TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DE PESSOAS

Trabalho Escolar: GESTÃO DE PESSOAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2014  •  4.218 Palavras (17 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 17

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM RECURSOS HUMANOS

3º SEMESTRE

LUCILENE SANTANA RA436908

Mª FERNANDA NASCIMENTO RA 7986733555

MARLEIDE CARNEIRO DE MORAES RA7598659801

ANA CLAUDIA OLIVEIRA C. ROCHA RA 437964

JOSE DIVINO DOS SANTOS RA 438353

.

DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO DE EXTENÇÃO UNIVERSITÁRIA

PROFESSOR-TUTOR EAD: MÔNICA SATOLANI

ANANINDEUA/PA

2014

LUCILENE SANTANA RA 436908

Mª FERNANDA NASCIMENTO RA 798673 MARLEIDE CARNEIRO DE MORAES RA 7598659801

ANA CLAUDIA OLIVEIRA C. ROCHA RA 437964

JOSE DIVINO DOS SANTOS RA 438353

GESTÃO DE PESSOAS

Projeto Multidisciplinar de Autoaprendizagem apresentado como requisito para obtenção de nota na disciplina, do Curso de Tecnologia em Recursos Humanos da Universidade Anhanguera Uniderp, Polo Ananindeua, sob a orientação do(a) Professor(a)- a Distância

ANANINDEUA-PA

2014

RELATÓRIO

Relatório sobre um paralelo do filme Tempos Modernos e A Moderna Gestão de Pessoas.

Trata-se do último filme mudo de Chaplin, que focaliza a vida urbana nos Estados Unidos nos anos 30, imediatamente após a crise de 1929, quando a depressão atingiu toda sociedade norte-americana, levando grande parte da população ao desemprego e à fome. A figura central do filme é Carlitos, o personagem clássico de Chaplin, que ao conseguir emprego numa grande indústria, transforma-se em líder grevista conhecendo uma jovem, por quem se apaixona. O filme focaliza a vida na sociedade industrial caracterizada pela produção com base no sistema de linha de montagem e especialização do trabalho. É uma crítica à "modernidade" e ao capitalismo representado pelo modelo de industrialização, onde o operário é engolido pelo poder do capital e perseguido por suas ideias "subversivas".

Em sua Segunda parte o filme trata das desigualdades entre a vida dos pobres e das camadas mais abastadas, sem representar, contudo, diferenças nas perspectivas de vida de cada grupo. Mostra ainda que a mesma sociedade capitalista que explora o proletariado, alimenta todo conforto e diversão para burguesia.

Já em A Moderna Gestão de Pessoas, abrange o conceito de gestão de pessoas, em que afirma ser uma área contingencial e situacional, pois depende de vários aspectos como a cultura, estrutura, características, negócio e tecnologias da organização. Baseando-se em três aspectos fundamentais: As pessoas como seres humanos (ou seja, com personalidade e história próprias, possuidores de conhecimento, habilidades e atitudes indispensáveis às organizações). As pessoas como ativadores inteligentes de recursos organizacionais (que fornecem à empresa inteligência, talento, criatividade, comprometimento e renovação constante em um mundo de mudanças e desafios). As pessoas como parceiras da organização (como parceiros, as pessoas investem conhecimento, esforços, etc. na empresa, na expectativa de obter retorno- salários, crescimento profissional, benefícios. Postura pró-ativa, comprometimento, responsabilidade são características de parceiros). Com o objetivo de Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão; Proporcionar competitividade à organização; Proporcionar à organização, empregados bem treinados e bem motivados; Aumentar a auto-atualização e a satis- fação dos empregados no trabalho; Desenvolver e manter a qualidade de vida no trabalho; Administrar a mudança; Manter políticas éticas e comportamento socialmente responsável.

Essa relação entre estes dois eixos, resume-se em uma linha tênue de contradição. Pois enquanto um modelo de gestão de pessoas, focaliza o trabalho robótico, monótono, objetivando e preocupando somente com a produção; o outro dirige-se ao bem estar do funcionário, qualificação profissional, trabalho em equipe, motivação, etc., já que o foco é nas pessoas e não na produção, devido o entendimento mercadológico, nortear-se pelo resultado único e exclusivamente através de pessoas e com pessoas (com motivação, saúde e segurança no trabalho, entre outras), e não somente pelas máquinas.

1. Empresa Pesquisada

O Supermercado Viver Bem- VB, Localizado na Av. Lorato, Nº 98, Bairro: Coqueiro. Cidade de Ananindeua /PA. Atuante há 12 anos no seguimento do varejo e atacado. A empresa tem como público alvo, jovens e adultos, sendo uma empresa de porte médio com 85 funcionários.

Tem como missão oferecer aos clientes produtos e serviços de alta qualidade, variedade, atendimento diferenciado, excelência em higiene e limpeza, proporcionando bem estar e um ambiente agradável, fazendo o melhor supermercado para você e para sua família (clientes).

E por visão, ser a referência na rede de supermercados na região, atuando no comércio varejista e na prestação de serviços com uma loja moderna e ambiente agradável, priorizando sempre a qualidade, organização, variedade e excelência no atendimento. Seguindo os seguintes Valores de ética, solidariedade, respeito ao próximo, responsabilidade social, confiança, flexibilidade, integridade, higiene, e organização.

Obtivemos as seguintes informações, de acordo com o Sr. Fábio Nogueira Martins, Graduado em Administração, e Especialista em Logística, e Processos Administrativos; Gerente Geral do referido supermercado:

No que tange ao quesito de recrutamento e seleção, é feito quando na previsão de um funcionário ser desligado da empresa, esta anuncia vaga disponível, em jornais de grande

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com