TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DE PESSOAS

Tese: GESTÃO DE PESSOAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2013  •  Tese  •  1.254 Palavras (6 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3

DESENVOLVIMENTO...........................................................................................4/5/6

CONSIDERAÇÕES FINAIS.........................................................................................7

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como finalidade mostrar todo conteúdo que foi trabalhado nas disciplinas de Gestão de Pessoas I / II e Responsabilidade Social e Ambiental, extraídos através de informações de uma grande empresa , que ao longo de muitos anos sofreu grandes mudanças e enfrentou várias dificuldades no âmbito comercial, pessoal e Social etc., mas atualmente possui uma infraestrutura que podem oferecer produtos e serviços que vão desde motores de avião, locomotivas e eletrodomésticos e atendem clientes de mais de cem países e empregando mais de 320 mil pessoas.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 – GESTÃO DE PESSOAS I:

Planejamento Estratégico da Organização – Uma organização deve por definição, funcionar organicamente, o que significa que seus objetivos devem determinar sua estrutura em vez de ser o contrario. Significa também que deve funcionar como uma comunidade e não como uma hierarquia. E oferecer a seus membros autonomia, juntamente com testes, oportunidades e recompensas, porque em ultima instancia uma organização será apenas o meio e não um fim. Como a realização e utilização plena do potencial de um individuo são as verdadeiras metas da organização, todas devem abrir espaço para o crescimento de seus membros e encontrar meios de dar a eles oportunidades de evoluir e desenvolver-se.

A GE Celma e o seu RH envolve todos os níveis da organização no desemprenho de plano de ações que contemple a participação de todos os colaboradores, algumas estratégias foram tomadas como: a)Atrair, reter e engajar profissionais com potencial de crescimento;

b)Identificar e desenvolver a próxima geração de líderes;

c)Acelerar a curva de aprendizado dos novos colaboradores;

c)Multiplicar e disseminar o conhecimento existente na companhia.

O papel do RH da GE Celma para enfrentar o seu forte crescimento, privilegia sempre que possível, o desenvolvimento interno do seu time, desta forma, as vagas são divulgadas internamente nos quadros de aviso e através de e-mail corporativo. Além disso, vagas que potencialmente podem ser ocupadas por outros colaboradores da GE de outras unidades de negócios também soa divulgados para todos os colaboradores através de um sistema mundial chamado COS-Career Opportunity System

Processo de Seleção – De acordo as necessidades, os candidatos são entrevistados pela área de recursos humanos e pela área requisitante e podem ser utilizadas dinâmicas de grupo e testes de conhecimentos específicos para posições que exigem nível superior. A empresa usa o método de avaliação, e aqueles colaboradores que se destacam nas avaliações são oferecidos de acordo as necessidades, promoções de cargo.

Processo de Remuneração – A empresa tem duas formas de remuneração, “fixa e Variável”. Todos os anos a empresa compra pesquisas salariais de consultoria de reme internacional e a cada 2 anos compra uma pesquisa customizada para os cargos específicos de sua área de atuação, com base nestas pesquisas são feitas revisões anuais nas faixas salariais. Existe também os benefícios que vão de Planos de saúde, odontológico, reembolso de medicamentos, plano de compra de ações da empresa, alimentação, seguro de vida , área de lazer e muitos outros.

A importância da Qualidade de vida no Trabalho reside no fato de que passamos em ambiente de trabalho mais de oito horas por dia, durante pelo menos 35 anos de nossas vidas, portanto os funcionários que possuem qualidade de vida na empresa são mais felizes e produzem mais, pois isto resulta em maior probabilidade de se obter qualidade de vida pessoal, social e familiar, embora sejam esferas diferentes e nelas se desempenhem papéis diferentes, o funcionário precisa de tempo para administrar suas várias carreiras como pais, mães, filhos, maridos esposas e cidadãos. As companhias certamente podem ajudar a manter esse equilíbrio.

2.2 GESTÃO DE PESSOAS II

A gestão de T&D na empresa é fundamental para se alcançar esses objetivos. Esse processo não tem nenhuma novidade, é só seguir corretamente a receita clássica: o seu planejamento, a sua organização, o seu controle, a sua execução (treinamento interno, externo, "in company" , em serviço, a distância etc.), e a sua avaliação. Sobre a avaliação é necessário enfocar a sua valiosa importância, pois é através dela que a empresa acompanha e comprova se o treinamento está sendo um investimento ou se está se perdendo em custo. Não me refiro aqui as avaliações de aprendizagem e de reação que também são importantes e necessárias, mas na avaliação de resultados em treinamento. Esse tipo de avaliação, embora exista desde 1959 ainda é pouco utilizada por ser considerada complexa demais. Na verdade é um tema empolgante, não existe fórmula mágica para se mensurar e acompanhar esses resultados, mas é plenamente possível se avaliar ou analisar o retorno do treinamento para a empresa através de metodologias que considerem aspectos tangíveis e intangíveis e que levem em conta a cultura da empresa e a sua disponibilidade de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com