TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DO CONHECIMENTO

Artigo: GESTÃO DO CONHECIMENTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  1.309 Palavras (6 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 6

Gestão do Conhecimento ( Artigo )

O Conhecimento é uma ferramenta importante dentro da estratégia organizacional, cada vez menos tem sido visto como um modismo e se mostra crescentemente como uma importante estratégia de gerenciamentos.

O conhecimento é essencial e cada vez mais a busca pelo controle do conhecimento e por meios de comunicação tem atraído as organizações.

O mundo deixou de ser conhecimento como sociedade industrial que enxergava seus colaboradores como mão-de-obra que podiam ser substituídos a qualquer momento. Hoje vivemos em uma sociedade do conhecimento, onde as grandes organizações entendem as pessoas como geradores de receita. A estrutura destas organizações é focada no conhecimento e não no capital.

A mudança da sociedade industrial para a sociedade do conhecimento exige também a mudança na forma de gerenciar. Bons gerentes valorizam a experiência de seus colaboradores e trata esta valorização como uma estratégia organizacional.

Parte da diferença entre o valor de mercado do total de ações de uma empresa e seu valor contábil pode ser explicado pelas pessoas e seus conhecimentos que fazem parte desta organização.

Gestão de informação não é a mesma coisa que gestão do conhecimento. Nas últimas décadas líderes de empresas se equivocaram perante estas situações, não conseguiam compreender o significado de conhecimento como uma força impulsora do sucesso organizacional.

A transformação da informação em conhecimento depende da capacidade das pessoas em interpretar informações.

Podemos definir conhecimento como a absorção dos dados e informações, como algo impossível de ser totalmente estruturado ou capturado, pois está presente somente na mente das pessoas. O conhecimento pode ser dividido em: Conhecimento Tácito e Conhecimento Explícito.

Conhecimento Tácito: é a habilidade que cada pessoa possui, não pode ser registrado ou facilmente transmitido a outra pessoa.

Conhecimento Explícito: é estruturado e capaz de ser verbalizado, pode ser compartilhado através de documentos e sistemas.

Um modelo de criação do conhecimento organizacional é baseado na interação entre o conhecimento tácito e explícito, modelo que é mais conhecido como Espiral do Conhecimento.

Neste modelo existe um ciclo continuo dentro das organizações onde o conhecimento explícito esteja se transformando em tácito e vice e versa.

A gestão do conhecimento pode mudar de forma substancial o gerenciamento de uma organização, porém precisa ser de forma processual dentro de uma organização da mesma forma como outras atividades são feitas, se tornando assim um caminho natural, não podendo ser vista como um projeto e sim como um processo de apoio a gestão empresarial.

É necessário que a organização assuma uma postura de aprendizagem e valorização do conhecimento e das pessoas que participam desta organização.

A gestão do conhecimento implica necessariamente na coordenação sistêmica de esforços em vários planos, organizacional e individual, estratégico e operacional, normas formais e informais.

Parte 2 da Etapa 1

É possível aplicar a gestão conhecimento de várias formas, porém a mais utilizada é fazer com que haja vários diálogos entre as áreas e funcionários da organização, justamente para que tenham oportunidade de adquirir conhecimento individual através da experiência adquirida de um colaborador através de anos de experiência na atividade exercida.

Através destas conversas é possível aglobar o conhecimento de todos dentro da organização, funcionários novos ou mais antigos.

Grandes ideias surgem de pequenas conversas, então a inovação também está ligada ao diálogo.

A inovação é de extrema importância já que vivemos em mundo globalizado. Devemos a todo momento nos aperfeiçoarmos dentro de nossa vida profissional e pessoal. Inovar é buscar aperfeiçoamento, é aprender e valorizar o que já conhecemos.

É importante saber que através do conhecimento das pessoas líderes de organizações conseguem alcançar facilmente os objetivos. Reter talentos é apostar no crescimento da empresa.

Passo 2 da Etapa 2

Entrevista com as organizações Sherwin Willians e Cinpal.

Questionário:

1- O que o senhor entende por gestão do conhecimento?

2- Como é possível desenvolver o conhecimento dentro da sua empresa?

3- O que favorece a criação do conhecimento?

4- Qual barreira você enfrenta dentro da sua empresa em relação a gestão do conhecimento?

5- Como reter talentos?

Respostas do Sr. Gerus de Andrade gerente comercial da Sherwin Willians.

1- Gestão do conhecimento é fazer com que vários funcionários venham a pensar da mesma forma e ter o mesmo comprometimento dentro da empresa.

2- Através de dinâmicas em grupo e na formação dos profissionais.

3- O aprimoramento das pessoas, o desenvolvimento profissional, crescer no mercado de trabalho.

4- Conseguir extrair das pessoas o que elas realmente pensam.

5- Oferecendo benefícios e deixando claro a importância dele para empresa.

Respostas do Sr. Reinaldo Aggiunte Diretor da empresa Cinpal.

1- Gerenciar pessoas e utilizar do benefício conhecimento de cada uma dentro da empresa.

2- Através de reuniões com a equipe.

3- Fazer com que todos os profissionais caminhem no mesmo sentindo favorecendo o crescimento da empresa.

4- Conseguir reunir pessoas de diversos departamentos e que trabalhem em horários diferentes, normalmente isto ocorre apenas na festas de confraternização da empresa.

5- Oferecendo salários compatíveis, benefícios e oportunidades de crescimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com