TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DE PESSOAS

Trabalho Escolar: GESTÃO DE PESSOAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2013  •  1.374 Palavras (6 Páginas)  •  983 Visualizações

Página 1 de 6

• Pergunta 1

A 3M é uma companhia de base científica, líder em inúmeros mercados de atuação - de cuidados com a saúde e segurança no tráfego a produtos para escritório, abrasivos e adesivos. Está há 65 anos no Brasil e conta com cerca de 3800 funcionários.

O presidente da empresa revela que uma das maneiras de valorizar seus funcionários é por meio do mapeamento de competências. Para ele é fundamental que o colaborador se identifique com a empresa, mas também é ideal que ela o conheça bem. Por isso procuramos ter uma identidade com o funcionário, mapear suas necessidades e contribuir com o seu crescimento em nível hierárquico.

O diretor de RH no Brasil, José Fernando do Valle conta que a empresa tem um processo de avaliação para 100% de seus funcionários, que passam por um sistema de mapeamento de suas competências. Esse processo acontece desde 1988. Para o diretor, isso já faz parte do DNA da empresa e é uma das melhores maneiras de desenvolver talentos na equipe.(Fonte: Revista Liderança, set 2010)

Considerando que o mapeamento de competências tem sido uma iniciativa presente nas organizações, avalie as afirmações a seguir:

(I) Um dos objetivos do mapeamento de competências é identificar o gap, ou lacuna, de competências, ou seja, identificar a discrepância entre as competências necessárias para concretizar a estratégia corporativa e as competências internas existentes na organização.

(II) Entre

as estratégias que podem ser utilizadas para identificar as competências organizacionais e humanas, incluem-se a pesquisa documental, a coleta de dados com pessoas-chave da organização, as entrevistas, a observação, os grupos focais e o questionário estruturado.

(III) Para efetuar adequadamente o mapeamento de competências é necessário que a empresa treine seu quadro funcional para que desenvolva suas atividades e funções adequadamente.

Está(ao) correta(s) apenas a(s) afirmação(ões):

Resposta

Resposta Selecionada: a.

I e II

Resposta Correta: a.

I e II

Feedback da resposta: O processo de mapeamento de competências se propõe a orientar os esforços para planejar, captar, desenvolver e avaliar, nos diferentes níveis da organização (individual, grupal e organizacional), as competências necessárias à consecução de seus objetivos. Além da identificação das competências necessárias à estratégia organizacional, o mapeamento de competências pressupõe conhecer as competências internas já disponíveis na organização, com o propósito de identificar a lacuna entre as competências necessárias e as já existentes na organização. Por sua vez, o desenvolvimento de competências deve associar práticas formais, coordenadas por gestão de pessoas, às práticas informais, coordenadas pelos lideres de equipes e dependentes da inserção das pessoas no trabalho.

• Pergunta 2

Marcelo, Gerente do Departamento

Financeiro da empresa Circulo Ltda., recebeu a incumbência de escolher entre Jose e Nanci, dois de seus subordinados, aquele que seria promovido ao cargo de Supervisor do Setor Orçamentário da empresa. Alinhado às abordagens mais avançadas de gerenciamento de pessoas, Souza decidiu pela promoção de Nanci. Ela tem demonstrado ser proativa, possuir capacidade de liderança e de delegação, além de sólida formação acadêmica e habilidade interpessoal. Os insumos relevantes à tomada de decisão de Souza foram orientados para valorização do fator:

Resposta

Resposta Selecionada: d.

Competência.

Resposta Correta: d.

Competência.

Feedback da resposta: O novo modelo de gestão de pessoas traz uma mudança importante na forma de ver as pessoas. Privilegia o desenvolvimento, a capacidade da pessoa para assumir e executar atribuições e responsabilidades de maior complexidade. A pessoa é avaliada com base em sua capacidade de se entregar para a empresa que, de acordo com Fleury (2004) pode ser entendido como saber agir responsável e reconhecido, que agrega valor à organização, ou seja, com base na competência.

• Pergunta 3

A abordagem de competência e gestão de talentos no ambiente organizacional tem possibilitado o vislumbre de uma administração de recursos humanos estratégica. Apesar de ser um tema recente nas organizações, a gestão por competências já aparece como uma das principais referências nas atuais

práticas empresariais (RUAS et al.,2005). O conceito de competências admite análise em diversos níveis no contexto organizacional (essenciais, organizacionais, individuais). Nessa perspectiva, analise as afirmações a seguir.

I - As competências básicas são suficientes para garantir o diferencial competitivo.

II - As competências essenciais são a alma da empresa e, como tal, precisam ser partes integrantes do processo administrativo como um todo.

III - As competências funcionais são suficientes para garantir o diferencial competitivo.

IV - As competências básicas são aquelas características pessoais que favorecem o desempenho da atividade.

V - Quando um funcionário possui um elevado perfil de competências, demonstra as qualidades requeridas para levar adiante determinadas missões.

Está correto APENAS o que se afirma em:

Resposta

Resposta Selecionada: d.

IV e V.

Resposta Correta: b.

II e V.

Feedback da resposta: As competências organizacionais básicas garantem a sobrevivência da empresa no mercado, entretanto, não lhe conferem vantagem competitiva. Sem o domínio de competências básicas a empresa não consegue disputar níveis mais elevados de competitividade, por outro lado, as competências organizacionais seletivas permitem a diferenciação da organização perante seus concorrentes no mercado. A teoria das competências essenciais está baseada nas ideias de Hamel e Prahalad, que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com