TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DE DESEMPENHO

Trabalho Escolar: GESTÃO DE DESEMPENHO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2013  •  4.438 Palavras (18 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 18

TÍTULO DO TRABALHO

Disciplina: Gestão de Desempenho

Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Tutora a distância: Joyce Huber

VALINHOS - SP

2013

INTRODUÇÃO

Esse trabalho tem por objetivo desenvolver os conceitos e os assuntos relacionados à Gestão de Desempenho de uma organização

Entre os assuntos abordados destacamos:

• As praticas de Gestão de desempenho;

• As funções da área de Recursos Humanos

• Métodos de avaliação de desempenho,

• Técnicas em gestão de desempenho.

Buscamos objetividade e ao mesmo tempo detalhamos o passo á passo para implantação de Gestão de Desempenho dentro da organização, elencando os principais pontos e mais importantes para obtenção de um resultado positivo e satisfatório.

Todas as etapas foram desenvolvidas com base na pesquisa realizada com a empresa Pisando nas Nuvens Comércio de Calçados e Couros Ltda,

DESENVOLVIMENTO

APRESENTAÇÃO DA EMPRESA ESTUDADA (Etapa 1)

Quando pensamos em gestão por competências logo fazemos a junção das duas palavras para criarmos um conceito para o tema-Gestão é a ciência que estuda e sistematiza as praticas usada para administrar. Competências é o conjunto, coordenações de conhecimento, habilidades e atitudes. Assim podemos conceituar gestão por competência como a administração do conhecimento, habilidades e atitudes através de atividades praticas e avaliações para descobrir e desenvolver as competências.

A gestão por competência cada vez mais se torna muito comum nas organizações, pelo fato de estarem se deparando cada vez mais com a necessidade de contratar e ate mesmo manter profissionais com o objetivos que eles realizem atividades da organização ajudando no alcançar dos objetivos.

E ao se deparar com situações como essa é que a organização juntamente com a área responsável maioria das vezes o RH precisam e devem realizar um planejamento e contrapartidas para realizar de maneira mais eficaz com menos erros e recursos, sejam eles financeiros ou humanos. Processos seletivos bem conduzidos para identificar e captar talentos com competências necessárias que atendem suas necessidades no momento e futuras. Mas para que isso não se torne uma bola de neve é de fundamental importância que a organização crie uma ação estratégica na Gestão de Pessoas.

Muitas das vezes a gestão por competências se torna um desafio para o RH. Pois ele será o responsável maior por desenvolver essas avaliações atividades com maior planejamento e contrapartidas para que sejam realizadas boas escolhas de candidatos, pois a organização ira ter desafios imprevisíveis onde confiaram nos talentos captados pelo RH para estar realizando resolução desses desafios de forma que não tenham muito impactos dentro da organização com um todo e principalmente nos seus colaboradores.

Para o RH realizar essa captação dentro do sistema de Gestão por competências eles podem utilizar um sistema muito tradicional composto pela seleção: recrutar, avaliar, contratar e integrar.

Captação que é desenvolver, treinar, preparar.

E a mais importante da Gestão de desempenho gerenciar e realizar Feedbacks, orientar.

Remuneração e recompensa: remunerar, reconhecer e recompensar.

Gestão de clima: pesquisar, a analisar e adequar.

Ao citar e esclarecer essas partes do sistema sinalizei um como o mais importante que é a gestão de desempenho por que é nele que você poderá gerenciar as competências e o CHA para poder desenvolver cada vez mais o profissional. O feedback é a essência da avaliação de desempenho do profissional dentro da organização. Além de ser uma ferramenta clara e objetiva é por ela que sabemos como estamos indo, no que posso melhorar o que eu não posso mais fazer. É dentro do feedback que podemos orientar o profissional na busca dos seus objetivos individuais ajudando a traçar sua linha horizontal de vida profissional na empresa lhe mostrando seus pontos fortes e identificando seus pontos fracos para serem melhorados.

Na avaliação de gestão por competências existem pontos fortes ser realizado durante o planejamento sendo o quadro de competências organizacionais aonde vai se encontrar as competências essenciais, distintivas, técnicas, e as de suporte. Essas competências ajudam na elaboração hierárquica do modelo de gestão que a empresa deseja seguir para realizar as atividades e avaliações desejadas. Também não deve se esquecer de realizar um levantamento de recursos que serão utilizados para o mapeamento de gestão por competências. É muito bom a empresa entender o que deve ser feito e como deve ser feito, para que sejam evitados maiores erros durante o planejamento e principalmente na execução onde erros podem fazer todo o processo de planejamento não seja valido.

Com todas as ferramentas e instrumentos disponíveis e bom planejamento a gestão de desempenho por competências é uma maneira auxiliadora de a empresa conhecer seus colaboradores e seus potenciais visando de maneira positiva o uso desses potenciais para crescimento da organização e do próprio profissional.

Em resumo, a Gestão por competências não é um roteiro a ser seguido, cada empresa realiza de maneiras distintas de acordo com o que ela necessita para realizar suas avaliações e até mesmo gerenciar os talentos dentro da empresa.

1.1- Descrição da empresa (passo 3)

Comércio de Calçados e Couros Ltda

Nome Fantasia “Pisando nas Nuvens”

CNPJ: 20.345.678/0001-50

Inscrição Estadual: 129654893

Endereço: Avenida: Joaquim Alves Correia, Nº1.000

Bairro: São Jorge

Cidade: Valinhos – SP

Cep: 13270-000

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.4 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com