TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DE PESSOAS

Exames: GESTÃO DE PESSOAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2013  •  2.232 Palavras (9 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 9

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

Pólo Guaicuru

Curso Superior Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Gestão de Pessoas

Plano de Ação nas Organizações

Prof. Dante Bonetti de Freitas

Campo Grande-MS, 04 de Maio de 2.013.

SUMÁRIO

Introdução----------------------------------------------------------------------03

Relatório filme Tempos Modernos e a Moderna Gestão de Pessoas---04

Empresa-------------------------------------------------------------------------05

Plano de Ação------------------------------------------------------------------08

Considerações Finais----------------------------------------------------------11

Referências Bibliográficas---------------------------------------------------12

INTRODUÇÃO

A Gestão de Pessoas, inicialmente restrita ao Departamento de Pessoal, surgiu com a necessidade de contabilizar os trabalhadores e evoluiu acompanhado a Administração. Até meados do século XX o trabalhador era considerado subordinado, posteriormente passou a ser identificado como empregado, em seguida colaborador e hoje se já se pensa em associado. A rígida e inflexível estrutura do Departamento de Pessoal passou por uma evolução para uma relação mais participativa e flexível; os trabalhadores passaram a ser considerados o capital mais valioso da organização. O simples Departamento de Pessoal se transformou em um agente de transformações nas organizações.

Relatório entre o filme Tempos Modernos e a Moderna Gestão de Pessoas

A relação entre os assuntos demonstra como era o tratamento em relação a mão de obra no início do século XX e como isso é visto nos dias de hoje. O filme “Tempos Modernos” evidencia a teoria de Taylor e demonstra claramente a importância na produção em escala. Foca a vida na sociedade industrial caracterizada pela produção pegando por base o sistema de linha de montagem e criticando a alienação do operário desse meio de produção e também a modernidade e o capitalismo crescente, já que o trabalhador é manipulado pelo poder do capital.

O operário era submetido a uma linha de produção rotineira, sem muitas qualificações. Não havia importância ao risco no processo, qualidade de vida, alterações físicas ou psicológicas do operário, no entanto, havia cada vez mais o aumento da linha de produção visando apenas o lucro. Com o passar dos anos as organizações perceberam a importância de enxergar a empresa como um todo e principalmente à valorização e investimento em seu elemento interno. As mudanças começaram desde a época do filme onde a máquina a vapor executa um serviço que antes era realizado por muitas pessoas. Hoje não é diferente a máquina é muito importante, passou por adaptações, novas tecnologias. Os equipamentos têm mais capacidade, velocidade, designer moderno. E a indústria procura trabalhar sempre buscando o melhor.

A empresa deixa clara sua missão, metas e objetivos e dispõe de treinamento, benefícios e recompensas, a fim de proporcionar motivação e fazer com que o colaborador seja parceiro da organização.

Nesta fase, as pessoas deixam de ser simples recursos organizacionais e com isso o profissional se sente engajado em participar da estrutura como um todo. Neste contexto, as pessoas precisam adequar-se ao mercado de trabalho, conhecer as novas tecnologias para até mesmo garantir o seu emprego e o seu futuro. O que fica evidente é que independente da época ou situação estamos em constante mudança. E para que ocorra da melhor maneira é buscarmos conhecimentos, novidades, aprendizados que a tecnologia está fazendo, mas claro que estas transformações são do homem que inventam as máquinas para ajudá-los melhorando assim nossa vida, com praticidade, eficiência e qualidade.

Diante desse cenário, a área mais atingido com a mudança foi o RH. Isso porque as organizações enxergaram que cada vez mais existe o envolvimento das pessoas no crescimento da empresa. Passaram a perceber que os funcionários são seres humanos e não máquinas que produzem com rapidez, e que todos eles tem direitos e deveres dentro de uma empresa.

EMPRESA

Pesquisa Empresarial através de Questionário

Formulário de Pesquisa Empresarial

Empresa: SIVITE

CNPJ: 14.923.986/0001-86

Localização: Rua Divino de Castro, nº 674, Jardim Los Angeles – Campo Grande, MS

Segmento de Atuação: Terceirização de Processos de Negócios - BPO

Porte / Tamanho da empresa: Grande/ Multinacional.

Missão: Alavancar o sucesso dos nossos clientes, gerando valor aos acionistas e desenvolvimento aos nossos colaboradores.

Visão: Ser a empresa que oferece as melhores soluções integradas de Tecnologia da Informação e Processos de Negócios para operações críticas.

Valores: Flexibilidade; Ética; Responsabilidade Social; Agilidade; Comprometimento.

Público Alvo: Atendimento ao cliente (call center).

Quantidade de Funcionários: 3100

Dados do Gestor entrevistado:

Nome Completo: RONALDO RIBEIRO

Cargo ocupado: PROPRIETÁRIO

Entrevista:

1. Ao se deparar com uma vaga em aberto, quais o requisitos que a empresa determina como essenciais para desenhar o perfil

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com