TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DO CONHECIMENTO

Monografias: GESTÃO DO CONHECIMENTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2013  •  842 Palavras (4 Páginas)  •  488 Visualizações

Página 1 de 4

Passo 1.

Conceito de Espiral do conhecimento:

A espiral do conhecimento começa sempre com o individuo; Um operário extrai de sua experiência uma inovação em um processo novo. O conhecimento pessoal é transformado em conhecimento organizacional para a empresa como um todo. Na prática a espiral do conhecimento se aplica da seguinte forma:

1-Um operário aprende os segredos tácitos de um mecânico ou eletricista, habilidades que serão adquiridas através da observação, imitação e prática.

2-A seguir traduz esses segredos em conhecimento explicito que pode ser comunicado para os membros de sua equipe.

3-A equipe vai padronizar todo o conhecimento adquirido, organizando-o em um manual ou livro de trabalho e incorporando-o em uma combinação ( produto).

4-Finalmente, através da experiência de criar um novo produto ou nova ferramenta de trabalho o operário juntamente com sua equipe enriquecem de conhecimento tácito ( internalização).

A transformação do conhecimento tácito em conhecimento explicito e o uso do conhecimento explicito para entender a própria base de conhecimentos tácitos são passos críticos nessa espiral do conhecimento. O fato é que ambos exigem comprometimento pessoal. Quando um funcionário inventa um novo conhecimento, eles estão criando a si próprio, a empresa e até mesmo modificando o mundo.

O efeito da inovação nas organizações se dá pela busca de garantir a competitividade. Observamos que com o passar do tempo, a inovação sofre uma aceleração. Podemos citar o período paleolítico – época em que foi gerada as primeiras ferramentas de pedra, o conhecimento sempre esteve presente nas diversas eras econômicas. A diferença está na fase atual, existe uma exigência cada vez maior na velocidade de inovações, é na verdade um préquesito para a sobrevivência das organizações.

A gestão do conhecimento é uma estratégia organizacional. O conhecimento é interpretado como algo difícil de ser estruturado, pois está presente somente na mente das pessoas. A transformação da informação em conhecimento depende da capacidade das pessoas em interpretar as informações, gerar opções significativas de ação e implementa-las, para alcançar os objetivos desejados. A gestão do conhecimento é importante, pois pode mudar de forma substancial o gerenciamento de uma organização. A gestão do conhecimento precisa ser processual e, sendo assim, o caminho a ser seguido é desenhar um processo e não simplesmente executar um projeto de gestão do conhecimento.

Passo 2

Conceito: Gestão do conhecimento é uma coleção de processos, que governa a criação, disseminação e utilização do conhecimento. Analisando desta forma, projetos são definidos como esforços temporários empreendidos para criar um produto ou serviço único e por isso tem um inicio e um término bem definidos. A gestão do conhecimento não tem fim, ela tem inicio definido e deve ser tratada pela organização sob a forma de práticas rotineiras de gestão com foco no conhecimento.

A)Resposta 1 – Gestão do conhecimento é uma viagem e não ponto de chegada, é mais do que ter.

No dia a dia, a forma que aplico gestão do conhecimento é a seguinte: foram adotadas novas práticas gerenciais, desenvolvendo a maneira de trabalhar, as relações entre os colaboradores, a forma de comunicação e de informação do grupo, incentivando os colaboradores a mudança e ao crescimento.

Resposta 2 – É um meta processo, que define ações e práticas de apoio para melhorar as

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com