TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DE PESSOAS

Trabalho acadêmico: GESTÃO DE PESSOAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2014  •  Trabalho acadêmico  •  2.869 Palavras (12 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 12

RESUMO

Uma empresa bem administrada consegue manter-se estável mesmo diante das intempéries das políticas econômicas, assim, acaba tendo um diferencial no mercado atual, onde vários clientes já entenderam a importância de analisar esse item para concretizar grandes negócios e realizar parcerias. Muitas organizações são analisadas pelo seu balanço patrimonial, pelo seu poder de compra e pagamento de seus fornecedores e também por sua liquidez, tornando estes diferenciais valiosos para vencer os concorrentes. Dentre as ferramentas que podem ser de grande valia quando se trata de sobrevivência empresarial estão a contabilidade, o mix de marketing e a estatística aplicada. O estudo demonstrou realmente a necessidade de se manter nas empresas pessoas com competência tanto em contabilidade como em estatística e em gestão financeira. Sendo assim, é importante que os gestores de finanças se empenhem na aprendizagem da estatística para estabelecer prazos e prever gastos e ganhos de forma mais exata quanto possível, acompanhando as mudanças nos fatores micro e macroeconômicos básicos. Eles devem, também, fazer bom uso das informações contábeis vindas dos contadores que preparam os demonstrativos financeiros, ajudando, assim, os gestores a acompanhar o desenvolvimento da empresa. Em outras palavras, os melhores gestores sabem como usar todas as ferramentas disponíveis e como interagir com todas as fontes de informações para realizarem os objetivos e as estratégias de investimentos mais eficazes para a empresa.

Palavras-chaves: Gerenciamento de pessoas. Contabilidade. Estatística aplicada.

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO .............................................................................................04

2.GERENCIAMENTO DE PESSOAS...............................................................05

3.CONTABILIDADE.........................................................................................07

4.ESTATÍSTICA APLICADA............................................................................10

5.CONCLUSÃO...............................................................................................13

6.REFERÊNCIAS............................................................................................14

1.INTRODUÇÃO

Sabe-se que uma empresa bem administrada com uma ótima saúde financeira, pode ser um diferencial no mercado atual, onde vários clientes já analisam esse item para concretizar grandes negócios e realizar parcerias. O conceito de empresa boa ou sólida muitas vezes é utilizado sem fundamentação técnica, decorrente de manifestações apenas de cunho “emocional”. Muitas organizações são analisadas por ser bonita ou por gostarem do seu produto, criando assim um conceito de “boa empresa”. Existem fatores que compreendem uma empresa sólida, como a qualidade dos seus produtos, sua administração, instalações, tecnologias e estrutura de capitais e vitalidade de caixa, entre outros. Muitas organizações são analisadas pelo seu balanço patrimonial, pelo seu poder de compra e pagamento de seus fornecedores e também por sua liquidez, tornando estes diferenciais valiosos para vencer concorrentes.

Sendo assim, as organizações que desejam sobreviver precisam se estruturar e se aprimorar constantemente, procurando ferramentas mais eficientes que contribuirão no desenvolvimento, controle e sucesso da empresa.

Dentre as ferramentas que podem ser de grande valia quando se trata de sobrevivência empresarial, a contabilidade, o mix de marketing e a estatística aplicada podem ser consideradas como prioritárias.

2.GERENCIAMENTO DE PESSOAS

Quando se inicia um trabalho de Marketing em uma empresa é preciso ter em mente não somente o aumento do faturamento. Exercendo seu papel de maneira proativa o marketing proporcionará melhores condições para o desenvolvimento e adoção de estratégias para a organização.

A palavra marketing tem sua origem na palavra mercado, que designa um grupo de potenciais consumidores com necessidades semelhantes que estão dispostos a trocar algo de valor com vendedores que oferecem vários bens e/ou serviços.

O conceito de Marketing também está relacionado com o mercado, e se origina da palavra inglesa marketing que é utilizada para utilizada para expressar a ação voltada para o mercado. Assim, entende-se que a empresa que pratica o marketing tem o mercado como a razão e o foco de suas ações.

Dentro dessa perspectiva o conceito de marketing passa a ser encarado como a função empresarial que está sempre procurando agregar valor para o cliente e, com isso, passa a gerar vantagem competitiva de maior durabilidade para a empresa, através da gestão estratégica das variáveis controláveis de marketing: produto, preço, comunicação e distribuição. As práticas contínuas, eficazes e competentes das funções de marketing viabilizam o crescimento concreto das receitas e dos lucros da empresa, bem como a realização plena de sua contribuição em um contexto social mais amplo.

Para que ocorra crescimento da receita e consequentemente geração de lucro para a empresa, o marketing empresarial precisa ser visto como um processo administrativo que compreende as funções de planejamento, organização, direção e controle. A gestão de marketing deve incluir os micros (ambiente interno: mercado, ambiente externo: fornecedores, consumidores, concorrentes e intermediários) e macros (físico, econômico, sócio cultural, político legal, demográfico e tecnológico) ambientes de marketing.

Quando se fala em planejamento de marketing está se falando em forma de realizar a responsabilidade estratégica proposta pelo gerente. Trata-se da fase que precede a administração de marketing. É o momento em que são definidos os objetivos de mercado; a partir daí são tomadas às decisões estratégicas que incluem a análise de mercado, análise da concorrência, definição de cenários, avaliação de riscos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com