova era esta la fora,não estamos mais na era industrial,o conhecimento é novo,tudo é novo agora.Se formos comparar algumas empresas de 1960 e 2010, já veremos uma grande mudança.

b)Como fazer com que todos os colaboradores se apropriem deste conhecimento novo?

De acordo com o mercado que esta cada vez mais competitivo,as empresas estão fazendo com que seus colaboradores se adaptem ao novo conceito de que,estão com mais informações produzidas pela empresa,mais serviços,e gera no colaborador a vonatde de aprender cada vez mais,pois só assim terá um bom futuro dentro da empresa e ira contribuir para o crescimento e desenvolvimento da mesma.Eles acabam por armazenar,gerenciar,transformar seus conhecimentos e usam em beneficio próprio e da empresa também.Mas vale dizer que é valido apenas para quem estiver interessado em crescer em conhecimentos.

c) Como reter o conhecimento do funcionário que se afasta da organização?Pode ser feito como uma boa saída,solicitar aos colaboradores mais velhos na empresa,que treinem os mais novos e em vários setores dentro da empresa (o grupo Pão de Açúcar se utiliza desta saída),assim quando um funcionario sai por algum motivo ou aposentadoria,terá sempre alguém com o mesmo conhecimento para que não haja uma queda de qualidade nos serviços prestados.

d) Descreva os quatro processos de conversão do Conhecimento — Processo SECI – e faça

um desenho ilustrativo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.1 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com