TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DE PESSOAS

Dissertações: GESTÃO DE PESSOAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2014  •  1.074 Palavras (5 Páginas)  •  369 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADE INTERNACIONAL SIGNORELLI

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO

ARICÉLIA MATOS DE CARVALHO GOMES

GESTÃO DE PESSOAS E DO CONHECIMENTO

Atividade do 1º Módulo da disciplina Gestão de Pessoa e do Conhecimento

Tutor: Eric Henrique Ferreira Jordão

Aracaju – SE

2012

A gestão de pessoas está relacionada a uma associação de métodos e habilidades, políticas, práticas e técnicas definidas com o intuito de administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano. É uma área bastante sensível, pois engloba uma série de variáveis existentes na organização como as características do contexto ambiental, a cultura e a estrutura organizacional adotada, a tecnologia utilizada, o modo de gestão empregado, enfim uma gama de varáveis essenciais à vida de uma organização.

Com a evolução nos tempos atuais, as organizações estão ampliando sua visão e atuação estratégica. Englobando no processo produtivo a participação conjunta de diversos parceiros cada qual contribuindo com algum recurso. Estes podem citar os fornecedores, os investidores, os clientes e os colaboradores que contribuem com seus conhecimentos, habilidades, desenvolvendo ações que dinamizam a organização, fazendo, juntamente com os outros aumentar os resultados conseqüentemente contribuírem para a manutenção e a continuidade da organização.

Enfatizar os colaboradores como parceiros das organizações constitui estes o principal ativo da mesma. Daí a necessidade de tornar as organizações mais conscientes a tentas para seus funcionários. Os colabores podem aumentar ou reduzir as forças e fraquezas de uma organização, isto está relacionado na dependência da maneira como eles são tratados, por conseqüência podem trazer sucesso, como também ser a fonte de um problema.

Para alcançar a fonte de um sucesso os colaboradores devem ser tratados como elementos básicos para eficácia organizacional, tornando a gestão de pessoas uma fonte estratégica nas organizações.

As empresas estão sendo cobradas mais a cada dia que passa. Esta cobrança é por melhores resultados, bom atendimento, preços acessíveis, a concorrência entre as organizações faz com que os empresários mais e mais optem por inovação, qualidade, créditos e recursos humanos capacitados e talentosos o suficiente para dar conta a essa nova equação do mercado. Desta forma, as organizações necessitam das pessoas certas, na quantidade certa e na hora certa. Assim, para adquirir estas é preciso o resultado de um sistema de recrutamento eficaz e seleção adequada.

Recrutamento e seleção embora constituam um processo contínuo, são conceitos diferentes com fronteiras entre si. De um modo geral, o recrutamento consiste na procura e atração de candidatos para uma determinada função enquanto seleção consiste na escolha e tomada de decisão do candidato que ocupará o cargo disponível. Recrutamento é o conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização.

Segundo, CHIAVENATO, Administração Geral e Pública ,página .170 (2012).

“ Recrutamento é o conjunto de técnicas e procedimentos que visa –atrair candidato potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização.É basicamente um sistema de informação, por meio do qual a organização divulga e oferece ao mercado de recursos humanos as oportunidades de emprego que pretende preencher“.

Existem fontes de recrutamento nas áreas do mercado de recursos humanos explorados pelos mecanismos de recrutamento, que são o recrutamento interno e externo. O recrutamento interno consiste quando a organização aborda candidatos reais ou potenciais, colaboradores da própria empresa e tendo como conseqüência uma remodelação interna dos recursos humanos, este meio de recrutamento é feito através de promoções, propagandas de desenvolvimento pessoal, planos de carreiras e transferências.

Por outro lado o recrutamento é denominado externo quando aborda candidatos reais ou potenciais, disponíveis ou empregados em outras empresas, sendo sua conseqüência uma entrada de recursos humanos, estes são atraídos pela organização através de técnicas de recrutamento.

Seleção de pessoal é a escolha dos candidatos recrutados que melhor se ajustam no cargo em aberto, seu objetivo básico é escolher e classificar os candidatos adequados às necessidades da organização. O processo de seleção é um processo de “duas mãos”, ou seja, a empresa escolhe e é escolhida.

Uma área de recrutamento e seleção atuando de forma mais estratégica pode, a partir do entendimento do plano

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com