TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DE PESSOA 1

Trabalho Universitário: GESTÃO DE PESSOA 1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2014  •  615 Palavras (3 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 3

1. Confira o conteúdo deste site http://www.fameg.edu.br/page.php?cod_pagina=719 Após análise e interpretação desta reportagem, e com base no estudo que fizemos sobre a importância dos aspectos na dimensão humana como equilíbrio da dinâmica das relações de trabalho, responda as seguintes questões:

A- Como a amizade entre colaboradores poderia contribuir para a superação dos problemas no âmbito profissional?

R: A amizade contribui muito para o clima organizacional da empresa, embora o clima organizacional seja algo abstrato, intangível, é possível identificar aspectos que denotam insatisfação e, com isto, podem ser localizados vários “sinais” que demonstram níveis de insatisfação dos colaboradores. Esses “sinais” fornecem parâmetros para a identificação das causas que mais estão afetando positivamente ou negativamente a empresa. Alguns desses sinais a amizade influencia diretamente os quais são:

Conflitos interpessoais e interdepartamentais- Esta é a forma mais aparente do clima de uma empresa. A intensidade dos conflitos é que demonstra, muitas vezes, um clima agradável ou tenso.

Turnover- As organizações sofrem um processo contínuo e dinâmico de renovação de seu quadro pessoal, por saídas voluntárias ou involuntárias.Desta forma a rotatividade não é uma causa, mas efeito de algumas variáveis externas e internas. E a amizade é um dos quesitos dessas variáveis internas.

Segundo Bom Sucesso (1997, p.36) A valorização do ser humano, a preocupação com sentimentos e emoções, e com a qualidade de vida são fatores que fazem a diferença. O trabalho é a forma como o homem, por um lado, interage e transforma o meio ambiente, assegurando a sobrevivência, e, por outro, estabelece relações interpessoais, que teoricamente serviriam para reforçar a sua identidade e o senso de contribuição.

“A confiança é a base de qualquer relação. E é sobre esse pilar que devemos construir o relacionamento com nossos colaboradores (BERNARDINHO, 2006, p. 52)

No ambiente de trabalho, as atividades são compartilhadas por duas ou mais pessoas. E,

para que essas atividades sejam executadas com sucesso, é preciso que haja confiança, uma boa comunicação, cooperação, respeito e amizade entre os membros do grupo. Essa relação provocará aumento de interação e cooperação, repercutindo favoravelmente nas atividades e, conseqüentemente, na motivação e produtividade do grupo.

Referência: http://www.fadepe.com.br/restrito/conteudo_pos/finacontro2_artigo.pdf

B - Qual é a sua opinião sobre o tema desta reportagem da Gallup? Argumente sua resposta com base no conteúdo estudado na disciplina.

R: Vivemos uma era que apresenta uma nova forma de trabalhar, de se relacionar em rede, e nesta nova realidade o conhecimento e a colaboração tornam-se peças essências. Como o conhecimento e a capacidade de colaboração estão nas pessoas, o desempenho organizacional e pessoal logicamente depende de quando essas pessoas expressam seus conhecimentos, habilidade, atitudes, pois é assim que elas geram suas competências.

A amizade é muito importante para a vida dos seres humanos, principalmente no ambiente de trabalho onde as pessoas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com