TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DE PESSOAS

Dissertações: GESTÃO DE PESSOAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2015  •  349 Palavras (2 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 2

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

DISCIPLINA: GESTÃO DE PESSOAS II

PROFESSORA: EMANUELLE CLASEN OLIVO

CAPÍTULO 1

RECRUTAMENTO DE PESSOAS

Mercado de Trabalho

Mercado significa o espaço de transações, o contexto de trocas e intercâmbios entre aqueles que oferecem um produto ou serviço e aqueles que procuram um produto ou serviço. O mecanismo de oferta e procura é a característica principal de todo o mercado. O mercado de trabalho é composto pelas ofertas de oportunidades de trabalho oferecidas pelas diversas organizações. O mercado de trabalho é condicionado por inúmeros fatores como: o crescimento econômico, a natureza e qualidade dos postos de trabalho, a produtividade e a inserção no mercado internacional.

Nas duas eras industriais, industrialização clássica e neoclássica, a composição do emprego era estável e permanente. Na era da informação, a mobilidade dos empregados cresceu assustadoramente com a migração do emprego da indústria para o setor de serviços, do assalariamento legal para o ilegal, do emprego industrial metropolitano para o não metropolitano, sem falar no aumento do trabalho autônomo. Em paralelo, cresceu a exigência de qualificação dos trabalhadores em todos os setores. Por isso, os esforços de formação e requalificação profissional tornam-se fundamentais.

Recrutamento de Pessoal

A gestão de cargos e salários da organização constitui-se numa atividade que precede ao recrutamento e que lhe dá conteúdo e sustentação. Recrutar bem só é possível se a empresa dispuser de uma estrutura de cargos e salários atualizada, enxuta e dinâmica.

O recrutamento é um processo de duas mãos: ele comunica e divulga oportunidades de emprego, ao mesmo tempo em que atrai os candidatos para o processo seletivo.

Conceito de Recrutamento

É um conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização. É basicamente um sistema de informação através do qual a organização divulga e oferece ao mercado de recursos humanos oportunidades de emprego que pretende preencher.

Recrutamento Interno e Recrutamento Externo

O recrutamento interno atua sobre os candidatos que estão trabalhando dentro da organização – isto é, funcionários – para promove-los ou transferi-los para outras atividades mais complexas ou mais motivadoras.

O recrutamento externo focaliza os candidatos fora da organização, para submete-los ao seu processo de seleção de pessoal.

...

Baixar como  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »