TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DE PESSOAS

Casos: GESTÃO DE PESSOAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2014  •  3.499 Palavras (14 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 14

INTRODUÇÃO

As pessoas constituem o principal ativo da organização. Daí, a necessidade de tornar as organizações mais conscientes e atentas para seus funcionários. As organizações bem sucedidas estão percebendo que apenas podem crescer prosperar e manter sua continuidade se forem capazes de aperfeiçoar o retorno sobre os investimentos de todos os parceiros. Principalmente, o dos empregados. E quando uma organização está voltada para as pessoas, a sua filosofia global e sua cultura organizacional passam a refletir essa crença. A Gestão de Pessoas é a função que permite a colaboração eficaz das pessoas, empregados, funcionários, recursos humanos, talentos ou qualquer denominação utilizada para alcançar os objetivos organizacionais e individuais. Para que os objetivos da Gestão de Pessoas sejam alcançados, é necessário que as pessoas sejam tratadas como elementos básicos para a eficácia organizacional.

A Gestão de Recursos Humanos no essencial ainda hoje integra as seguintes técnicas: Recrutamento e Seleção, Formação e Desenvolvimento, Gestão do sistema de recompensas, Relações de trabalho, Higiene e Segurança, Analise de funções, a Gestão do desempenho, planeamento e Gestão de Carreiras, a Comunicação Interna, a Gestão Administrativa.

Nesse estudo, vimos que o contexto em que situa a Gestão de Pessoas é representado pelas organizações e pelas pessoas. Sem organizações e sem pessoas não haveria a Gestão de Pessoas. Em resumo, as organizações são constituídas de pessoas e dependemdelas para atingir seus objetivos e cumprir suas missões. E para as pessoas, as organizações constituem o meio através do qual elas podem alcançar vários objetivos pessoais, com um custo mínimo de tempo, de esforço e de conflito. Muitos dos objetivos pessoais jamais poderiam ser alcançados apenas por meio d esforço pessoal isolado. As organizações sugerem para aproveitar a sinergia dos esforços de várias pessoas que trabalham em conjunto. Sem organizações e sem pessoas certamente não haveria Gestão de Pessoas. A Gestão de Pessoas é uma área muito sensível à mentalidade que predomina nas organizações. Ela é contingencial e situacional, pois depende de vários aspectos, como a cultura que existe em cada organização, da estrutura organizacional adotada, das características do contexto ambiental, do negocio da organização, da tecnologia utilizada, dos processos internos e de uma infinidade de outras variáveis importantes.

A Metodologia utilizada foi apenas pesquisas bibliográficas com informações de alguns autores como: Idalberto Chiavenato, Cecília Whitaker Bergamini e Deobel Garcia Ramos Beraldo e Ana Cristina Limongi França.

1. PROCESSOS DE GESTÃO DE PESSOAS

Segundo Idalberto Chiavenato (2005, p.14), a Gestão de Pessoas é um conjunto integrado de processos dinâmicos e interativos. Os seis processos básicos de Gestão de Pessoas são os seguintes.

• Processos de Agregar Pessoas – São aqueles utilizados para incluir novas pessoas na empresa, incluem Recrutamento e Seleção de Pessoas.

• Processos de Aplicar Pessoas – São aqueles utilizados para desenhar as atividades que as pessoas irão realizarna empresa, orientar e acompanhar o seu desempenho.

• Processos de Recompensar Pessoas – São os processos utilizados para incentivar as pessoas e satisfazer as suas necessidades, incluem recompensas, remuneração e benefícios.

• Processos de Desenvolver Pessoas – São processos utilizados para capacitar e incrementar o desenvolvimento profissional e pessoal, incluem Treinamento, Gestão de conhecimento e de competências, Programas de Desenvolvimento de carreiras.

• Processos de Manter Pessoas – São processos utilizados para criar condições ambientais e psicológicas satisfatórias para as atividades das pessoas, incluindo cultura organizacional, clima, disciplina, higiene, segurança e qualidade de vida.

• Processos de Monitorar Pessoas – São os processos utilizados para acompanhar e controlar as atividades das pessoas e verificar resultados, incluindo banco de dados e sistemas de informações gerenciais.

Como vimos, todos esses processos são desenhados de acordo com as exigências das influências ambientais externas e das influências organizacionais internas para obter a melhor compatibilização entre si. Ele deve funcionar como um sistema aberto e interativo.

FIGURA 1 – Os Principais Processos de Gestão de Pessoas.

Fonte: Gestão de Pessoas. Idalberto Chiavenato (2005, p.17)

1.1 SUBSISTEMAS DE DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS

As pessoas têm enorme capacidade para aprender novas habilidades, captar informações, adquirir novos conhecimentos, modificar atitudes e comportamentos, bem como desenvolver conceitos eabstrações. As organizações lançam mão de ampla variedade de meios para desenvolver as pessoas, agregar-lhes valor e torna-las cada vez mais capacitadas e habilitadas para o trabalho. Existe ampla variedade de meios disponíveis de que as organizações podem lançar mão de desenvolver seus recursos humanos, que denominaremos Treinamento e Desenvolvimento de Pessoal (T&D) e Desenvolvimento Organizacional(DO).

Conforme estudos anteriores, o Treinamento e Desenvolvimento de Pessoal (T&D), baseiam-se na chamada Psicologia Industrial, enquanto que amplos desenvolvimentos organizacional (DO) baseia-se na Psicologia Organizacional. Em outras palavras, primeiro tratamos da aprendizagem em nível individual, depois tratamos de como as organizações aprendem e desenvolvem-se. A aprendizagem constitui o alicerce de tudo, seja a aprendizagem individual, seja a aprendizagem organizacional; como as pessoas aprendem e como as organizações aprendem.

As áreas do desenvolvimento de recursos humanos são: desenvolvimento individual, desenvolvimento de grupos e desenvolvimento organizacional. Os fatores que influenciam o desempenho e a eficácia da organização incluem não apenas as habilidades individuais ou métodos de trabalho, mas também o funcionamento global da organização como um sistema de partes interdependentes. Para aumentar a eficácia humana nas organizações, torna-se necessário intervir no nível sistêmico por meio de abordagens educacionais. Vejamos a seguir:

FIGURA 2 – Estratos de Treinamento, desenvolvimento de pessoal e desenvolvimento organizacional.

Fonte: Gestão de Pessoas. Idalberto Chiavenato (2008, p.363)1.3 TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAL

O Treinamento significa o preparo da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com