TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DE PESSOAS E MUDANÇAS ORGANIZATIVAS

Relatório de pesquisa: GESTÃO DE PESSOAS E MUDANÇAS ORGANIZATIVAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  Relatório de pesquisa  •  1.572 Palavras (7 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 7

RECURSOS HUMANOS

PRIMEIRA ETAPA

GESTÃO DE PESSOAS E AS MUDANÇAS ORGANIZACIONAIS

A evolução da RH está em plena mudança, o mundo está mudando, e as organizações estão sempre mudando.

As pessoas passam a maior parte de suas vidas trabalhando dentro das organizaçoes. Separar o trabalho da existência das pessoas é impossível todas precisam trabalhar, para sustentar a família enfim para atingir seus objetivos pessoais e individuais. De outro lado as organizações dependem diretamente e irremedialvemelmente das pessoas para operar, produzir seus bens e serviços atender seus clientes , competir nos mercados e atingir seus objetivos globais e estratégicos .

Qual é o papel e importância das pessoas em uma organização?

As pessoas que trabalham em uma empresa são chamadas de funcionários, colaboradores, empregados, operários. Ou podem também ser chamados de recursos humanos, associados ou até mesmo pessoal produtivo e improdutivo.

A Gestão de Pessoas é uma área muito sensível á mentalidade que predomina nas organizações. Pois depende muito de vários aspectos, como a cultura que existe em cada organização, da estrutura, da tecnologia utilizada, dos processos internos e uma infinidade de variáveis importantes.

Gestão de Pessoas nas organizações:

Como seres humanos: dotados de personalidade própria e profundamente diferentes entre si, com uma história pessoal particular e diferenciada, possuidores de conhecimentos, e habilidades e competências .Pessoas como pessoas e não como meros recursos da organização.

Como ativadores inteligentes de recursos organizacionais: Como elementos impulsionadores da organização e capazes de dotá-la de inteligência, talento e aprendizagem indispensáveis á sua constante renovação e competitividade em um mundo cheio de mudanças e desafios.

Como parceiros da organização: capazes de conduzi-la á excelência e ao sucesso, como parceiros as pessoas fazem investimentos na organização, se preocupam com os resultados, tem ênfase na ética e responsabilidade, vincunlação a missão e visão, metas negociadas e compartilhadas e também o caráter de reciprocidade de na interação entre as pessoas da organização.

NA MODERNA GESTÃO DE PESSOAS

Estamos na era da informação que se iniciou na década de 90. A principal característica dessa nova era são as mudanças e tudo ficou muito rápido as noticiais são publicadas ao vivo e a cores pode ser daqui ou de outro país distante ou da lua etc. Integrando a televisão, o telefone e o computador é um impacto comparável ao da revolução industrial. E nessa era as organizaçoes requerem agilidade, mobilidade, inovação e mudança necessárias para enfrentar as novas ameaças e oportunidades em um ambiente de intensa mudança e turbulência. E comparando os velhos tempos a modernidade aliás aos tempos modernos de Chaplim.

O filme Tempos Modernos retrata a época da Revolução Industrial que transformou o trabalho em emprego, os trabalhadores passaram a trabalhar por salários, surgindo uma nova cultura. Em razão do surgimento das máquinas industriais, houve a necessidade de contratação de grande número de trabalhadores urbanos, passando a existir uma maior concentração populacional nas cidades. Surgiram novos métodos de produção, que aumentavam a produtividade, causando desemprego, e a excessiva oferta de mão-de-obra causou redução dos salários, as jornadas eram extensas e as condições de trabalho eram perigosas.

O personagem de Chaplin tenta sobreviver em mundo confuso, moderno e industrializado, ele quis passar uma mensagem social.

Onde o trabalhador é quase um escravo da atividade que tem que desenvolver, o personagem trabalha em uma fábrica apertando parafusos, e essa atividade repetitiva faz com que ele tenha um colapso de estresse e age de forma enloquente querendo aperta tudo que ver pela frente como se estivesse vendo em sua frente apenas parafusos. Então ele é mandado para um hospital para se tratar da loucura que tomou conta dele, ao sair do hospital por conta de uma coincidência é confundido como o líder de uma greve Comunista e é preso. Chegando o dia de sair da prisão a sua vontade é ficar lá, mas é liberado pela justiça, assim começa outra luta para sobreviver. Quando consegue um emprego, mas as consequências do trabalho quase mecânico de outro trabalho aparecem, pois o encarregado solicita que encontre um pedaço de madeira, mas ele acaba pegando um que não deveria e faz com que o navio afunde.

Surge na história outra personagem, uma menina pobre que perde o pai e é afastada das irmãs, se vê só no mundo e tenta sobreviver para isso rouba um pão para não morrer de fome nesse momento os caminhos deles se encontram e juntos enfrentam as dificuldades de uma sociedade em que as coisas matérias têm um valor extremo, o possuir é mais relevante do que o ser.

Percebe-se claramente que essa realidade continua até os dias de hoje, apesar das melhorias com as conquistas de direitos para os trabalhadores ainda continua a visão de que o empregado é apenas um objeto engolido pelo poder do capital e essa sociedade capitalista que explora para alimentar todo conforto e diversão das classes que mais possuem.

SEGUNDA ETAPA

Recrutamento e Seleção de Pessoal

É o processo de atrair um conjunto de candidatos para um particular cargo.

Ele deve anunciar a disponibilidade do cargo no mercado e atrair candidatos qualificados para disputa-lo. O mercado do qual a organização tenta buscar os candidatos pode ser interno ou externo, ou uma combinação de ambos. As técnicas de seleção permitem um rastreamento das características pessoais do candidato através de amostras de seu comportamento.

Avaliação e Desempenho Avaliação de desempenho – padrões de desempenho – comparativos para mensuração.

Werther e Davis (1983) – para que os padrões sejam efetivos, devem relacionar-se aos resultados desejados de cada cargo.

Bohlander, Snell e Sherman (2005) – padrões de desempenho adequados são os que têm metas e objetivos organizacionais de acordo com o cargo.

Carnegie (1978) – os critérios devem refletir o principal propósito da avaliação.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com