TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DE PESSOAS

Projeto de pesquisa: GESTÃO DE PESSOAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2014  •  Projeto de pesquisa  •  4.949 Palavras (20 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 20

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3

ESTUDO DE CASO: USINA VISTA ALEGRE 4

A HISTÓRIA 5

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 6

MANTENDO AS PESSOAS 12

PLANOS DE AÇÃO 1 13

PLANO DE AÇÃO 2 18

PLANO DE AÇÃO 3 24

APRESENTAÇÃO 29

CONCLUSÃO 37

BIBLIOGRAFIA 38

INTRODUÇÃO

Os novos desafios de gestão de pessoas

Desafios? Quais são eles?

Hoje em termos de gestão de pessoas temos vários autores que defendem sua visão em relação a isso no qual cresce a cada dia.

“Conjunto de políticas e práticas definidas de uma organização para orientar o comportamento humano e as relações interpessoais no ambiente de trabalho”

Fleury.

“A gestão de pessoas pode ser entendida como forma que a empresa se organiza para gerenciar e orientar os colaboradores no trabalho a fim de ser alcançar os objetivos organizacionais e individuais”

Fischer.

Há tempos a gestão de pessoas tem sofrido várias mudanças e transformações pelo cenário competitivo que as empresas vêm enfrentando. Pressões pela redução de custos e pela inovação de novas linhas de produtos, visando a permanência da empresa no mercado, obrigando a gestão de pessoas a estruturar seus processos de forma a atender estrategicamente a essas novas demandas.

Diante desse cenário se faz necessário reavaliar as competências organizacionais e profissionais para que a vantagem em relação aos concorrentes seja maior e assim obtendo resultado da empresa.

No filme tempos modernos, vimos que na época não existia gestão de pessoas, até inclusive o filme foi uma forma de protesto pelo abuso da mão de obra, onde o empregador só visava o lucro e resultados e esquecendo-se das necessidades de seus colaboradores, pois era uma época onde o capitalismo e mostrava a realidade da indústria na década de 30.

Vimos que hoje as mudanças nas organizações são muito grande em relação ao filme tempos modernos, pois a empresa no qual quer atingir seus objetivos, não tem que pensar somente em seus resultados, mas sim em seus colaboradores no qual sem mão de obra não se tem resultado nenhum.

ESTUDO DE CASO: USINA VISTA ALEGRE

Usina Vista Alegre

Constituída pelas pessoas jurídicas Agrícolas Almeida Ltda e Agro Industrial Vista Alegre Ltda, localizada à Fazenda Vista Alegre, s/nº no Bairro do Pinhal, na cidade de Itapetininga/SP; possui entre seu portfólio de produtos:

Açúcar Cristal VHP

Açúcar que pode ser utilizado no consumo. Possui uma cor que de diferencia do açúcar cristal branco, pois é produzido sem a utilização de enxofre e cal.

Álcool Etílico Anidro Carburante – AEAC

Utilizado em mistura com a gasolina. Capaz de reduzir a poluição.

Álcool Etílico Hidratado - AEH

Usado em bebidas e para fins industriais.

Álcool Etílico Hidratado Carburante – AEHC

Produto renovável e limpo que contribui para redução do efeito estufa do planeta. Auxilia na diminuição da poluição do ar e minimiza impactos na saúde pública. O AEHC é utilizado em carros e possui água, cerca de 7%. Este alcoól não é utilizado como aditivo à gasolina.

Energia

Geração de Energia Elétrica: a Usina Vista Alegre reutiliza o excedente de bagaço da cana-de-açúcar como fonte de geração de energia, agregando valor a esse resíduo da cadeia produtiva do açúcar e etanol. A capacidade instalada de geração de energia é de 60MWH, onde parte é utilizada nos processos produtivos e o excedente comercializado conforme a demanda de bagaço de cana e em conformidade com os órgãos reguladores. Energia elétrica produzida através da Cogeração a partir da Biomassa da cana de açúcar, bagaço de cana e palha da cana.

A HISTÓRIA

Fundada em 17 de outubro 1980 pelo Comendador Manuel Rodrigues Tavares de Almeida a empresa ENGENHO DE AGUARDENTE VISTA ALEGRE LTDA. Com aquisição da fazenda Vista Alegre e do Engenho Vista Alegre e em 1.982, a fazenda São João, unificou assim as duas grandes áreas de cana-de-açúcar da região. Neste mesmo ano, fundou-se a Agrícola Almeida Ltda. Com investimentos em renovação e plantio de novas áreas de cana-de-açúcar, reformando, adaptando a unidade industrial e expandindo a produção de aguardente. Em 1.983, foi fundada a Agro Industrial Vista Alegre Ltda., seu novo parque fabril com capacidade inicial de moagem de 300 mil toneladas de cana-de-açúcar, dando inicio produção de álcool hidratado carburante.

Em 2.001, com uma produção de cana-de-açúcar estabilizada em 350 mil toneladas, surgiu a oportunidade de expansão agrícola e consequentemente a necessidade de expansão do parque industrial, traçando um novo cenário de expansão para até 800 Mil toneladas de cana-de-açúcar e assim, iniciar a produção de xarope e auto-suficiência em energia elétrica, fase que antecede a produção do açúcar. Com elevados investimentos a partir deste ano, inicia a produção de álcool anidro. Já em 2.004 inicia também a produção do açúcar VHP. Em 2009 iniciou-se a cogeração de energia, com capacidade para 60 Mwh.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Missão: Produzir cana, açúcar, etanol e energia de forma sustentável.

Visão: Ser rentável, gerando desenvolvimento da empresa, dos colaboradores e da sociedade.

Valores: Excelência

Transparência

Integridade

Comprometimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.2 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com