TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DO CONHECIMENTO

Artigos Científicos: GESTÃO DO CONHECIMENTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/8/2013  •  4.235 Palavras (17 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 17

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

Administração

Gestão do Conhecimento

Rose Léa Furtado RA 444215

Janete Almeida RA 443915

Lcileide Louredo RA 441671

Alyne Vanessa Matos RA 443618

Atividades Práticas Supervisionadas

Relatório Sobre Gestão do Conhecimento

Professor: Me. Maurício Dias

São Luis (MA) 20 de junho de 2013.

Definições e Conceitos da Gestão do Conhecimento.

Gestão do Conhecimento é o conjunto de processos e sistemas que permitem que o capital intelectual de uma organização aumente de forma significativa, mediante a gestão de suas capacidades de resolução de problemas de forma eficiente, com o objetivo final de gerar vantagens competitivas sustentáveis no tempo. Capital intelectual é a posse de conhecimentos, experiência aplicada, tecnologia organizacional, destrezas profissionais, um conjunto de ativos intangíveis. Isto é, é o conjunto de contribuições não materiais que se entendem como o principal ativo das organizações.

É um processo sistemático de encontrar, relacionar, organizar, filtrar e apresentar a informação de maneira a melhorar a competência das equipes em áreas específicas. Isto é, procurar, selecionar, analisar e sintetizar criticamente ou de maneira inteligente e racional a grande quantidade de informação disponível, com o fim de que a empresa não tenha que estudar duas vezes um mesmo processo, e desta forma melhorar o rendimento organizacional e pessoal.

O sistema de Gestão do Conhecimento se define como uma infraestrutura criada pela organização para implantar os processos e os procedimentos que, atuando sobre uma base de dados, de informação e de conhecimentos estruturada em torno da problemática de inovação dos clientes, permitam a utilização do capital intelectual da organização para gerar os serviços e os produtos necessários para contribuir ao aumento da competitividade de suas empresas e clientes.

É uma disciplina emergente que tem como objetivo gerar, compartilhar e utilizar o conhecimento tácito e explicito existente num determinado espaço para dar resposta às necessidades dos indivíduos e das comunidades em seu desenvolvimento. Isto se centrou na necessidade de administrar o conhecimento organizacional e as aprendizagens organizacionais como mecanismos básicos para o fortalecimento de uma região ou espaço em relação com as visões de futuro que vão determinar seus planos estratégicos de desenvolvimento no médio e longo prazo.

Utilizando a gestão do conhecimento a empresa diminui os gastos em produtos e começa a investir em capital intelectual, o que tem um melhor custo-benefício, pois o maior capital que a empresa possui é o conhecimento de seus colaboradores. Os colaboradores quando são ouvidos e podem dividir suas opiniões, se sentem valorizados e trabalham com paixão. Dessa forma o trabalho flui com maior eficiência, qualidade e dedicação.

Aplicação de Gestão de Conhecimento nas Empresas.

É possível identificar, atualmente, a aplicação não apenas intuitiva, mas consciente, de técnicas e procedimentos de gestão de conhecimento em organizações, processos e produtos. Alguns exemplos são: sistemas de computador para trabalho em grupo, gestão de competências, recuperação de textos e documentos, gestão empresarial integrada e consideração de ativos intangíveis nas áreas financeiras e de recursos humanos.

O debate de casos práticos de aplicação de gestão de conhecimento em empresas parece ser uma das maneiras mais efetivas de comparar iniciativas e avaliar resultados positivos e negativos. Entende-se que só tem sentido o registro de casos de aplicação de gestão de conhecimento para entidades que foram capazes de proporcionar estruturas (compostas por pessoas, sistemas e relações) capazes de garantir a existência de uma consciência empresarial para a gestão pró-ativa do conhecimento. Procurou-se identificar propostas que oferecessem sugestões para a avaliação de aspectos críticos, para a correção de rumos e para o estabelecimento de metas de aprimoramento contínuo. Exemplos de aplicação de GC nas empresas:

Aplicação de mapas de conhecimento na representação e gestão de estruturas não hierárquicas e auto-organizadas;

Identificação e registro de temas relevantes levando em conta o conceito de dimensões de conhecimento;

Especificação de ações e resultados que levem em conta bases e padrões segundo os quais o conhecimento é criado e transferido;

Estruturação de ambientes indutores à gestão de conhecimento para a construção de interpretações abrangentes de maior credibilidade;

Identificação de sintomas da má gestão do conhecimento;

Promoção de características da gestão pró-ativa do conhecimento;

Implementar critérios para avaliar e medir resultados obtidos.

Como favorecer a criação de conhecimento novo na empresa?

O novo conhecimento é bem diferente do que tínhamos na época industrial, por isso devemos conhecer a nova era das empresas no qual a mão de obra vem perdendo espaço no novo mundo da informação. Com isso devemos comparar as 20 maiores empresas de 2013 com as de 1950 e veremos que houve uma mudança radical. As empresas visam á produtividade no conhecimento já que é a maior preocupação dos gestores hoje em dia. Inicialmente, impendem salientar que o favorecimento do processo de conhecimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.9 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com