TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DO CONHECIMENTO

Projeto de pesquisa: GESTÃO DO CONHECIMENTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.666 Palavras (11 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 11

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

FRANCISCO NUNES FERREIRA FILHO

GESTÃO DO CONHECIMENTO

Trabalho Produção Textual em Grupo, apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Contabilidade Aplicada á Administração, Matemática Comercial e Financeira, Analise de Custos e Seminário III.

Orientadores:

Vânia Silva

Karen Hiramatsu Manganotti

Adriane Loper

Merris Mozer

Regis Garcia

Monica Maria Silva

ESPERANTINA-PIAUÍ

2013

Gestão do Conhecimento

Atualmente, o conhecimento ganhou grande destaque no ambiente organizacional, pois, sem sombra de dúvida, uma das grandes vantagens competitivas é o capital intelectual. A velocidade das mudanças, o avanço tecnológico, concorrência acirrada, clientes cada vez mais exigentes, são realidades que fazem com que as organizações tenham que dar respostas inovadoras para se manterem firmes na “crista da onda”. Diante desse cenário, a gestão do conhecimento (GC) se torna um valioso recurso estratégico para o desenvolvimento das empresas, um fator indispensável para a sustentabilidade das organizações. A gestão do conhecimento é uma prática estruturada que estimula a inovação, com foco na geração de resultados. De acordo com Davenport e Prusak, no livro “Conhecimento Empresarial: Como As Organizações Gerenciam o Seu Capital Intelectual”, a GC passa por três pilares: criação, disseminação e utilização de conhecimentos. Através da GC, os colaboradores são incentivados a compartilhar aquilo que sabem, mas, também, incentivados a buscarem novos conhecimentos para que toda experiência apreendida possa ser acessada por todos a fim de melhorar a produtividade. A gestão do conhecimento teve sua origem no conceito inglês KM (Knowledge Management), que significa a criação de processos que gerem, armazenem e gerenciem os conhecimentos na organização. Aplicar a gestão do conhecimento na empresa, vai contribuir para superar qualquer ameaça, seja uma crise ou concorrência. Por esse motivo, é comum observar que empresas já estão se preocupando cada vez mais em investir na educação corporativa.

VANTAGENS DA GESTÃO DO CONHECIMENTO

- Estar à frente da concorrência;

- Melhoria na qualidade da prestação de serviços;

- Diminuição de re-serviços, reduzindo custos e desenvolvendo melhores produtos;

- Otimização dos processos internos, agilidade e fluidez;

- Antever as mudanças.

Infelizmente, existem alguns entraves que impedem a aplicação da GC nas empresas. Um deles é àquele gerente ou empresário que ainda pensa assim: “Não vou treinar meu colaborador, depois ele sai da empresa e leva tudo que o aprendeu para a concorrência”. Se você é um gestor e pensa assim, mude já. É melhor correr o risco de treinar os colaboradores, mesmo sabendo que eles podem ir para a concorrência do que nunca treinar e ter funcionários medíocres sempre trabalhando em sua empresa. Para que a GC seja um fator determinante para o crescimento empresarial, o R.H. e a área de T.I. podem atuar como facilitadores nesse processo, contribuindo para que os gestores das diversas áreas e suas equipes disseminem e incorporem o conhecimento. Existem empresas que possuem excelentes gestores de negócios, mas, na maioria das vezes eles não são bons em gestão de pessoas e muito menos na disseminação do conhecimento. Nesse caso, o R.H. pode ajudar a construir o conhecimento dentro da organização. Quanto a área de tecnologia, ela deverá servir de suporte à GC, atuando como coadjuvante, aliando o conhecimento humano com a velocidade.

GECON

O modelo gestão econômica (GECON) trata-se de um modelo de atuação baseado em um sistema de informação que busca gestão por resultados econômicos, visando mensurar o Valor Econômico da Empresa (VEE) a qualquer momento. Este modelo de gestão permite simular, planejar e controlar a atuação da entidade com base na evolução do valor adicionado. O seu sistema de informação utiliza conceitos e critérios que atendam às necessidades informativas dos diversos gestores da empresa para o processo de tomada de decisão. Isso, impulsiona diversas áreas a implementar ações que otimizam o resultado global da companhia. Uma preocupação básica do sistema é espelhar em termos econômicos-financeiros o que ocorre dentro das atividades operacionais da empresa. O sistema é extremamente válido, uma vez que não está voltado somente para a eficiência, mas sobre tudo para a eficácia empresarial, mensurando os eventos das atividades relevantes da empresa, através de receitas e custos. Isso gera resultados econômicos, descaracterizando a figura tradicional do centro de custo que será substituída pelo centro de resultado, centro de investimento e área de responsabilidade.

Custeio RKW

RKW (Custeio por Centros de Custos) – Originário na Alemanha no início do século XX (RKW é a representação das iniciais de um antigo conselho governamental alemão para assuntos econômicos), é um método muito utilizado, pois premia razoavelmente as partes técnica, administrativa e econômica do negócio, entretanto nos últimos anos vem sendo questionado pela forma que rateia os custos indiretos, e como em muitos casos estes custos se tornaram muito representativos, de fato alguns desvios perigosos podem ocorrer. Além disso, se o custeio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com