TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DE PESSOAS.DOC

Pesquisas Acadêmicas: GESTÃO DE PESSOAS.DOC. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  6.508 Palavras (27 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 27

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO ..............................................................................................................03

GESTÃO DE PESSOAS.................................................................................................03

MUDANÇAS ORGANIZACIONAIS...........................................................................04 TEMPOS MODERNOS E MODERNA GESTÃO DE PESSOAS...............................05

FILME TEMPOS MODERNOS..................................................................................05

RELATÓRIO FILME......................................................................................................06

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO ................................................................................07

QUESTIONÁRIO .........................................................................................................07

AUTORIZAÇÃO MDA EMPRESA...............................................................................09

ENTREVISTA DO R.H DA EMPRESA........................................................................10

RELATÓRIO SOBRE A EMPRESA............................................................................13

PROGRAMA DE INCENTIVO ....................................................................................14

ESCOPO .........................................................................................................................15

ELABORAÇÃO PLANO DE AÇÃO ...........................................................................15

RELAÇÕES TRABALHISTAS .....................................................................................16

QUADRO DE ESTRATÉGIAS ....................................................................................17

CONCLUSÃO ................................................................................................................21

BIBLIOGRAFIA ............................................................................................................22

INTRODUÇÃO

A mudança organizacional está relacionada com a cultura organizacional, pois muitos argumentos que fazem frente ao processo de mudança estão amparados nesta cultura. Nesse contexto a questão é: quais os impactos causados pelas mudanças organizacionais na gestão de pessoas.

Espera-se por mudanças significativas nos modelos de gestão e a compreensão do tema a partir da observância do papel da gestão de pessoas em todas as etapas dos processos de mudanças.

Para mobilizar e utilizar as pessoas em sua plenitude, em suas atividades, as organizações estão mudando os seus conceitos, e estão investindo nas pessoas que atendam às suas necessidades, havendo reciprocidade nessa relação.

ETAPA 1 – PASSO 1

DEFINIR GESTÃO DE PESSOAS E AS MUDANÇAS ORAGANIZACIONAIS

Gestão de Pessoas: conjunto de políticas e práticas definidas em uma organização para orientar as relações no ambiente de trabalho. É uma área muito sensível, pois depende de aspectos como cultura existente em cada organização, estrutura organizacional, contexto ambiental, negócio, tecnologia, processos e muitas outras variáveis.

As pessoas passam a constituir vantagem competitiva das organizações, pois estão parte de suas vidas trabalhando nelas e dependem delas para o sucesso pessoal.

Assim Gestão de Pessoas é representada pelas organizações e pessoas. Sem organizações e sem pessoas não haverá Gestão de Pessoas, que se baseia em três aspectos: - As pessoas como seres humanos: ou seja, com personalidade, conhecimento, habilidades e atitudes indispensáveis às organizações. - As pessoas como ativadores inteligentes de recursos organizacionais: fornecem inteligência, talento, criatividade, comprometimento e renovação constante. - As pessoas como parceiros da Organização : investem conhecimento, esforços, na expectativa de retorno (salários, crescimento, benefícios).

A participação de vários parceiros, que contribuem com algum recurso para a realização do processo produtivo e de serviços, como fornecedores que contribuem com matéria prima, acionistas com capital, empregados com conhecimentos, capacidades e habilidades, clientes consumindo, e com o resultado da união desses diversos parceiros a organização pode proporcionar um retorno maior às contribuições efetuadas.

O parceiro mais íntimo da organização é o empregado que está dentro dela, que lhe dá a vida e que faz as coisas acontecerem.

Nesse contexto as pessoas passam a constituir o elemento básico do sucesso empresarial e Gestão de Pessoas é fundamentalmente formado por pessoas e organizações. As pessoas dependem das organizações para atingir seus objetivos pessoais e individuais. De outro lado as organizações dependem das pessoas para produzir bens e serviços, atender seus clientes, competir no mercado e atingir seus objetivos, que não existiriam sem as pessoas que lhes dão a vida. Uma relação de reciprocidade.

Dentro desse processo temos os Objetivos de Gestão de Pessoas, a saber: - Ajudar a organização em seus objetivos; - Proporcionar competitividade; - Proporcionar empregados bem treinados, motivados; - Aumentar a auto atualização e satisfação dos empregados; - Desenvolver e manter a qualidade de vida; - Administrar mudanças; - Manter políticas éticas e comportamento social responsável.

Temos ainda os seis processos básicos da Gestão de Pessoas:

1) Processo de agregar pessoas: novas pessoas;

2) Processos de aplicar pessoas: prepara as atividades das pessoas, orientar e verificar o desempenho;

3) Processos de recompensar pessoas: satisfazer pessoas incluindo remuneração, recompensas e benefícios);

4) Processos de desenvolver pessoas: treinar, desenvolver pessoas. Capacitar; 5)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45.3 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com